Vitória: Mumia Abu-Jamal, do panteras negras, não será mais executado

O ativista negro Mumia Abu-Jamal, ex-membro do grupo Panteras Negras, não será mais executado, informou nesta quarta-feira a Procuradoria da Filadélfia, no estado da Pensilvânia, após 30 anos de batalhas legais. Abu-Jamal foi condenado à pena de morte pelo assassinato do policial branco Daniel Faulkner em dezembro de 1981 e, após a decisão de hoje, cumprirá prisão perpétua, segundo as leis do estado da Pensilvânia.

Grupos de ativistas e defensores de direitos humanos haviam pedido a comutação da pena de morte de Abu-Jamal, já que o júri tinha sido condicionado durante o processo. O promotor encarregado do caso, Seth Williams, disse hoje que continuar pedindo a pena de morte para Abu-Jamal levaria o caso a uma “infinidades de anos de apelações”.

Em outubro, a Corte Suprema dos EUA rejeitou um recurso da Procuradoria contra a sentença de um tribunal de apelações de 2008 que pedia um novo julgamento sobre o caso, já que o júri que condenou o réu recebeu pressões e instruções. No entanto, a Justiça americana manteve sua condenação por homicídio, mas reconheceu que o júri esteve condicionado durante suas deliberações.

Mumia Abu-Jamal
Mumia Abu-Jamal

Judith Ritter, advogada de Abu-Jamal, comemorou a decisão, já que “não há dúvidas que a justiça foi feita quando se rejeita uma sentença de morte de um júri desinformado”. Abu-Jamal era taxista e locutor de rádio quando em 1981 se envolveu em uma troca de tiros com Faulkner em uma suposta disputa de tráfico.

Em suas quase três décadas na prisão, Abu-Jamal, alcançou a fama mundial devido aos ensaios que escreveu em sua cela contra a pena de morte e alimentou um movimento internacional por sua libertação.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

O rastafari

Introdução A expansão do Cristianismo Ortodoxo nas Américas ocorreu, principalmente...

Executiva da Fifa pede para CBF investir no futebol feminino

Por: Anderson Regio e Marcus Vinicius Pinto - Foto: Alexander Hassenstein/FIFA / Getty...

para lembrar

Os olhares de enfado das filhas de Obama tornaram-se assunto de Estado

"Queridas Sasha e Malia, percebo que estão ambas naqueles...

Obama emociona público ao cantar ‘Amazing Grace’ em funeral em Charleston

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama fez um...

Canadá registra caso de gripe suína resistente ao Tamiflu

Fonte: Folha de São Paulo - O Canadá...

Mary McLeod Bethune, a conselheira presidencial filha de escravos

Por: Elvira Palomo.   Washington, 14 fev (EFE).-...
spot_imgspot_img

Como um discurso de Harry Belafonte, morto aos 96, mudou minha vida

No verão de 2013, participei de um dia de palestras na Fundação Ford, em Manhattan. Intitulado "O Caminho pela Frente para os Direitos Civis:...

Minneapolis aprova projeto de reforma policial três anos após morte de George Floyd

A cidade americana de Minneapolis anunciou, nesta sexta-feira (31), que aprovou um projeto de reforma policial, quase três anos depois que George Floyd morreu asfixiado pela pressão...

O que aconteceu em Argel? Exilados, Panteras Negras e a CIA nos anos 1970

Apresento aqui algumas notas de uma pesquisa documental que desenvolvi na University of Texas at Austin, entre 2020 e 2021, quando fui bolsista do...
-+=