Vitória: Mumia Abu-Jamal, do panteras negras, não será mais executado

O ativista negro Mumia Abu-Jamal, ex-membro do grupo Panteras Negras, não será mais executado, informou nesta quarta-feira a Procuradoria da Filadélfia, no estado da Pensilvânia, após 30 anos de batalhas legais. Abu-Jamal foi condenado à pena de morte pelo assassinato do policial branco Daniel Faulkner em dezembro de 1981 e, após a decisão de hoje, cumprirá prisão perpétua, segundo as leis do estado da Pensilvânia.

Grupos de ativistas e defensores de direitos humanos haviam pedido a comutação da pena de morte de Abu-Jamal, já que o júri tinha sido condicionado durante o processo. O promotor encarregado do caso, Seth Williams, disse hoje que continuar pedindo a pena de morte para Abu-Jamal levaria o caso a uma “infinidades de anos de apelações”.

Em outubro, a Corte Suprema dos EUA rejeitou um recurso da Procuradoria contra a sentença de um tribunal de apelações de 2008 que pedia um novo julgamento sobre o caso, já que o júri que condenou o réu recebeu pressões e instruções. No entanto, a Justiça americana manteve sua condenação por homicídio, mas reconheceu que o júri esteve condicionado durante suas deliberações.

Mumia Abu-Jamal
Mumia Abu-Jamal

Judith Ritter, advogada de Abu-Jamal, comemorou a decisão, já que “não há dúvidas que a justiça foi feita quando se rejeita uma sentença de morte de um júri desinformado”. Abu-Jamal era taxista e locutor de rádio quando em 1981 se envolveu em uma troca de tiros com Faulkner em uma suposta disputa de tráfico.

Em suas quase três décadas na prisão, Abu-Jamal, alcançou a fama mundial devido aos ensaios que escreveu em sua cela contra a pena de morte e alimentou um movimento internacional por sua libertação.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Jesus Chucho Garcia: HAITÍ …..el costo de la dignidad histórica

Occidente históricamente no perdona que ese pueblo de esclavizados...

Jovens criam loja virtual com produtos do continente africano

Por dentro Da África Rio – Ele vive no Brasil...

Primeira negra a ganhar ouro olímpico, Alice Coachman morre aos 90 anos

Americana conquistou medalha no salto em altura nas Olimpíadas...

para lembrar

Jay Z comenta questões raciais nos EUA: “Preconceito é ensinado em casa”

Para o músico, o “hip-hop fez mais pelas relações...

Como a presidência me tornou um pai melhor

Quando você é presidente dos Estados Unidos, vive cercado...

Vancouver 2010: Beleza pura, esquiador-cartola quer mais etíopes nos Jogos

Simpático e de estilo solto, o etíope Robel Zemichael...

Em movimento migratório inverso, negros trocam Nova York pelo sul dos EUA

Crise econômica impulsiona marcante mudança demográfica, em que negros...
spot_imgspot_img

Angela Davis completa 80 anos como ícone marxista e antirracista

A obra de Angela Davis, 80, uma das mais importantes intelectuais do campo do pensamento crítico, se populariza a passos largos no Brasil, país...

‘Fui um menino negro criado por avós supremacistas brancos que me ensinaram a saudação nazista’

Shane McCrae é um consagrado poeta norte-americano. Ele foi premiado diversas vezes, publicou uma dezena de livros e é professor de redação criativa da...

Como um discurso de Harry Belafonte, morto aos 96, mudou minha vida

No verão de 2013, participei de um dia de palestras na Fundação Ford, em Manhattan. Intitulado "O Caminho pela Frente para os Direitos Civis:...
-+=