Vitória: Mumia Abu-Jamal, do panteras negras, não será mais executado

O ativista negro Mumia Abu-Jamal, ex-membro do grupo Panteras Negras, não será mais executado, informou nesta quarta-feira a Procuradoria da Filadélfia, no estado da Pensilvânia, após 30 anos de batalhas legais. Abu-Jamal foi condenado à pena de morte pelo assassinato do policial branco Daniel Faulkner em dezembro de 1981 e, após a decisão de hoje, cumprirá prisão perpétua, segundo as leis do estado da Pensilvânia.

Grupos de ativistas e defensores de direitos humanos haviam pedido a comutação da pena de morte de Abu-Jamal, já que o júri tinha sido condicionado durante o processo. O promotor encarregado do caso, Seth Williams, disse hoje que continuar pedindo a pena de morte para Abu-Jamal levaria o caso a uma “infinidades de anos de apelações”.

Em outubro, a Corte Suprema dos EUA rejeitou um recurso da Procuradoria contra a sentença de um tribunal de apelações de 2008 que pedia um novo julgamento sobre o caso, já que o júri que condenou o réu recebeu pressões e instruções. No entanto, a Justiça americana manteve sua condenação por homicídio, mas reconheceu que o júri esteve condicionado durante suas deliberações.

Mumia Abu-Jamal
Mumia Abu-Jamal

Judith Ritter, advogada de Abu-Jamal, comemorou a decisão, já que “não há dúvidas que a justiça foi feita quando se rejeita uma sentença de morte de um júri desinformado”. Abu-Jamal era taxista e locutor de rádio quando em 1981 se envolveu em uma troca de tiros com Faulkner em uma suposta disputa de tráfico.

Em suas quase três décadas na prisão, Abu-Jamal, alcançou a fama mundial devido aos ensaios que escreveu em sua cela contra a pena de morte e alimentou um movimento internacional por sua libertação.

 

 

Fonte: Terra

+ sobre o tema

Mandela ‘está consciente’, diz porta-voz da África do Sul

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela, 94...

Niles Fitch vai interpretar o primeiro príncipe negro em live action da Disney

A Disney terá o seu primeiro príncipe negro em...

A leveza e o soul de Liniker chegaram ao programa ‘Tiny Desk’, nos EUA

Cantora e sua banda, os Caramelows, foram destaque na...

Cedeca Ceará oferece nova turma de formação em Direitos Humanos

Fonte: Direitos Humanos -         Adital - Dia 20 de julho,...

para lembrar

Zezé Motta prestigia Encontro Etnicidades Brasil, em Alagoas

A militante negra, atriz, cantora e Superintendente de Políticas...

Lázaro Ramos não renova contrato e deixa Globo após 18 anos

Em comum acordo, Lázaro Ramos e a TV Globo...

Festival Back2Black traz Prince ao Brasil após 20 anos

O cantor Prince foi anunciado nesta segunda-feira (11) como...

Leituras de um brasileiro: ‘As cores da literatura’

Em um país como o Brasil, em que predominam...
spot_imgspot_img

Prêmio amplifica ações de educação e cultura negra nas periferias de SP; inscrições vão até 27 de setembro

Estão abertas até 27 de setembro as inscrições para o prêmio Afro de Nagô: Potências da Quebrada. Com foco em ações que promovem a cultura...

Erikah Badu fará show no Brasil em novembro

A cantora norte-americana Erykah Badu, uma das principais vozes do neo soul, está de volta ao Brasil. A artista confirmou um show exclusivo em São...

The Wailers anunciam shows no Brasil em comemoração aos 40 anos do ‘Legend’

The Wailers comemora dois marcos significativos neste ano: o aniversário de 40 anos do álbum Legend, com Bob Marley, e o lançamento da cinebiografia Bob Marley: One Love. Sob...
-+=