Viva Maria: Prêmio destaca iniciativas pela igualdade de gênero

Viva Maria hoje saúda todas as pessoas que foram agraciadas na 10ª Edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero que se baseia em concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos.

Por Mara Régia Do Radio Agencia Nacional

Esse prêmio é uma iniciativa do Programa Mulher e Ciência da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República em parceria com a ONU mulheres e o CNPq Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na última terça-feira quem esteve na cerimônia de premiação em Brasília por certo se sentiu provocado pela qualidade dos trabalhos científicos apresentados por estudantes de doutorado, mestrado, graduação e ensino médio. Os títulos dos artigos são prova disso.

estudante Maria Beatriz Pinto , por exemplo do Colégio Stella Matutina de Minas Gerais, Santos Dumont, escreveu uma Carta a Pagu, onde agradece todos os feitos extraordinários dessa rebelde do século XX que foi jornalista, tradutora, militante revolucionária, escritora , diretora de teatro e desenhista. Rita Lee que o diga, com sua homenagem sonora à Pagu!

Do Acre, Tarauacá, terra do maior abacaxi que há, Saria Soares de Souza, da Escola Estadual Doutor Djalma da Cunha Batista, escreveu sobre sua condição Mulher: “Sou mulher, sou negra, moro na Amazônia e defendo a equidade.”

Do Rio Grande do Sul, Beatriz Conceição da Costa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia denunciou em sua redação “ Os crimes contra as mulheres que afetam a todos”.

Do Sul ao Norte , Inailde Correa de Almeida da Universidade Federal do Pará teve seu artigo premiado no artigo: ‘Os rios amazônicos não são masculinos: a atuação feminina na pesca varzina á luz da teoria da Eficiência Reprodutiva.”
Mas coube a Nayara de Lima Monteiro da Universidade Estadual da Paraíba escrever um instigante artigo sobre “ A construção da Transversalidade da Perspectiva de Gênero no Mercosul: alcances e limitações a partir das relações de poder.”

Nayara foi escolhida para fazer um discurso em nome de todas as pessoas agraciadas no 10º Prêmio da Igualdade de Gênero. E eu quis saber se essa tarefa foi mais difícil do que a pesquisa que ela teve que fazer para escrever o artigo premiado.
Vamos ouví-la!

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.

+ sobre o tema

Boston elege 1ª mulher prefeita após 200 anos governada por homens brancos

leita prefeita de Boston com bandeiras progressistas, Michelle Wu...

Paternidade ativa: ilustrações registram amor entre um pai e sua filha

Paternidade ativa: ilustrações registram amor entre um pai e...

Colômbia descriminaliza aborto até a 24ª semana de gestação

A Corte Constitucional da Colômbia decidiu, nesta segunda-feira (21),...

Notas sobre turismo sexual

Fonte: O Povo Online - As imagens e depoimentos...

para lembrar

Estudos de gênero, trajetórias de mulheres e história das ciências no Brasil

Apresentação do trabalho de pesquisa da Dra. Mariana M....

A polêmica do novo comercial de O Boticário: Machista ou empoderador?

O Boticário acertou em cheio quando, no ano passado,...

18 textos essenciais para estudos e pesquisas sobre gênero e sexualidade

Angie C. Bautista Silva, Caio Castro, Cássio Oliveira, Cícera Amorim, Katarina Vieira, Maria Eduarda...
spot_imgspot_img

Comissão da Mulher na Câmara Municipal de SP é formada apenas por homens

A comissão responsável por discutir políticas públicas para as mulheres na Câmara Municipal de São Paulo é formada unicamente por homens. A Comissão de...

Empoderamento econômico das mulheres negras é tema de Geledés na ONU

Participam do evento de Geledés a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, a diplomata do Itamaraty, Rafaela Fontes,...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=