Viva Maria: Prêmio destaca iniciativas pela igualdade de gênero

Viva Maria hoje saúda todas as pessoas que foram agraciadas na 10ª Edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero que se baseia em concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos.

Por Mara Régia Do Radio Agencia Nacional

Esse prêmio é uma iniciativa do Programa Mulher e Ciência da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República em parceria com a ONU mulheres e o CNPq Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na última terça-feira quem esteve na cerimônia de premiação em Brasília por certo se sentiu provocado pela qualidade dos trabalhos científicos apresentados por estudantes de doutorado, mestrado, graduação e ensino médio. Os títulos dos artigos são prova disso.

estudante Maria Beatriz Pinto , por exemplo do Colégio Stella Matutina de Minas Gerais, Santos Dumont, escreveu uma Carta a Pagu, onde agradece todos os feitos extraordinários dessa rebelde do século XX que foi jornalista, tradutora, militante revolucionária, escritora , diretora de teatro e desenhista. Rita Lee que o diga, com sua homenagem sonora à Pagu!

Do Acre, Tarauacá, terra do maior abacaxi que há, Saria Soares de Souza, da Escola Estadual Doutor Djalma da Cunha Batista, escreveu sobre sua condição Mulher: “Sou mulher, sou negra, moro na Amazônia e defendo a equidade.”

Do Rio Grande do Sul, Beatriz Conceição da Costa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia denunciou em sua redação “ Os crimes contra as mulheres que afetam a todos”.

Do Sul ao Norte , Inailde Correa de Almeida da Universidade Federal do Pará teve seu artigo premiado no artigo: ‘Os rios amazônicos não são masculinos: a atuação feminina na pesca varzina á luz da teoria da Eficiência Reprodutiva.”
Mas coube a Nayara de Lima Monteiro da Universidade Estadual da Paraíba escrever um instigante artigo sobre “ A construção da Transversalidade da Perspectiva de Gênero no Mercosul: alcances e limitações a partir das relações de poder.”

Nayara foi escolhida para fazer um discurso em nome de todas as pessoas agraciadas no 10º Prêmio da Igualdade de Gênero. E eu quis saber se essa tarefa foi mais difícil do que a pesquisa que ela teve que fazer para escrever o artigo premiado.
Vamos ouví-la!

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira.

+ sobre o tema

Romances que viraram caso de polícia

No mês das juras de amor eterno, J.P reuniu...

Maternidade: tudo bem ser o que você quiser

Estava assistindo Grey`s Anatomy e me veio a cabeça falar de...

O feminismo político do século XX

Este artigo integra revista semestral Margem Esquerda – ensaios marxistas,...

para lembrar

Câncer de Mama: Pesquisa mostra preconceito dos homens

Dos 400 homens ouvidos pela pesquisa do Data Popular,...

FemiTaxi: App de Táxi exclusivo para mulheres

Chega à capital paulista o aplicativo que presta serviço de...
spot_imgspot_img

O que está em jogo com projeto que torna homicídio aborto após 22 semanas de gestação

Um projeto de lei assinado por 32 deputados pretende equiparar qualquer aborto realizado no Brasil após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio. A regra valeria inclusive para os...

Justiça brasileira não contabiliza casos de homotransfobia, cinco anos após criminalização

O STF (Supremo Tribunal Federal) criminalizou a homotransfobia há cinco anos, enquadrando o delito na lei do racismo —com pena de 2 a 5 anos de reclusão— até que...

Maria da Conceição Tavares: quem foi a economista e professora que morreu aos 94 anos

Uma das mais importantes economistas do Brasil, Maria da Conceição Tavares morreu aos 94 anos, neste sábado (8), em Nova Friburgo, na região serrana do Rio...
-+=