Vozes pelos direitos humanos: Femi Kuti

Músico mundialmente famoso,  Fela Kuti (1938-1997) foi preso por usar a música para criticar o governo militar da Nigéria nas décadas de 1970 e 1980.  No dia 15 de outubro, data de seu nascimento, celebra-se o Fela Day, dia de homenagens ao criador do afrobeat.

Do anistia

Desde 1976 ele foi detido pelo menos cinco vezes. Em 1977, sua casa foi incendiada e membros de sua família ficaram gravemente feridos quando centenas de soldados o prenderam. Em setembro de 1984, Fela foi preso novamente, desta vez sob a alegação de ter tentado exportar ilegalmente moeda estrangeira. Ele foi condenado a cinco anos de prisão em novembro de 1984.

A Anistia Internacional começou a fazer campanha pela libertação de Fela, considerando que seu julgamento foi injusto e que ele foi preso apenas por seu ativismo político. Cartas de apoio para a campanha começaram a chegar em 1985.

Após meses de pressão de nossos ativistas e simpatizantes do músico, ele foi libertado da prisão em 24 de abril de 1986. Dois meses depois, ele foi um dos destaque no nosso show “Conspiracy of Hope” – turnê pelos EUA com U2, Sting, Peter Gabriel, Lou Reed e Joan Baez.

Em 2010, o show Fela! estreou em Londres, trazendo a história e música de Fela Kuti para uma nova geração. Seu filho, Femi, enviou a seguinte mensagem para o público do show:

“Meu pai, Fela Kuti, foi libertado da prisão em 1986, depois que a Anistia Internacional passou a considerá-lo um prisioneiro de consciência. Eu sou uma das milhares de pessoas cuja vida tem sido diretamente afetada pelo trabalho da Anistia Internacional.”

+ sobre o tema

Você sabe o que é Justiça Ambiental?

O questionamento será respondido durante o I Simpósio Internacional sobre...

MPF recomenda que Big Brother Brasil respeite direitos humanos (UI)

(Última Instância) O MPF (Ministério Público Federal) enviou à...

Negros ainda têm dificuldade para crescer profissionalmente no Brasil

Os negros ainda sofrem discriminação para conseguir cargos...

para lembrar

Cimi aponta crescimento violência contra indigenas de 237% em relação à 2012

Em todo o Brasil, foram registradas 60 homicídios contra...

Conheça sete problemas de saúde que dificultam a gravidez

Por: Maria Laura Albuquerque Antes de um casal tentar engravidar, é...

Produtos indígenas passam a ter selo de identificação de origem

O Selo Indígenas do Brasil para identificação de origem...

Por que população brasileira fica mais feminina e idosa — e como isso molda futuro do país

Predominantemente masculina e jovem até os anos 1940, a...
spot_imgspot_img

“É o momento de se discutir Justiça Reparatória”

Como organização da sociedade civil, Geledés - Instituto da Mulher Negra participa nesta semana, entre os dias 13 e 17 de janeiro, da 23ª...

Governo pagará R$ 60 mil para pessoas com deficiência causada pelo zika vírus

O governo federal instituiu apoio financeiro à pessoa com deficiência decorrente de síndrome congênita associada à infecção pelo vírus zika. Em medida provisória publicada nesta quinta-feira...

Denúncias de violações aos direitos humanos aumentam 22% em um ano

Em 2024, o Disque 100 recebeu mais de 657,2 mil denúncias de violações aos direitos humanos. O número é 22,6% superior ao registrado em...
-+=