Wyza – um cantor e composito Angolano

 

Wyza nasceu no Uíge, um cantor e compositor que está a apresentar ao mundo e Angola um ritmo que é praticamente desconhecido em seu próprio país.

Em 1984 como muitos de seus compatriotas, Wyza de 25 Anos, fugiu da guerra em sua província natal e veio para Luanda com sua mãe carregando uma pequena bagagem de mão com seus pertences pessoais. Mesmo assim, eles também levavam um outro tipo de bagagem nos seus corações e nas suas mentes, muito maior e muito mais valiosa: trouxeram com eles um sentimento de amor e saudade da terra que deixaram para trás, assim como a memória da música e costumes religiosos de seu povo.

O Jovem João Sildes Bunga, como era conhecido, herdou a sua paixão pela música de sua mãe, Elisa Bunga, que fez e tocou o kissange, um instrumento tradicional angolano. Em Luanda, Wyza trabalhou como varredor e sozinho nas ruas ele aprendeu a tocar violão que ganhou de um bondoso homem que o ouviu a cantar. Em casa ele cantava e escrevia músicas com a Dona Elisa, sua mãe e sócia que o encorajou os seus esforços.

Wyza ainda trabalhou arduamente, mas, apesar da rotina diária de ganhar a vida, por muitos anos, Joao Sildes pegava no seu violão assim que chegava em casa e escrevia e ensaiava as suas músicas – sempre a cantar em Kikongo.

Algum tempo depois, Wyza escreveu Mpasi, uma canção cujo título em Kikongo significa “sofrimento”, o que spontaneamente capturou as ondas das rádios de Luanda. João Sildes Bunga, tornou-se WYZA quando conheceu o músico e produtor Joao Alexandre que o convidou a gravar o disco intitulado Kintsoma. Mas o álbum não
correu de maneira como se esperava. Mas mesmo assim, Paulo Flores reconheceu o grande talento de Wiza e o convidou para abrir um dos seus shows. Desde então, Wyza tem desempenhado um papel ativo em seus projetos musicais.

Wyza começou a trabalhar na Maianga Produções e foi isso que permitiu-lhe ganhar o seu primeiro conhecimento técnico da estrutura e funcionamento de um estúdio de gravação. Os diretores da Maianga produções deram ao Wyza um novo violão e pagaram um curso onde ele aprendeu a trabalhar com sistemas de protocolo e tornou-se um técnico de estúdio. O investimento valeu a pena e assim começou a ajudar os produtores de renome a “caçar” novos discos e teve a sua primeira chance em um estúdio para participar numa música importante do CD de Paulo Flores Xé Povo. O resultado do seu trabalho e reconhecimento do seu talento despertou o interesse da gravadora e levou a decisão para produzir os seus discos a solo, África Yaya e Bakongo.

Fonte: Luanda Jazz Festival

+ sobre o tema

Um em cada três adultos no mundo têm pressão alta, indica OMS

No Brasil, 39,4% dos homens com mais de 25...

Pernambuco lembra o Dia Mundial da Doença Falciforme

  O Dia Mundial da Doença Falciforme, comemorado hoje está...

Sonia Leite – Parte uma grande Guerreira !

Sentirei sua falta minha querida Sônia Leite.Voce sempre será...

para lembrar

Luis Vagner, o guitarreiro que foi do twist ao samba-rock para animar o terreiro brasileiro

♪ OBITUÁRIO – “Luis Wagner guitarreiro / Liga essa...

Elza Soares: Versão póstuma de ‘Meu Guri’ chega às plataformas digitais

Nova versão de "Meu Guri," performada por Elza Soares, chegou às...

Rapper Coolio, conhecido pelo hit “Gangsta’s Paradise”, morre aos 59 anos

O rapper Coolio, que iluminou as paradas musicais com sucessos...
spot_imgspot_img

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...
-+=