15 livros para presentear meninas

Com as festas de fim de ano chegando, tenho visto muitas pessoas procurando livros para presentear meninas que fogem dos contos de fadas e estereótipos de princesas, fadas, Barbie e afins. Como mãe de uma menina de dez anos e tia de uma de dezesseis, e sendo eu mesma uma leitora desde pequena, resolvi listar aqui alguns dos bons livros que tive a oportunidade de ler e que ora apresentam temas importantes como diversidade, diferenças individuais e adequação, ora trazem histórias divertidas com meninas como protagonistas, sejam elas grandes gênias ou apenas garotas comuns, como a maioria de nós, vivendo grandes aventuras.

por  no BrasilPost

Note que esta seleção não se trata de uma lista de livros para meninas – são títulos universais, em que a maioria se preocupa com a representatividade feminina na ficção infantil.

Qual livro você indicaria para completar a lista?

3 a 5 anos
livro para meninas02
Tudo bem ser diferente, Todd Parr (Panda Books)
Depois do grande sucesso nos Estados Unidos, a Panda Books traz Todd Parr para divertir e ensinar as crianças do Brasil. Autor de livros infantis de sucesso e criador do desenho animado “Todd World”, do canal Discovery Kids, Todd ensina as crianças a cultivar a paz e os bons sentimentos com frases curtas, diretas e envolventes, e ilustrações coloridas que aproximam e chamam a atenção de meninos e meninas (e dos adultos também).

“Tudo Bem Ser Diferente” trabalha com as diferenças de cada um de maneira divertida, simples e completa, abordando assuntos que deixam os adultos de cabelo em pé, como adoção, separação de pais, deficiências físicas e preconceitos raciais, entre outros.

livro para meninas11
Flicts, Ziraldo (Melhoramentos)
Flicts conta a história de uma cor “diferente”, que não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum, e que ninguém, a princípio, reconhece seu merecido valor. Ao longo do livro, Flicts vai se conformando que “não tinha a força do Vermelho, não tinha a imensidão do Amarelo, nem a paz que tem o Azul”.

Contudo, Ziraldo presenteia o leitor com uma fantástica mensagem de caráter e respeito, dando a entender que todas as pessoas, por mais diferentes que sejam, possuem seu lugar no mundo. E Flicts também encontra seu lugar: na Lua. Editado em 1969, mesmo ano em que o homem chegou à Lua, “Flicts” é uma daquelas obras que resiste ao tempo, tal como a viagem de Neil Armstrong.

5 a 7 anos
livro para meninas05
O Cabelo da Lelê, Valéria Belém (Ibep) 
Lelê não gosta do que vê – de onde vem tantos cachinhos? Ela vive a se perguntar. E essa resposta ela encontra num livro, em que descobre sua história e a beleza da herança africana.

livro para meninas08
Ceci tem pipi?, Thierry Lenain (Companhia das Letinhas)
No começo, era tudo muito simples para Max: havia o pessoal Com-pipi e o pessoal Sem-pipi. Um belo dia na escola, porém, uma garotinha chamada Ceci vai para a turma de Max. Como ela é uma Sem-pipi, Max não dá muita bola para Ceci. Mas aos poucos a menina vai deixando Max intrigado: Ceci desenha um mamute, joga bola e tem uma bicicleta de garoto.

Ceci tem pipi? é uma historinha divertida sobre a descoberta das diferenças e das semelhanças entre meninos e meninas, com ilustrações coloridas e bem-humoradas.

Vale a pena conhecer os outros títulos da série da Ceci, publicados no Brasil: Os Beijinhos da Ceci; Ceci e o vestido de Max; Ceci quer um bebê.

olivia_nao_quer_ser_princesa_CAPA.pdf
Olívia não quer ser princesa, Ian Falconer (Globinho)
Ser princesa é a fantasia de todas as meninas. Todas? Não é bem assim. Que o diga a porquinha Olivia! Inquieta como sempre, e desta vez mais inconformada do que nunca, ela enfrenta uma crise de identidade infantil. Todas as suas amigas só querem saber de ser princesa, com vestido cor-de-rosa e varinha de condão. Olivia se pergunta: por que é que todo mundo tem de pensar do mesmo jeito, vestir as mesmas roupas, sonhar os mesmos sonhos? Ela queria ser diferente. Mas o que Olivia quer ser?

Na nova aventura da série criada por Ian Falconer – Olivia não quer ser princesa, título recém-lançado pela Globinho -, a contestadora porquinha descobre que a vida é cheia de alternativas. E, usando toda sua criatividade e rebeldia, perturba os pais falando sobre as possibilidades de escolha que mais combinam com seu jeito todo próprio de ser. O que, afinal, Olivia gostaria de ser? O “papo cabeça” de Olivia com os pais em meio à rotina da família é entremeado de cenas fantasiadas pela garotinha – tudo capturado pelo traço minimalista do autor na forma de ilustrações divertidíssimas.

livro para meninas14
Menina bonita do laço de fita, Ana Maria Machado (Ática)
Era uma menina linda. A pele era escura e lustrosa, que nem pêlo da pantera quando pula na chuva. Do lado da casa dela morava um coelho que achava a menina a pessoa mais linda que ele já vira na vida. Queria ter uma filha linda e pretinha como ela.

7 a 9 anos
livro para meninas06
Até as princesas soltam pum, Ilan Brenman (Brinque-Book)
Laura é uma garotinha e, como toda criança, é bem curiosa. E uma das questões que mais a intrigam, assim como a seus colegas de escola, é saber se as lindas princesas de contos de fadas soltam ou não pum.

Ela recorre ao pai para esclarecer esta dúvida tão perturbadora, que, por sua vez, recorre ao antigo “livro secreto das princesas”. Com ele, vem a confirmação: sim, Cinderela, Branca de Neve e até a Pequena Sereia sempre soltaram pum!

livro para meninas07
Por que só as princesas se dão bem?, Thalita Rebouças (Rocco)
O que Bia não esperava é que, antes de pegar no sono, ela fosse levada para dentro do livro que estavam lendo. E de uma hora para outra, se tornasse uma princesa de verdade! Mas é justamente aí que a tão sonhada vida de princesa começa a se tornar um verdadeiro pesadelo. Regras, regras e mais regras. Do cabelo aos sapatos, Bia descobre que não pode escolher o que usar, comer ou fazer. Escola, amigos, brincadeiras? Nada disso, princesas estudam em casa e cumprem uma exaustiva agenda de eventos (chatos). E o pior de tudo: nada de perguntas. “Princesas não fazem mil perguntas. Princesas cumprem seu papel e olhe lá”, diz Fedegunda, a assistente número 3 da princesa Bia.

Repleto de situações inusitadas, tiradas e diálogos engraçados, não é preciso dizer que o dia de princesa de Bia foi um completo desastre.

livro para meninas01
Ana Levada da Breca, Maria de Lourdes Ramos Krieger (Moderna)
Seja você mesmo, é a mensagem que traz a história de Ana. Ser do jeito que todos querem que você seja pode não dar resultados felizes, e, no fundo, ninguém vai ficar contente. Essas verdades são vividas e sentidas por uma criança que, com seu modo único de ver a vida, ensina que tudo é relativo, brigar pode ser sinônimo de amar e a aparente perfeição pode esconder sentimentos muito tristes.

livro para meninas03
A Cinderela Mudou de Ideia, Myriam Sierra, Nunila López (Planeta)
“A Cinderela Mudou de Ideia” desconstrói o mito de que, para ser feliz, uma mulher precisa esperar por um príncipe que a salve. A obra apresenta uma personagem que se vê sufocada dentro de um sonho que ela não planejou, mas ao qual se submeteu por acreditar que seria o melhor para sua vida.

Então, surge o dia em que ela conhece a fada do Chega!, e descobre que uma mulher pode – e quer – muito mais. Ela, então, decide descalçar os sapatinhos de cristal, descer do salto alto e partir em uma agradável viagem na qual descobrirá um mundo muito maior que a faz sentir completa pela primeira vez em sua vida.

livro para meninas04
Quase de verdade, Clarice Lispector (Rocco)
Lançado postumamente, em 1978, Quase de verdade é o terceiro título infantil de Clarice Lispector a ganhar nova edição, em capa dura, pela Rocco. Narrado, ou melhor, “latido” por Ulisses – uma homenagem da escritora ao seu cachorro vira-lata – o livro, que traz belas ilustrações de Carla Irusta, apresenta a história de uma figueira invejosa que traça um plano para obrigar as galinhas a colocarem ovos continuamente. Com toques de metalinguagem e um forte conteúdo político, abordado de forma lúdica e bem humorada, o livro provoca os pequenos com “uma história que até parece de mentira e até parece de verdade”.

9 a 11 anos
livro para meninas10
Eugênia e os robôs, Janaina Tokitaka (Rocco)

Eugênia é uma menina de 11 anos apaixonada por mecânica e elétrica e capaz de consertar qualquer aparelho eletrônico. Seu quarto, repleto de fios e outras traquitanas, parece mais um cenário de filme de ficção científica do que o mundinho cor-de-rosa de uma pré-adolescente! Cansada de tentar entender os seres humanos, que ela considera muito complicados, mas sentindo-se sozinha, Eugênia decide criar seus próprios amigos – companheiros, leais e… devidamente programados por ela. Mas será que esses seres previsíveis conseguirão substituir os amigos de carne e osso de quem Eugênia tanto sente falta, com suas atitudes e pensamentos por vezes indecifráveis?

Janaina Tokitaka e o acolhimento às diferenças em Eugênia e Os Robôs

livro para meninas09

Frei Betto escreve para crianças sobre a finitude da vida em “Começo, Meio e Fim”
Começo, meio e fim, Frei Betto (Rocco)
Começo, meio e fim é o relato envolvente da descoberta da morte por uma menina tão meiga e doce que costuma associar todos os membros de sua família às guloseimas que gosta de devorar. É a descoberta de que a vida também tem seu lado amargo, quando perdemos aqueles que amamos sem entender muito bem a própria razão da existência da morte. Aprendizado suavizado pela amorosa lição de vida dada por seu avô. Falar da morte para crianças é um desafio que pouquíssimos escritores ousaram enfrentar. É preciso o talento, a sensibilidade e, sobretudo, a fé inquebrantável no ser humano de um Frei Betto para vencer um desafio desse porte.

 

livro para meninas16
Píppi nos mares do sul, Astrid Lindgren (Companhia das Letrinhas)
Píppi Meialonga, a menina de tranças ruivas espetadas e rosto sardento, é a pessoa mais famosa de sua pequena cidade, a tal ponto que sua casa, chamada Vila Vilekula, apesar de estar caindo aos pedaços, transformou-se em ponto turístico, ao lado do Museu de Arte Popular e do Túmulo Viking.

A fama de Píppi vem de sua força extraordinária – ela carrega até seu cavalo nos ombros – e de seu desdém pelo mundo dos adultos. Ela é uma menina “impossível”, sempre com uma resposta na ponta da língua e uma inabalável confiança em si mesma. Acompanhada pelos amigos Tom e Aninha – as crianças “normais” que a adoram – Píppi embarca numa aventura rumo ao paraíso tropical do sul do Pacífico.

 

livro para meninas15
O Menino de Vestido, David Walliams (Intrínseca)
A vida de Dennis não é nenhum mar de rosas: ele foi abandonado pela mãe, não se entende com o irmão, o pai está deprimido e, para piorar, há uma regra em casa que proíbe abraços. Só duas coisas o fazem feliz: jogar futebol e olhar vestidos bonitos. Ele é o atacante do time do colégio e adora a revista Vogue. Durante uma detenção, Dennis conhece Lisa, a menina mais bonita da escola e que também se interessa por moda. Os dois se tornam amigos e passam a se encontrar na casa dela. Até que um dia ela o convence a pôr um vestido e ir à aula fingindo ser uma aluna de intercâmbio. É nesse momento que a vida chata e comum de Dennis se transforma em algo extraordinário.

 

 

Leia também:

+ sobre o tema

Negras e negros estão mais próximos do feminismo do que brancos no Brasil, aponta pesquisa

Datafolha também mostra que quase metade dos homens evangélicos...

Beyoncé usa sampler de discurso feminista de Ronda Rousey em show nos EUA (VÍDEO)

Beyoncé, que comemorou seu 34º aniversário na última sexta-feira,...

Aulas sobre “masculinidade” diminuem índices de violência contra a mulher

Para pesquisadores, meninos devem ser ensinados sobre os aspectos...

para lembrar

Menina de oito anos morre no Iêmen em lua de mel com marido de 40

Uma criança de oito anos morreu no último...

Abortar não faz de você uma pessoa ruim, diz Emily Letts

A norte-americana de 25 anos postou na internet um...

O boato sobre a legalização do aborto no Brasil

Informações falsas sobre a legalização do aborto no Brasil...
spot_imgspot_img

USP libera mais de 900 livros para baixar de graça e online

A Universidade de São Paulo (USP) está disponibilizando uma vasta seleção de livros em diversas áreas de estudo, todos acessíveis no site e o melhor: de graça. Esses...

Quem tem medo de literatura negra brasileira?

Palavrões, palavras de baixo calão e descrição de cenas sexuais. Qual adolescente brasileiro já teve contato com esse tipo de coisa? (Contém ironia) Pois bem,...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...
-+=