II Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador – “Eu Tô na Rua é pra Lutar Pelo Direito do Cabelo Encrespar”

Dia 13 de Novembro acontecerá a II Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador, com concentração no Campo Grande ao meio dia, saída às 14 em direção à praça Castro Alves. Este movimento levou mais de 4 mil pessoas às ruas no centro da cidade no dia 7 de novembro de 2015 e pretende, em mais um ato político antirracista, reunir outros milhares de negros, negras, crianças jovens, adultos e idosos para afirmar que cabelo é nossa luta, resistência e história.

Enviado para o Portal Geledés por Naira Gomes

A Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador é movimento que se concentra na desconstrução negat iva do fenótipo negro através da afirmação da estética negra. Acredita que a afirmação da estética negra é um passo importante para a construção da identidade de cada indivíduo negro e na superação do racismo.

cabelo2

Segundo a comissão organizadora "Estimular cada pessoa negra ao reconhecimento positivo de si, de sua estética e sua ancestralidade é fazer ruir uma forte coluna do racista de nossa sociedade, pois a estrutura que estipulou o padrão branco de beleza é a mesma estrutura que legou à população negra a feiura, o estigma da vadiagem e bandidagem, a marginalização e a subalternização; tornou o corpo branco sagrado e o corpo negro alvo de toda forma de violência. Essa estrutura legitima, das mais diversas formas, a morte física e a morte simbólica do povo preto.”

Neste sentido, a Marcha atua o no inteiro em diversas escolas, bairros, universidade e grupos de mulheres discutindo e instrumentalizando os modos de subjetivação e formação da identidade dos sujeitos marcados pela diferença pra fins de tomar o olhar do diferente que antes os inferiorizava e fazer disso uma mola que possa resistir e subverter.

A comisso convoca:

“Entendemos que não estamos sozinhas, nossa luta se soma às demais lutas pela promoção do protagonismo, do empoderamento e do respeito à vida do povo negro. Por isso, convidamos todas e todos parta seguirmos em marcha por nossa ancestralidade e pela vida de mulheres negras e homens negros!

Comissão da Marcha do Empoderamento Crespo de Salvador

 

Imagens enviadas para o Portal Geledés


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Por que mulheres estrangeiras se indignaram TANTO com vídeo da Globeleza?

Para os brasileiros, já é comum ver na televisão...

Como a paternidade mudou a vida deles

Homens dividem o que aprenderam com a chegada dos...

A ociosidade dos equipamentos públicos da rede básica de saúde

A garantia do exercício do direito constitucional à saúde...

para lembrar

Jardim Marielle Franco é inaugurado em Paris

Acontece nesse sábado (21) a cerimônia de inauguração de...

Estuprador preso na Bélgica consegue ‘permissão para morrer’

Incapaz de controlar seus impulsos sexuais violentos, ele nunca...

Haddad promete recriar Ministério das Mulheres e promover cota de gênero na política

Plano de governo inclui propostas de Manuela D’Ávila, como...

Menina de dez anos morre na Somália após mutilação genital

Morreu devido a uma hemorragia. A Somália tem uma...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=