Parem de personificar o racismo

Taís Araújo foi vítima de ataques racistas em sua página no facebook. Se isso me choca? Não mais, acho quase impossível ser negro e viver num país como o Brasil, que é altamente RACISTA, e não ser alvo desses ataques. Obvio que não desejo isso para ninguém, nem naturalizo esse fato. Apenas me irrita a forma imatura como as pessoas em geral tratam essas situações quando elas acometem figuras públicas. Novamente temos um caso de racismo sendo rebatido com hashtag #SomosTodos(coloque um nome aqui).

 Por Stéphanie Ribeiro, do Imprensa Feminista

Queria muito saber quando as pessoas em geral vão parar de PERSONIFICAR racismo.

Vejo isso em vários movimentos: a necessidade do apoio pautada na desinformação, somada com a personificação, acabam só agravando a situação.  Não estou dizendo que, nesse caso, Taís não mereça apoio. Estou dizendo que racismo é uma questão estrutural de uma sociedade que não debate esse assunto, e que prefere tornar isso algo pessoal. Se é pessoal, não é um problema coletivo, se não é coletivo nem todo negro sofre racismo, ou não estamos vivendo num contexto onde o racismo afeta a sociedade como um todo.

Ou seja, se é pessoal, podemos continuar vivendo o mito da democracia racial brasileira.

É lamentável quando casos de racismo como esse ganham a mídia, porém o debate sobre o assunto não é feito como deveria, inclusive garantindo o protagonismo negro. Perdemos a chance de falar o que é racismo e a quem ele atinge. A mídia, inclusive, prefere dar até o nome de “preconceito” . Fátima Bernardes em seu programa Encontro, vira e mexe resolve debater racismo (claro que ela chama de “preconceito”) de forma rasa e silenciando os negros convidados. Fazendo conclusões pacificas de uma situação que não sente na pele.

57d718_d2c74d92946b42dea46aa59c47613586

O negro brasileiro precisa deixar a passividade de lado e assumir que ou seremos mais combativos, ou vão continuar nos dizimando em todos os campos. Ou falamos o que realmente acontece, ou a Globo ainda vai noticiar casos de racismo nos EUA, dando o nome de racismo, e casos de racismo no Brasil, dando o nome de qualquer outra coisa, menos racismo.

Estamos em 2015 e se não quebrarmos o mito da democracia racial sempre que tivermos chances, espaço e voz, continuaremos sendo a maioria nas piores estatísticas. Não é com a Taís, é com todos nós, NEGROS.

É claro que do outro lado tem a branquitude festiva, que vai fazer textões de apoio, porém continuará segurando a bolsa mais forte quando avistar um negro na rua. Vai dizer que acha a Taís linda e que ela não merece isso, porém chamar negras de pele mais escura de “feias”. Vai dizer que não é racista e que o negro se vitimiza. Ou pior: vai dar conselhos de como agir. Quantas vezes não recebi indicações de pessoas brancas de como deveria lidar com racismo? Várias e várias, é sempre a mesma coisa: seja mais pacifica, mais contida, não fale dessa forma.

Depois partirá para o argumento do desvio de caráter: Eles são idiotas, não sabem o que estão fazendo.

Ninguém sabe o que está fazendo quando chama um negro de macaco? Quando amarra um negro num poste e surra ele até a morte? Não, ninguém nunca sabe o que está fazendo quando se é branco. Mas todo negro de 9 anos que comete pequenos delitos sabe o que está fazendo a ponto da mesma branquitude querer a diminuição da maioridade penal.

Quando cansam de ser parte de uma branquitude medíocre, vão fingir ser da branquitude empática: Tenho até vergonha de ser branco. Essa é a frase que mais falam.

Mas no fundo, ninguém que diz isso quer ser negro por um dia, ou realmente se importa a ponto de se aprofundar mais na questão racial e ler sobre os seus próprios privilégios. Textos sobre eles existem aos montes, porém o “branco empático” fica esperando tudo mastigado de um negro solícito.

As pessoas brancas que agem das formas citadas adoram a personificação do racismo, pois ele torna-se algo pontual. É mais fácil “resolver” aquela pequena situação do que assumir que eles, brancos, #sãotodosracistas.

A nós negros cabe a não personificação cômoda de quem vai lutar por nós, o militante mártir que resolverá todos os problemas, quase um Moisés. A gente precisa entender que o racismo é uma questão coletiva, contudo pequenas atitudes individuais tornam essa barreira gigantesca menor.

Eu sei que é muito complicado nosso discurso ser legitimado e nossa voz ganhar grandes proporções.

Entretanto, uma tempestade é feita de gotas. Seja na academia, na sua casa, nas rodas de amigos, nas redes sociais ou com o seu parceiro, fale de racismo, fale do que é ser negro, fale de nós.

Afinal nunca será demais lembrar que a verdadeira história dos mais de 500 anos de Brasil é marcada pelo sangue de quem tem cor.

57d718_a1a9727c1ef045c1acbfb1fdefa216df

+ sobre o tema

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Sobre a solidão da mulher negra

Esse texto é sobre a solidão da mulher negra. Por Albertina...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Mulheres Maravilhosas: Cristiane Sobral

Não me lembro exatamente como entrei em contato com...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=