5 grandes performances de Lupita Nyong’o nos cinemas

O que dizer de uma vencedora do Oscar, não é mesmo?

Por Amanda Brandão, do Adoro Cinema

Lupita Nyong’o
MATTHIAS CLAMER/CONTOUR BY GETTY IMAGES

De uns anos para cá, Lupita Nyong’o tem se tornado um dos principais nomes de Hollywood. É impossível esquecer o ano de 2014, quando a atriz recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por 12 Anos de Escravidão, tornando-se a primeira atriz queniana e mexicana premiada com a estatueta dourada.

Fora isso, sua estreia na Broadway lhe rendeu uma indicação ao Tony, seu primeiro livro infantil tornou-se um Best Seller do New York Times e, fora isso, ela é uma das poucas artistas a estrelar dois universos muito queridos pelos fãs: Marvel e Star Wars.

Parece que tudo que ela toca vira ouro, não é? Aproveitando essa onda de crescimento da atriz, o AdoroCinema separou cinco grandes performances de Lupita Nyong’o nos cinemas:

NÓS (2019)
O segundo trabalho de Jordan Peele como diretor trouxe Lupita Nyong’o como protagonista, no papel de Adelaide Wilson. Mas não era só isso: a atriz precisou viver a mesma personagem de maneiras completamente diferentes em uma performance elogiada pela crítica.

A trama de Nós acompanha Adelaide e seu marido Gabe (Winston Duke) se deparando com uma situação aterrorizante durante a viagem em família: clones de todas as pessoas da família, sedentos por sangue, começam a perseguir todos eles. Neste cenário bizarro e atípico, a única solução é tentar lutar. O longa é uma das superestreias desse mês no Telecine.

PANTERA NEGRA (2018)
No blockbuster de Ryan Coogler, Pantera Negra, Lupita Nyong’o foi escalada como Nakia, uma das Dora Milaje, espécie de guarda-costas do herói e da família real. O primeiro filme de super-herói a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme traz no elenco nomes como Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Danai Gurira, Letitia Wright e Daniel Kaluuya.

MOGLI – O MENINO LOGO (2016)
Apesar de não vermos a atriz na tela, uma das performances inesquecíveis de Lupita é no live-action de Mogli – O Menino Lobo. No filme de Jon Favreau, a atriz empresta sua voz à Raksha, a gentil mãe loba que adotou Mogli, em um elenco de vozes que inclui Bill Murray, Ben Kingsley, Christopher Walken e Scarlett Johansson.

JOHANSSON.RAINHA DE KATWE (2016)
A cinebiografia Rainha de Katwe traz a história real de Phiona Mutesi, menina de Uganda que, contra todas as probabilidades, ganha o mundo como exímia jogadora de xadrez. No longa, Lupita Nyong’o vive a mãe da menina, Harriet que luta constantemente para fornecer o melhor, trabalhando no mercado.

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO (2013)
Adaptadação da obra Solomon Northup com o mesmo nome, 12 de Anos Escravidão, de Steve McQueen, é um dos dramas históricos mais poderosos lançados recentemente e rendeu um Oscar para Lupita Nyong’o por sua atuação como Patsey. Estrelado por Chiwetel Ejiofor, o filme traz a história de Solomon Northup, um homem que passou doze anos sendo explorado após ser sequestrado e vendido como escravo.

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...