5 profissões proibidas para mulheres em diferentes países

Um recente relatório do Banco Mundial analisou as condições de trabalho e as leis trabalhistas ao redor do mundo e percebeu algo que é realmente inacreditável: ainda em 2015, alguns países do globo proíbem as mulheres de exercerem certas profissões. Confira, a seguir, quais são algumas dessas ocupações!

por De Priscila Doneda no M de Mulher

Garçonete em Bar (Dubai)

o-BARISTA-570

Mesmo sendo um dos maiores centros mundiais de negócios, Dubai, um dos Emirados Árabes, ainda aplica, cotidianamente, esse tipo de preconceito. Embora não seja oficialmente uma lei, lá, as mulheres são proibidas de trabalhar como garçonetes em bares. E os donos dos estabelecimentos alegam que o motivo é o grande assédio que elas sofrem de seus clientes. É, eles precisam mesmo conhecer algumas ideias de como o mundo seria melhor se não houvesse assédio…

Controlador de velocidade de trem (Rússia)

 

o-CONTROLADORA-DE-TREM2

 

 

Dá para acreditar que, na Rússia, as mulheres são proibidas, por lei, de exercerem 456 profissões? E dirigir caminhões de agricultura ou controlar a velocidade de vagões de trens são itens dessa extensa lista! Em 2009, uma cidadã entrou com um processo na justiça para que ela pudesse ser contratada como assistente no metrô de São Petersburgo. No entanto, ela acabou perdendo a causa, pois a corte considerou válido o argumento da empresa, de que estaria ~protegendo as suas mulheres~.

Carregador de peso (França)

o-CARREGADOR-DE-PESO1Os franceses proíbem suas mulheres de trabalhar com carregamento de cargas superiores a 25 quilos (ou a 45 quilos, se a trabalhadora contar com o auxílio de um carrinho de mão). E é lei, viu?

Destilação de álcool (Argentina)

Bottle filling machine filling the bottles with liquor
Bottle filling machine filling the bottles with liquor

Com o pretexto de estar “protegendo as suas cidadãs” (de quê mesmo?), a lei argentina foi criada em 1924 e proíbe que qualquer mulher trabalhe com a destilação de álcool ou a produção de licores. É, talvez eles não tenham percebido que as coisas mudaram ~um pouquinho~ em 91 anos…

Artista (Madagascar)

 

o-ARTISTA-570A ilha africana não permite que as mulheres criem qualquer tipo de arte que possa ser considerada ~imoral~, incluindo produções literárias, ilustrações, pinturas, esculturas… Ah, mas vale lembrar que os homens podem lidar com todo o tipo de arte que quiserem!

É, nós precisamos MESMO falar sobre sexismo…

+ sobre o tema

Caravana da Mulher chega ao Alto Dois Carneiros

A sexta edição da Caravana da Mulher, realizada no...

Mulheres do PT debatem feminismo, políticas e construção partidária

Cerca de 700 delegadas de todo o Brasil reuniram-se...

Na Rio+20, governo brasileiro e ONU Mulheres firmam cooperação Sul-Sul em igualdade de gênero

Serão investidos três milhões de dólares, doados pelo governo...

Salvador registrou 234 casos de abusos em 234 dias do ano

A Bahia lidera o ranking de denúncias de violência...

para lembrar

Maria Madalena era “uma mulher rica”, não uma prostituta

Investigação em jazida na cidade de Magdala revela informações...

Carta a Presidenta Dilma18.11.10

Salvador, 18 de novembro de 2010 A Sua Excelência a...

Serena Williams protagoniza vídeo da Nike sobre empoderamento feminino

Vencedora de 23 Grand Slams, a tenista Serena Williams...

Prioridade é incluir mulheres no mercado de trabalho, diz ministra

Mulheres são só 19% dos postos de direção em...
spot_imgspot_img

Documento final da CONAE segue para o Congresso; entenda seus principais pontos

Para quem não é da Educação ou não acompanha de perto esta aérea, é preciso entender alguns pontos importantes do documento final aprovado durante...

O direito das mulheres à literatura

A literatura, para Antonio Candido, é direito inalienável do sujeito, indispensável à humanização. Espaço de desacato, para a escritora argentina María Teresa Andruetto, ela nos questiona,...

Quando universidades destroem estudantes

Ir para a universidade pode significar correr maiores riscos de ter crises de ansiedade e profundos quadros depressivos. A preocupação com dinheiro e desempenho acadêmico é somente...
-+=