5 profissões proibidas para mulheres em diferentes países

Um recente relatório do Banco Mundial analisou as condições de trabalho e as leis trabalhistas ao redor do mundo e percebeu algo que é realmente inacreditável: ainda em 2015, alguns países do globo proíbem as mulheres de exercerem certas profissões. Confira, a seguir, quais são algumas dessas ocupações!

por De Priscila Doneda no M de Mulher

Garçonete em Bar (Dubai)

o-BARISTA-570

Mesmo sendo um dos maiores centros mundiais de negócios, Dubai, um dos Emirados Árabes, ainda aplica, cotidianamente, esse tipo de preconceito. Embora não seja oficialmente uma lei, lá, as mulheres são proibidas de trabalhar como garçonetes em bares. E os donos dos estabelecimentos alegam que o motivo é o grande assédio que elas sofrem de seus clientes. É, eles precisam mesmo conhecer algumas ideias de como o mundo seria melhor se não houvesse assédio…

Controlador de velocidade de trem (Rússia)

 

o-CONTROLADORA-DE-TREM2

 

 

Dá para acreditar que, na Rússia, as mulheres são proibidas, por lei, de exercerem 456 profissões? E dirigir caminhões de agricultura ou controlar a velocidade de vagões de trens são itens dessa extensa lista! Em 2009, uma cidadã entrou com um processo na justiça para que ela pudesse ser contratada como assistente no metrô de São Petersburgo. No entanto, ela acabou perdendo a causa, pois a corte considerou válido o argumento da empresa, de que estaria ~protegendo as suas mulheres~.

Carregador de peso (França)

o-CARREGADOR-DE-PESO1Os franceses proíbem suas mulheres de trabalhar com carregamento de cargas superiores a 25 quilos (ou a 45 quilos, se a trabalhadora contar com o auxílio de um carrinho de mão). E é lei, viu?

Destilação de álcool (Argentina)

Bottle filling machine filling the bottles with liquor
Bottle filling machine filling the bottles with liquor

Com o pretexto de estar “protegendo as suas cidadãs” (de quê mesmo?), a lei argentina foi criada em 1924 e proíbe que qualquer mulher trabalhe com a destilação de álcool ou a produção de licores. É, talvez eles não tenham percebido que as coisas mudaram ~um pouquinho~ em 91 anos…

Artista (Madagascar)

 

o-ARTISTA-570A ilha africana não permite que as mulheres criem qualquer tipo de arte que possa ser considerada ~imoral~, incluindo produções literárias, ilustrações, pinturas, esculturas… Ah, mas vale lembrar que os homens podem lidar com todo o tipo de arte que quiserem!

É, nós precisamos MESMO falar sobre sexismo…

+ sobre o tema

Carta aberta a uma mãe

Carta aberta de uma mãe que não sabe o...

Terceirização tem ‘cara’: é preta e feminina

O trabalho precário afeta de modo desproporcional a população...

Exclusão de gênero do Plano Nacional de Educação é retrocesso, diz educador

Termo foi retirado também de planos municipais e estaduais...

Arquitetura dos direitos reprodutivos e ameaças ao aborto legal e seguro

Iniciamos esta reflexão homenageando a menina de 10 anos,...

para lembrar

spot_imgspot_img

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Documento final da CONAE segue para o Congresso; entenda seus principais pontos

Para quem não é da Educação ou não acompanha de perto esta aérea, é preciso entender alguns pontos importantes do documento final aprovado durante...
-+=