7 atrizes que escolheríamos para o papel de Nina Simone em vez de Zoe Saldana

 

No ano passado, o documentário indicado ao Oscar What Happened, Miss Simone? arrebatou mentes e corações ao apresentar a intensa trajetória de Nina Simone. Nos próximos meses, os holofotes se voltam novamente à diva, agora por meio de uma obra ficcional da diretora estreante Cynthia Ann Mort.

Nina chegará aos cinemas norte-americanos no final de abril. Você confere o pôster oficial aqui e o primeiro trailer aqui.

nina simone - zoe saldena

Controverso, o filme enfrenta dificuldades desde a pré-produção, iniciada em 2012. Por discordar do roteiro e foco da história, a filha da cantora, Lisa Simone, decidiu não colaborar com a produção.

Já em relação ao casting, de início, Mary J. Blide havia sido escalada para estrelar o longa, mas deixou o projeto por dificuldades de conciliar a agenda. A atriz Zoe Saldana então assumiu o papel.

A escolha da atriz, que tem o tom de pele mais claro que o de Nina, foi fortemente criticada. Uma nova polêmica surgiu assim que o trailer foi divulgado e viu-se que Zoe teve de escurecer a pele e usar uma prótese nasal para fazer o filme.

Todos esses fatores reascenderam uma série de discussões sobre o embranquecimento de personagens e o racismo em Hollywood. O assunto ganhou novos contornos nesta quinta-feira (3), quando a família da cantora se manifestou negativamente, pelo Twitter, sobre o filme.

Para divulgar o vídeo, Zoe publicou no Twitter: “Vou lhe dizer o que liberdade é para mim: não ter medo #NinaSimone”. A conta oficial de Nina Simone respondeu: “História legal, mas, por favor, tire o nome de Nina de sua boca. Pelo resto de sua vida”.

Screen Shot 2016-03-04 at 8.39.55 AM
Em tempos de avanço do empoderamento negro, acreditamos que essa discussão é importante.

Nina Simone teve uma biografia também marcada justamente pela luta em prol dos direitos da população negra. E o tom de sua pele preta deveria, sim, ser levado em consideração na escolha da atriz que a representaria neste projeto.

Para ampliar a discussão, sugerimos a seguir 7 atrizes tão talentosas quanto Zoe Saldana, que representariam muito bem Nina Simone na telona – sem a necessidade do recurso de black face.

1. Alfre Woodart 

NEW YORK, NY - JUNE 09:  Alfre Woodard attends the 2015 WNET Annual Gala at Cipriani 42nd Street on June 9, 2015 in New York City.  (Photo by Dave Kotinsky/Getty Images)

Já estrelou Desperate HousewivesTrue Blood e 12 Anos de Escravidão.

2. Danai Gurira

US-ENT-AMERICAN  MUSIC AWARDS-ARRIVALS

Já estrelou Law & OrderO Visitante The Walking Dead

3. Fantasia Barrino

Fantasia

 A cantora venceu a terceira edição do reality American Idol e também estrelou O Mordomo da Casa Branca.

4. Uzo Aduba

Actress Uzo Aduba looks back for photographers at the 4th Annual Beyond Hunger: "A Place at the Table" gala at the Montage Hotel on Friday, Sept. 18, 2015, in Beverly Hills, Calif. (Photo by Chris Pizzello/Invision/AP)

Precisamos falar que a Crazy Eyes de Orange is The New Black é maravilhosa? <3

5. Lupita Nyong’ o

Lupita Nyong'o

Além de ser ícone fashion, a atriz estrelou 12 anos de Escravidão (que lhe rendeu um Oscar), Sem Escalas Star Wars: O Despertar da Força.

6. Lauryn Hill

Ms. Lauryn Hill

Cantora fora de série e vencedora de 5 Grammys, ela brilhou como atriz lá na década de 1990 em Mudança de Hábito 2.

7. Viola Davis

Viola Davis arrives at the Oscars on Sunday, Feb. 22, 2015, at the Dolby Theatre in Los Angeles. (Photo by Jordan Strauss/Invision/AP)

Ela simplesmente a escolha PERFEITA para um papel de Nina no cinema, no teatro ou em qualquer outro projeto audiovisual. Ah, só pra constar, já estrelou Histórias CruzadasDúvida e How to Get Away With Murder.

Faltou alguma outra boa indicação? Compartilhe com a gente nos comentários!

+ sobre o tema

Livros angolanos expostos em Lisboa serão matéria de estudo

Lisboa (do correspondente) – Alguns dos 50 títulos...

Fifa se desculpa por desrespeito de consultora a africanos e sul-americanos

A Fifa pediu desculpas pelas declarações desrespeitosas a africanos...

Fundação Palmares quer que Cais do Valongo, no Rio, vire patrimônio da humanidade

Brasília – A Fundação Cultural Palmares quer tornar o...

para lembrar

Grandes partidos estão na farra dos estádios da Copa – por Bob Fernandes

A Controladoria-Geral da União informa que o gasto...

Thiaguinho tem tipo de tuberculose comum entre jovens, diz médico

Doença é adquirida pelo ar e atinge membrana ao...

Nelson Triunfo: Ícone perdido da cultura black brasileira

Em um ensolarado fim de tarde de maio,...
spot_imgspot_img

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

No Maranhão, o Bumba meu boi é brincadeira afro-indígena

O Bumba Meu Boi é uma das expressões culturais populares brasileiras mais conhecidas no território nacional. No Maranhão, esta manifestação cultural ganha grandes proporções...
-+=