9 diferença entre “paquera” e “assédio” para usar neste carnaval

Beijos à força, puxões no cabelo, passadas de mão e outras investidas sem consentimento não podem ser encaradas como parte do Carnaval. Com o objetivo de acabar com o clima de vale-tudo na folia, a Revista AzMina em parceria com os movimentos ‪#‎AgoraÉQueSãoElas‬, Vamos Juntas? e Bloco das Mulheres Rodadas e com o Catraca Livre lançaram um guia didático com as diferenças entre “paquerar” e “assediar“. A ação faz parte da campanha #CarnavalSemAssédio.

Por Líria Jade no EBC

guia-paquera-assedio-13 Creative Commons – CC BY 3.0 – Guia didático da diferença entre paquera e assédio 01 AzMina

A diretora-executiva da Revista AzMina, Nana Queiroz, explica que a campanha é um grito por mudança e tem várias frentes, desde a conscientização virtual até ações no mundo real. “A campanha é uma parceria entre várias mulheres incríveis de vários grupos e coletivos que cansaram de ter que passar raiva e medo durante o Carnaval e decidiram agir. Nós não queremos mais dançar olhando pros lados para ver se alguém vai pegar na nossa bunda sem permissão”, desabafa.

O guia divulgado nas redes sociais mostra que ações como uma “cantada”, uma piadinha machista ou uma puxada no cabelo são todas assediosas.

As ações nas ruas englobam a distribuição de apitos para denunciar assediadores, grupos de mulheres que vão juntas para os blocos para protegerem umas as outras e o Bloco das Mulheres Rodadas que, neste ano, vai tomar as ruas do Rio com uma mensagem pelo fim do assédio na folia.

Nana indica que os homens leiam o guia para identificar as diferenças entre a paquera e o assédio para não serem “canalhas” no Carnaval. “É meio revoltante que ainda tenhamos que explicar pra marmanjos crescidos como é que se brinca de paquerar, mas essa é a maneira mais eficiente que encontramos de mudar esse quadro”, disse a ativista.

Para os idealizadores da campanha, o assédio faz parte do cotidiano da mulher desde o metrô até o trabalho, mas no Carnaval existe uma extrapolação dessa cultura machista que defende que o importa na folia é acumular os números de bocas beijadas. Nana aconselha que as mulheres saiam para se divertir acompanhadas e levem apitos para denunciar condutas indevidas.

leia também: Feminismo para homens, um curso rápido em 26 lições, por Alex Castro

Quebra de silêncio

O trabalho feminista da jornalista começou há dois anos com o “Não Mereço Ser Estuprada” e ficou ainda mais forte com a criação da Associação AzMina de Jornalismo Investigativo, Cultura e Empoderamento Feminino no ano passado. “É reconfortante ver, a cada dia, como muitas mulheres nos escrevem dizendo que suas vidas foram transformadas ao quebrar o silêncio sobre o estupro que sofreram ou por terem entendido que o que o chefe fazia era assédio, por exemplo”, complementa Nana.

guia-paquera-assedio-13a guia-paquera-assedio-14-1 guia-paquera-assedio-15 guia-paquera-assedio-16 guia-paquera-assedio-17 guia-paquera-assedio-19 guia-paquera-assedio-20 guia-paquera-assedio-21 guia-paquera-assedio-22

 

+ sobre o tema

Rede de Mulheres

A Rede de Mulheres Empreendedoras , que é tocada...

Tire o Machismo de Campo

A secretária de Políticas para as Mulheres da prefeitura...

Não seja superior: seja você mesma

A atriz Amber Heard está sendo elogiada e celebrada por doar...

para lembrar

Maioria dos brasileiros quer mais mulheres no poder

Segundo IBGE para entrevistados, mulheres e homens deveriam ter...

A homofobia cada vez que saio do meu mundo – por Catarina Corrêa

Sempre fui meio avessa às convenções e procuro evitar...

Homofobia: ódio que cresce à sombra da impunidade

  Enquanto projeto de criminalização não é aprovado,...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

Duas em cada três mulheres já sofreram algum tipo de assédio em SP – YouTube

Duas em cada três mulheres já sofreram algum tipo de assédio na capital paulista. O dado é da rede nossa São Paulo, que em...

Estrela do Carnaval, ex-passista Maria Lata D’Água morre aos 90 anos em Cachoeira Paulista, SP

A ex-passista Maria Mercedes Chaves Roy – a ‘Maria Lata D’Água’ – morreu na noite dessa sexta-feira (23), em Cachoeira Paulista, no interior de São...
-+=