Professor é preso em Teresina por crime de racismo nas redes sociais

Foi preso na manhã desta sexta-feira (10) o ex-professor e estudante de História da Universidade Federal do Piauí, Fabrizio Cunha, investigado por mensagens racistas contra negros e índios nas redes sociais. Sua prisão foi pedida em fevereiro deste ano, pelo delegado Emir Maia, então titular da Delegacia de Direitos Humanos e Repressão às Condutas Discriminatórias. O professor havia fugido para a Holanda e estava em Teresina desde o último sábado (4). Ele foi preso pelo delegado João Paulo de Lima, agora à frente da especializada.

Por Maria Romero e Yala Sena, do Cidade Verde

De acordo com o delegado Emir Maia, o ex-professor – que chegou a ministrar aulas de História no colégio Dom Barreto – foi preso em sua casa, no bairro Planalto Ininga, zona Leste de Teresina, por volta das 9h de hoje. O delegado João Paulo deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva.

“Ele pregava mensagens de ódio e de preconceito, incitando extermínio dos negros, prática essa odiosa e que não só a sociedade como a polícia civil não tolera e estará sempre atenta. O indiciado achava que fugindo para a Holanda iria ficar imune de seus delitos cometidos no Brasil. Nós continuamos monitorando seus passos e quando ele entrou sábado no Brasil eu, pessoalmente, comuniquei ao meu chefe superior para que ele determinasse a prisão desse rapaz”, relatou.

Após a prisão, o jovem foi levado à delegacia geral, onde prestará depoimento. O delegado geral, Riedel Batista, destacou que a prisão serve como exemplo para casos de crimes nas redes sociais, em que muitas vezes os autores acreditam que ficarão impunes.

“E internet não é mais um território sem lei. As pessoas acham que não estão comentendo crimes, que não serão responsabilizados por seus atos, mas há os crimes de racismo, injúria e difamação, que são bastante comuns. Hoje Dercat, que funciona no Greco, que com alta tecnologia consegue indentificar e punir esses criminosos”, declarou.

Racismo

As mensagens de Fabrizio foram publicadas e começaram a ser denunciadas no início de fevereiro deste ano. Ao todo, pelo menos 120 vítimas procuraram a polícia para denunciar suas publicações. Nas postagens, ele afirmava que negros pertencem a uma “raça inferior”. Além disso, dizia que índios são “animais que vivem na natureza como os irracionais”.

5b0cc58efd8ef1aa953f9e16b9c942c7

c63031db5a12d29a33bfebb029e1632a

1a4abff84a4cdbfbd95946b2a09acda8

“Esse psicopata prega o extermínio dos negros no Brasil e de todo o continente americano. Ele é um psicopata que merece estar encarcerado,  e por isso hoje a policia civil e a sociedade, que nos ajudou, fizeram a captura dele. Ele agora está no IML, fazendo exame de corpo de delito”, comentou o delegado Emir Maia.

A legislação brasileira separa racismo de injúria racial. Enquanto a injúria racial consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem, o crime de racismo atinge uma coletividade indeterminada de indivíduos, discriminando toda a integralidade de uma raça. Ao contrário da injúria racial, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível.

 

+ sobre o tema

Caso Ari: o episódio de racismo que está na origem das cotas no Brasil

Arivaldo de Lima Alves foi o primeiro aluno negro no...

Parem de nos matar – por Maria Clara Machado

Em crônica publicada em janeiro de 1915, intitulada “Não...

Caso Vini Jr. já é um marco histórico na luta antirracista global

Assim como Rosa Parks, ativista negra que, em 1955,...

para lembrar

Nos 20 anos da Chacina da Candelária, onde está Amarildo?

"Olha quem morre,Então veja você quem mata,Recebe o mérito,...

Sair do isolamento para atirar… quem é o alvo?

Ignorando mais uma vez o isolamento social, Jair Bolsonaro...

Corinthians decide rescindir com Danilo Avelar, que não joga mais pelo clube após ato racista

O Corinthians decidiu, na tarde desta quarta-feira, que vai encerrar o...

Após ataques racistas, garota de 11 anos vira rosto de marca de beleza

Ana Clara Barbosa tem apenas 11 anos, mas já...
spot_imgspot_img

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas atitudes são consequências do racismo estrutural." Não foram exatamente essas as palavras que uma cantora branca de sucesso...

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...
-+=