Pela 1ª vez, jogadores negros serão maioria na final da Eurocopa

A Europa pode até ser a terra de origem do homem branco. Mas a Eurocopa, principal competição entre seleções do Velho Continente, terá uma decisão dominada por negros.

Por Rafael Reis Do Blog do Rafael Reis

Se mantidas as escalações utilizadas nas semifinais (ou mesmo em caso de substituições que não sejam surpreendentes), a final entre França e Portugal, no domingo, deve ter 12 titulares de origem negra em campo.

Nunca na história da competição, uma decisão reuniu tantos jogadores de pele escura. O recorde atual pertence à final de 2000, quando os franceses escalaram quatro negros contra a Itália (Thuram, Desailly, Vieira e Henry).

A inédita final com maioria negra na Euro-2016 é um tapa na cara de um continente que, principalmente devido ao medo do terrorismo praticado por grupos como o Estado Islâmico, tem discutido o fechamento de portas para imigrantes e visto aumentar assustadoramente os índices de xenofobia em sua população.

Sete dos possíveis titulares que franceses e portugueses escalarão no domingo nasceram fora da Europa. Todos os outros negros são descendentes de famílias que migraram para o continente ao longo do século passado.

Pela França, o lateral esquerdo Patrice Evra nasceu no Senegal, o zagueiro Samuel Umtiti é de Camarões e o meia-atacante Dimitri Payet tem origem em Réunion, uma ilha no sudeste africano, próxima de Madagascar.

Já Portugal tem três possíveis titulares que vieram da África (o angolano William Carvalho, o cabo-verdiano Nani e Danilo, de Guiné-Bissau), além do brasileiro Pepe, zagueiro que é natural de Alagoas.

No total, 140 dos 552 jogadores inscritos na Euro possuem dupla cidadania e estariam aptos a jogar por pelo menos uma seleção diferente daquela que eles defendem.

A questão racial veio à tona na seleção francesa pouco antes do início da Euro, quando o atacante Karim Benzema, que é árabe e descende de família argelina, acusou o técnico Didier Deschamps de não convocá-lo para a competição em casa por pressão de grupos nacionalistas de extrema-direita.

Oficialmente, o centroavante do Real Madrid foi afastado da seleção por uma suposta tentativa de extorsão contra o meia Mathieu Valbuena _teria chantageado o companheiro para não divulgar um vídeo de conteúdo sexual envolvendo o jogador.

+ sobre o tema

A Cantora do Milênio é Mulher, Negra, Brasileira e Feminista: Elza Soares

Considerada “a melhor cantora do milênio” pela BBC, descrita...

Atletas etíopes vencem a São Silvestre 2014

Os corredores etíopes foram os campeões da Corrida Internacional...

Centro Cultural do Brasil fala sobre cinema africano

  O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília...

para lembrar

Projeto de lei autoriza criação de feriados em dias de jogos da Copa

A presidente Dilma Rousseff assinou o projeto da Lei...

O gosto amargo da intolerância

Billie Holiday e o racismo nos Estados Unidos Se...

Mostra Cultural Afrofuturista exibe a África moderna e atual

A Mostra Cultural Afrofuturista procura divulgar os 54 países...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...
-+=