Por que a vitória de Serena Williams em Wimbledon não tem o merecido destaque na imprensa?

Serena Williams é a maior tenista de todos os tempos. Há de se imaginar que o feito da tenista americana , ao vencer o torneio de Wimbledon (seu 22º grand slam) e se tornar nada menos que a maior da história do esporte seja uma grande notícia, correto? Aparentemente, não para a imprensa brasileira.

no Hypiness

SERENA1

Se considerarmos que estamos a menos de um mês de uma olimpíada que contará com a presença de Serena e que irá acontecer aqui no Brasil, a situação se agrava ainda mais. Serena simplesmente não foi destaque em praticamente nenhum portal esportivo, recebendo somente algumas linhas a respeito de sua conquista.

SERENA6

No globoesporte.com, o que ganhou destaque não foi seu sétimo título em Wimbledon, mas sim seu braço musculoso. Murray é citado em duas fotos, e Sharapova é o destaque maior.

SERENA5

Na página da ESPN, o número 2 do mundo Andy Murray estampa a página, enquanto Serena sequer é mencionada.

SERENA4

No site do jornal Lance!, nenhuma citação à Serena, com destaque para a punição sofrida por Sharapova, com direito a uma grande foto.

SERENA3

E assim, sucessivamente, de forma quase orquestrada, repetiu-se o padrão por toda a imprensa especializada. A filósofa Djamila Ribeiro, em comovente post no facebook, destacou a força simbólica do talento e resistência de Serena, diante da sucessão de ataques que sofre, mesmo sendo simplesmente a melhor de todos os tempos.

SERENA2

O que será preciso para que uma mulher negra ganhe o devido destaque, se aparentemente tornar-se a melhor de todos os tempos não é o suficiente? Pior do que isso, só mesmo olhar esse cenário e esforçar-se para não reconhecer o racismo e o machismo que pautam a imprensa nacional e, consequentemente, o próprio imaginário brasileiro. À Serena, toda a admiração e justa reverência que ela merece – a maior tenista da história. O mundo é de uma mulher negra.

SERENA7

© fotos: divulgação

+ sobre o tema

Golpe contra quem?

O Brasil passa por um momento político peculiar, polarizado...

Racismo: Milhares assinam petição para afastar Tavecchio da corrida à federação italiana

Acusado de proferir comentários racistas. Vários milhares de pessoas assinaram...

Ator Joseph Fiennes de ‘Shakespeare Apaixonado’ é escolhido para viver Michael Jackson em filme

Protagonista do premiado 'Shakespeare Apaixonado' (1998), o ator Joseph...

para lembrar

spot_imgspot_img

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...

Relatório da Anistia Internacional mostra violência policial no mundo

Violência policial, dificuldade da população em acessar direitos básicos, demora na demarcação de terras indígenas e na titulação de territórios quilombolas são alguns dos...
-+=