‘Time’ comenta o ‘esquecido legado’ da escravidão no Rio de Janeiro

Em artigo publicado na terça (2), a revista americana “Time” fala sobre o “esquecido legado” da escravidão que obscurece a Olimpíada. O texto conta como mais de 2 milhões de negros trazidos da África como escravos desembarcaram no Rio de Janeiro e como a cidade, que teve um dos maiores portos de movimentação de escravos no mundo, foi influenciada por isso.

 

Do G1

O artigo faz ainda uma conexão com a violência policial aos negros, ao lembrar que em 1809 foi formada a Divisão Militar da Guarda da Polícia Real, uma percussora da atual Polícia Militar, e que era famosa pelos espancamentos públicos de escravos.

 

Ele também lembra que a primeira favela carioca, no Morro da Previdência, surgiu em 1897 com a concentração de uma comunidade de ex-escravos e veteranos de uma recente guerra civil, todos muito pobres para se estabelecerem longe do porto e mais perto do centro. Também naquela região, na Pedra do Sal, aos pés de uma rocha de onde escravos descarregavam sal, teria origem a variante carioca do samba.

 

A revista fala ainda sobre a divisão que se manteve mesmo após o fim da escravidão e sobre os temores de que obras de regeneração da região poderiam descaracterizar a herança cultural dos negros.

 

Além disso, destaca que em 2014 o dono de um hotel no Rio de Janeiro foi acusado de manter funcionários em “condições análogas à escravidão”, o que cita como um caso típico na luta do Brasil contra a escravidão moderna.  

+ sobre o tema

Seal leva os filhos a jogo de basquete

Seal leva os filhos a jogo de basquete. Cantor...

Leia prefácio de Chuck D do Public Enemy ao livro O dia em que James Brown salvou a pátria

Prefácio Lembro do impacto inicial que o Poderoso Chefão do...

Clarence Avant, conhecido como ‘padrinho da música negra’ morre aos 92 anos

Clarence Avant, conhecido como "Padrinho Negro" da música e...

para lembrar

Copa do Mundo incentiva pesquisa de combate ao racismo

Pesquisador brasileiro quer colher DNA de jogadores de todo...

Jogos africanos de Maputo-2011: começou contagem decrescente

Já estamos na contagem decrescente rumo aos X...

Hip Hop na mesa

Hip Hop na mesa Programa A a cultura Hiphop tem possibilitado...
spot_imgspot_img

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=