Com pose inspirada em Bolt, a jovem Toni-Ann Williams é a 1ª jamaicana da ginástica em Jogos

Nascida nos Estados Unidos, Toni-Ann Williams decide representar suas origens e espera inspirar algum crescimento da modalidade esportiva na terra de seus pais

Por Amanda Kestelman e Marcos Guerra, do Globo Esporte 

Pela primeira vez na história, a bandeira jamaicana foi representada no tablado de ginástica artística dos Jogos Olímpicos. Tradicional e vitoriosa nas pistas de atletismo, a nação rompeu mais uma barreira e trouxe para a Rio 2016 uma representante que difere dos velocistas não só pela modalidade. Basta falar com Toni-Ann Williams para o seu sotaque entregar que se trata de uma jovem nascida nos Estados Unidos. Com origem familiar forte na Jamaica, ela decidiu, há cinco anos, que tentaria representar o país no Rio de Janeiro.

– Estou muito feliz por representar a Jamaica. Espero que as crianças de lá vejam que podem tentar a ginástica também. Quando tinha 15 anos e visitei minha família no país, vi que havia ginásios, mas o esporte não era nada popular. Pensei que podia fazer algo por eles. Quero incentivar as crianças – disse a atleta de 20 anos.

toni

Toni-Ann encerando sua série de solo
com pose do raio (Foto: Imagens/Sportv)

A estreia da ginasta foi na manhã deste domingo, na classificatória feminina. Toni-Ann se apresentou nos quatro aparelhos e cometeu falhas. A série que a deixou mais satisfeita foi justamente o solo, onde fez questão de incluir a pose do raio, inspirada no astro jamaicano Usain Bolt. A jovem e o recordista mundial da velocidade estão na mesma delegação e puderam se conhecer durante a estadia no Rio.

– Usain Bolt é uma grande inspiração para mim. Consegui conversar com ele e falar sobre minha coreografia de solo. É um cara muito humilde – disse Toni-Ann.

Os pais da atleta nasceram na Jamaica e emigraram para os Estados Unidos há 25 anos. Ela e suas irmãs nasceram em Baltimore, no estado de Maryland. A família até tentou incentivá-la a seguir o trajeto mais provável e se arriscar nas pistas de atletismo, mas a asma causou desconforto e frustrou a tentativa.

– Comecei na ginástica com quatro anos. Até pensaram em me colocar para correr, mas, com a asma, era difícil. Meus pais estão muito orgulhosos. Minha casa sempre foi jamaicana, com comida e tradição de lá – completou.

Toni-Ann Williams somou 50,966 nos quatro aparelhos na primeira subdivisão da classificatória. Sua melhor nota foi no salto, 14,100. O solo, com a inspiração em Bolt, lhe rendeu 13,200. Falhou na trave e nas barras assimétricas, aparelhos que lhe renderam pontuação de 12,133 e 11,533, respectivamente.

+ sobre o tema

Mobilização,Consciência de Raça e Gênero,Rumo aos 130 anos da Abolição

O Brasil, é a segunda maior população negra fora...

Rihanna participa de show de Eminem

Rihanna fez uma participação surpresa no show de...

Super Domínica: a heroína de uma negra ilha caribenha

Domínica é um Estado Insular soberano situado no mar...

Modernismo e Raça Negra

Marcos Vinícius Ferreira de Godoy A literatura e a...

para lembrar

Babalawô Ivanir dos Santos: Mangueira vai caminhar na Avenida

A Escola, que traz em seu currículo sambas enredos...

Reflexão sobre o texto da Afropress e Luiza Bairros por Eduardo Santiago

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO INTITULADO: Com avaliação de apagada,...

Casa de Machado de Assis, a ABL abre suas portas pra Joel Zito Araújo

Casa de Machado de Assis (1839-1908), a Academia Brasileira...
spot_imgspot_img

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=