Erê pode tudo: crianças conversam sobre representatividade negra

O Imagina Coletivo, iniciativa especialista em comunicação e em inspirar pessoas para ações transformadoras, lança hoje a campanha “Erê Pode Tudo”. O coletivo convida pessoas a trilharem uma jornada que incentiva a aplicar uma educação (de casa às instituições) inclusiva e para além do mês de novembro.

Do Catraquinha 

A primeira etapa da campanha é uma convocação das crianças para um mundo melhor. “Eu mudaria o racismo, que tem muito”, disse Zion Oliveira. “Quem tem o cabelo como o meu, crespo, não alisem, por que ter o cabelo assim é muito legal”, foi o conselho da Maria Júlia Silva”.

Assista ao vídeo

Para preparar a campanha, cerca de 30 pessoas foram ouvidas para pesquisa e execução. A necessidade de compreender que, no Brasil, o racismo é estrutural e institucionalizado foi um dos aspectos mais reforçados. “A construção da identidade na infância se dá nas comunidades – escola, casa, espaços de lazer – e nem sempre os pais dão conta de todos os espaços, Por isso, precisamos pensar estruturalmente”, disse a partcipante Joice Berth, arquiteta, ativista do feminismo negro e mãe.

Realizado pela Unicef em parceria com a UNESCO, em 2012, o estudo “Acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da Educação Básica na idade certa”, aponta que a discriminação é um dos principais obstáculos para o acesso à escola e a conclusão dos estudos. Em números, fica evidente que o racismo tem impactos significativos no abandono escolar: segundo dados da Relatoria Nacional do Direito Humano à Educação, enquanto 70% das crianças brancas conseguem concluir o Ensino Fundamental, somente 30% das negras chegam ao final dessa etapa (Inep, 2007).

Campanha

Serão quatro semanas com distribuição de conteúdo e chamadas para ação: lambe-lambe de heroínas e heróis negros, mapa de especialistas e dicas em educação, material específico de diálogo com pais e mães negras, camisetas e vídeos são alguns exemplos. Acompanhe tudo no Catraquinha! Para participar, basta fazer a inscrição neste link e escolher se prefere receber as instruções via e-mail ou Whatsapp.

 

+ sobre o tema

Coletivo Luiza Bairros: conheça grupo que atua no combate ao racismo institucional na UFBA

A principal estratégia utilizada é na exigência do cumprimento...

Após reivindicação do movimento negro, sítio arqueológico no centro do Rio será preservado

Diferente das ossadas humanas descobertas durante escavações próximas à...

Agenda única de eventos em novembro celebra a consciência negra na UFMG

Iniciativa, que une comunidade e gestão, integra formação, informação...

para lembrar

Quilombolas têm chance de se fortalecer com Chamada Pública da SEPPIR

Secretaria disponibiliza R$ 1,2 milhão para projetos voltados para...

Bahia – Atividades marcarão comemorações do Mês da Consciência Negra

A programação inclui a realização de palestras, seminários, exposições,...

Semana da Consciência Negra: Camilo reúne com movimento negro do Amapá

O governador Camilo Capiberibe reuniu-se nesta quarta-feira, 14,...
spot_imgspot_img

Representatividade nos palcos: projeto tem aulas de teatro centradas no protagonismo negro

Desenvolver sonhos e criar oportunidades foram os combustíveis para a atriz, pedagoga e mestre de artes cênicas Graciana Valladares, de 36 anos, moradora de Cavalcanti,...

Progressão escolar amplia desigualdade racial, diz estudo

No começo da escolarização básica, alunos negros e brancos partem de condições desiguais. No final dela, estão ainda mais distantes. É o que indica...

Só 2 a cada 5 vagas de cotas para juiz negro são preenchidas

Oito anos após a instituição de cotas em concursos para juiz, só 2 em cada 5 vagas reservadas a negros foram preenchidas nos Tribunais...
-+=