Recordista de jogos pela seleção, Formiga é primeira mulher a receber a Bola de Prata

Ela é um símbolo para o futebol feminino brasileiro, recordista pela seleção canarinho, presente em todos os campeonatos disputados pela equipe nacional e única jogadora no mundo a estar presente em todas as edições olímpicas do futebol feminino. Formiga, 38, pode até não ser craque como Marta, mas a volante tem justificativas de sobra para receber o Prêmio ESPN Bola de Prata SPORTINGBET, tornando-se a primeira mulher laureada na história do troféu.

Por Francisco de Laurentiis, Igor Resende e Rafael Valente Do ESPN

A escolha de Formiga foi pelo que ela representa para o futebol feminino e faz parte das inovações da tradicional premiação do futebol brasileiro. O troféu foi dado para a jogadora nascida em Salvador nesta segunda-feira, no Teatro Santander, em São Paulo.

Formiga é uma bandeira da seleção feminina de futebol. Acumula marcas únicas. Participou das seis edições do torneio feminino de futebol na Olímpiada (recorde), jogou seis Copas do Mundo (recorde ao lado da japonesa Homare Sawa), é a jogadora mais velha a marcar em Copas (fez isso com 37 anos em 2015) e soma 151 partidas pela seleção.

Nascida em Salvador, Formiga é também a jogadora a mais tempo a serviço da seleção brasileira. A trajetória começou em 1995 e já são 21 anos. Trajetória que foi encerrada neste ano. Após os Jogos Olímpicos, a volante anunciou a aposentadoria da seleção.

Entre as glórias alcançadas por ela, destacam-se três títulos dos Jogos Pan-Americano (2003, 2007 e 2015), duas medalhas de prata olímpicas (2004 e 2008), um vice (2007) e um terceiro lugar (1999) na Copa do Mundo.

Com a premiação dada a Formiga neste ano, a ideia é que no próximo ano ocorra uma premiação feminina nos mesmos moldes do que há para o Brasileiro masculino.

Assim, as jogadoras passarão a ser avaliadas a cada partida do Campeonato Brasileiro feminino, que a partir de 2017 será organizado pela CBF.

+ sobre o tema

Taboão realiza 2ª Parada Gay dia 7 de agosto com show de Wanessa Camargo

A 2ª Parada do orgulho LGBT de Taboão da...

Nota de pesar do FEERJ – Marielle Franco, presente!

O Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro...

Ministra Luiza Bairros diz que Governo estará em alerta para o racismo na Copa

A ministra Luiza Bairros, da Secretaria Nacional de Políticas...

Crítica ao machismo velado

O texto do colunista da Veja Rodrigo Constantino não poderia ser...

para lembrar

Denúncias de LGBTfobia aumentam, e zona leste tem mais casos em São Paulo

A zona leste de São Paulo concentra a maior quantidade de...

Biden deve indicar a primeira mulher negra para a Suprema Corte

O anúncio de que o juiz progressista Stephen Breyer,...

Os Gays e a Bíblia

É no mínimo surpreendente constatar as pressões sobre o...

Vídeo de experimento social mostra população resistente à homofobia

Em vídeo, ator agride homossexuais em locais públicos de...
spot_imgspot_img

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Dados do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios mostram que as trabalhadoras mulheres ganham 19,4% a menos que os trabalhadores homens no...

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...
-+=