Resolvi lutar após ser abusada por sete anos

No especial “Vozes da Ocupação”, damos espaço para as secundaristas do ensino público contarem o que as inspirou a lutar por uma educação melhor.

Do Azmina

Eu sei o dia em que resolvi lutar por aqueles que nunca são escutados. Foi no final de 2010 saindo do IML, tinham me submetido a vários exames invasivos para saber se eu estava falando a verdade. Eu tinha onze anos e havia sido abusada durante sete anos.

Hoje já se faz seis anos que, como um monte de Maria, eu virei estatística. Desde então a chama da luta nunca se apagou.

Em 2015 sofremos um golpe na democracia que deu a largada a vários retrocessos inclusive para as mulheres. Em 2016, com a PEC 55, singelamente chamada pelo povo de PEC da morte, e com a MP 746, que leva à perca de direitos imensuráveis para o povo, nós, a classe trabalhadora e os estudantes resolvemos lutar contra esse vandalismo.

Eu e mais centenas de estudantes secundaristas ocupamos as nossas escolas, mostrando que o movimento estudantil está com toda força. Dentro da ocupação da minha escola nós trabalhamos assuntos que nunca são postos em dias letivos normais, como o machismo e a homofobia, promovemos ‘aulões’ misturados com cultura, aprendemos a limpar nossa escola e deixá-la com a nossa cara.

Conhecemos pessoas novas com o mesmo propósito, mas também recebemos muitas ameaças, em sua maioria sexista, já que éramos mais da metade meninas. Apesar das ameaças mostramos mais uma vez que as mulheres podem sim fazer parte do meio político.

Demos um tapa na cara do machismo

Um período de luta que jamais será esquecido, e é apenas o começo!

Meu nome é Silvia, faço parte do levante popular da juventude, sou feminista e luto pelas minorias.

+ sobre o tema

Conversas com o Espelho (Bruna de Paula)

Tenho a estranha mania de pensar o mundo a...

Passeata contra violência contra a mulher será realizada em Irati

Evento acontece nesta segunda-feira, dia 06, a partir das...

Pela primeira vez, Oscar tem três atrizes negras na mesma categoria

Pela primeira vez em 88 anos de Oscar, três...

País tem recorde nos registros de estupros; casos de injúria racial aumentam 20%

Crimes de ódio crescem na contramão das quedas dos...

para lembrar

Olimpíadas

Recusando-se a cumprir o script adotado pela mídia na...

Djamila Ribeiro é uma das premiadas do Prince Claus Awards 2019

Fundo holandês contempla nomes que inovaram na cultura e...

‘Alisa não, mãe!’: Este projeto quer valorizar a beleza negra desde a infância

Bonecas de cabelo liso, princesas Disney de cabelo liso,...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=