Violência contra a mulher, homofobia e racismo poderão ser denunciados por Whatsapp

Serão cinco postos fixos do observatório: um na Piedade, um na Praça Castro Alves e um na Casa d’Itália, Barra Center e Largo do Camarão

Por Thais Borges, do iBahia 

Para evitar os casos de violência contra a mulher, racismo e homofobia, a prefeitura montou um esquema especial para registrar e encaminhar eventuais casos. O Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência Contra a Mulher funcionará durante todos os dias da folia.

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (16), pela prefeitura, durante entrevista coletiva para o anúncio das novidades da folia, no Hotel Sheraton da Bahia, no Campo Grande. De acordo com a secretária municipal da Reparação, Ivete Sacramento, são 120 observadores trabalhando. Desses, 40 terão foco em racismo, 40 em LGBTs e 40 em mulheres.

Serão cinco postos fixos do observatório: um na Piedade, um na Praça Castro Alves e um na Casa d’Itália, Barra Center e Largo do Camarão. Além disso, um Whatsapp foi disponibilizado para denúncias: (71) 98622-5494.

“Vamos participar do observatório junto a Semur e usaremos esses dados para formulação de políticas públicas para mulheres e para o serviço de atendimento a mulheres vítimas de violência”, completou a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Taíssa Gama.

Além disso, o Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares, localizado nos Barris, funcionará em regime especial, 24 horas por dia, durante o Carnaval, com a equipe técnica completa (psicólogos, assistentes sociais e orientação jurídica).

Campanhas

A Semur vai lançar uma campanha de conscientização durante a folia. “Temos uma campanha de conscientização em que todos os blocos e camarotes tem que afixar dois adesivos contra a exploração dos jovens e adolescentes e combate ao racismo”, afirmou a secretária Ivete Sacramento.

Observatório vai monitorar casos de violência contra minorias (Foto: Arquivo CORREIO)

Ainda nesta quinta-feira, durante a apresentação, o Ministério do Turismo e a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente lançaram uma campanha de sensibilização contra a exploração de crianças e adolescentes no Carnaval.

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, que participou da entrevista coletiva, disse que o órgão federal não poderia ter escolhido uma cidade melhor do que Salvador para o lançamento da campanha. “Sei que a prefeitura também vai ser intolerante com qualquer tipo de abuso e é parceira do ministério nessa campanha”, afirmou Beltrão.

Outros serviços

Os outros serviços públicos de apoio ao Carnaval foram anunciados ainda nesta quinta. Para a Saúde, serão 11 módulos assistenciais nos circuitos oficiais. Neles, ficarão 130 leitos – sendo 11 do tipo UTI. Cerca de 1,4 mil profissionais vão trabalhar na folia, incluindo 170 médicos e cinco equipes de cirurgia bucomaxilofacial.

“Ano passado fizemos 6,5 mil atendimentos, sendo 600 cirurgias na rua. Apenas 200 casos foram encaminhados para as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e somente 50 para a rede hospitalar”, contou o secretário municipal da Saúde, José Rodrigues.

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Reino Unido: Polícia vai tratar denúncia de estupro com mesma severidade de ameaça terrorista

Manifestantes levantam faixa: 'estupro:um problema global' Segundo relatório, 80% das...

Imigrantes haitianos denunciam empresa gaúcha por más condições de trabalho e ameaças

Um grupo de dez imigrantes haitianos fez uma denúncia...

Técnico pede demissão após ato racista contra zagueiro

O técnico Agenor Picinin pediu demissão, nesta semana,...

ONU Mulheres e Ministros repudiam ofensas a Dilma

Organização das Nações Unidas disse em nota que se...
spot_imgspot_img

PM que agrediu mulher no Metrô disse que ela tinha de apanhar como homem, afirma advogada

A operadora de telemarketing Tauane de Mello Queiroz, 26, que foi agredida por um policial militar com um tapa no rosto na estação da Luz do Metrô de São...

Comitê irá monitorar políticas contra violências a pessoas LGBTQIA+

O Brasil tem, a partir desta sexta-feira (5), um Comitê de Monitoramento da Estratégia Nacional de Enfrentamento à Violência contra Pessoas LGBTQIA+, sigla para...

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...
-+=