Diretora de “Daughters of the Dust”, Julie Dash vai dirigir filme sobre Rosa Parks

Símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, Rosa Parks (1913-2005) será tema de uma cinebiografia dirigida por Julie Dash, de Daughters of the Dust (1991).

De acordo com o site Deadline, o filme abordará a vida de Parks na década anterior ao momento mais conhecido de sua trajetória: sua recusa a se sentar na área destinada aos negros em um ônibus que trafegava pela cidade de Montgomery, no Alabama, em 1955. O foco, aqui, será na luta de Parks por justiça para Recy Taylor, uma jovem mulher negra que foi estuprada por seis homens brancos em Abbeville, também no Alabama, em 1944.

O roteiro foi escrito por Lisa Jones com base no livro At the Dark End of the Street, escrito por Danielle McGuire. Uma das produtoras será Audrey Rosenberg, de Eu Não Sou Seu Negro (2016).

Dash já dirigiu outra produção sobre a ativista: The Rosa Parks Story, um filme para a televisão estrelado por Angela Bassett e exibido em 2002. Em entrevista ao Deadline, ela contou que o filme também falará sobre outras mulheres importantes para o movimento dos direitos civis, como Jo Anne Robinson (1912-1992) e Claudette Colvin.

Vale lembrar que Dash entrou para a história quando Daughters of the Dust se tornou o primeiro longa-metragem de uma diretora negra a ser lançado nos cinemas dos Estados Unidos. O filme está disponível no catálogo da Netflix.

+ sobre o tema

“Mad Max: Estrada da Fúria” é o filme feminista que Hollywood estava precisando

O filme começa mostrando um mundo pós-apocalíptico onde não...

Defensor dos direitos humanos é eleito presidente da Alemanha

O parlamento alemão elegeu neste domingo Joachim Gauck, um...

A morte de Carlos Nobre Cruz escancara nossa pobreza, por Sidney Rezende

Negro, nordestino, sergipano fiel às suas raízes, jornalista, escritor....

para lembrar

Djavan

Djavan Caetano Viana   (Maceió, 27 de janeiro de...

Bahia se consagra como o melhor destino turístico do Brasil

  A Bahia está no imaginário do brasileiro...

‘Ato racista deve ser combatido’, diz Coletivo Negro do Mackenzie

Banheiro da Faculdade de Direito foi pichado com frase...
spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=