‘Não imaginava que aconteceria de novo’, diz vigilante xingado de ‘macaco’ duas vezes por idoso

Cliente de banco de Rio Preto (SP) que o chamou de ‘macaco’ foi condenado em ação de racismo. Primeiro insulto ocorreu em 2016 e Justiça estipulou indenização de R$ 2 mil.

Por Heloísa Casonato, do G1

Vigilante de agência bancária de Rio Preto (SP) foi vítima de injúria por duas vezes (Foto: Luis Fábio Pereira/Arquivo Pessoal)

O segurança de uma agência bancária ficou magoado e indignado quando foi vítima pela segunda vez de injúria racial. O crime foi praticado por um idoso, de 61 anos, que é cliente do banco onde ele trabalha em São José do Rio Preto (SP), nesta quarta-feira (3).

O mesmo homem o xingou de “macaco” duas vezes. Em entrevista ao G1, Luis Fábio Pereira contou que não esperava a ofensa.

“Eu não imaginava que isso aconteceria de novo. Quando escutei aquelas palavras eu nem acreditei porque ninguém nunca me ofendeu pela minha cor.”

Segundo o boletim de ocorrência registrado pelo segurança, o idoso teria o chamado de “macaco” para a caixa do banco e a vítima ouviu o insulto. “Ele disse que negro é de uma raça desgraçada e que levaria um cacho de bananas para mim”, afirma.

Segundo vigilante, idoso o ofendeu durante atendimento (Foto: Reprodução)

A vítima registrou um boletim de ocorrência por injúria racial e aguarda o suspeito responder pelo crime, que já havia sido praticado em 2016. O primeiro caso foi para o fórum e o juiz estipulou que o acusado pagasse R$ 2 mil em 13 parcelas.

“Da primeira vez eu fui xingado depois que interferi em uma discussão dele com a gerente do banco. A primeira audiência foi em novembro. Desta vez, o idoso foi ao banco para me pagar a segunda parcela da indenização, mas aconteceu tudo de novo”, lamenta.

“Eu acredito que ele foi ao banco para me injuriar e eu agredir ou falar algo para ele, mas a gente é treinado para isso e jamais farei uma coisa dessas.”

Agência no centro de Rio Preto onde ocorreu a injúria (Foto: Reprodução/Google)

+ sobre o tema

para lembrar

Brasil será avaliado pela ONU quanto à eliminação da discriminação racial

O Brasil passará por uma avaliação da Organização das...

“O golpe vai ser dos pretos contra o racismo, contra as elites, não o contrário”

Encontro de estudantes da Uneafro contou com a presença...

‘Enterrei dois filhos, ainda tenho esperança de enterrar meu caçula’

velho, Carlos, ela enterrou ainda bebê, morto em decorrência...

Mais que mil palavras

Em um mundo no qual lutamos diariamente para combater...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=