Não somos o braço direito da sociedade

É a semana do Dia Internacional da Mulher. A televisão exibe comerciais de presentes ideais para mulheres e ruas exibem promoções em suas vitrines. As escolas são decoradas com rosas e lembrancinhas são levadas pelos alunos. Cidadãos encomendam rosas nas floriculturas e saem carregados de caixas de bombons pelas lojas da cidade. Mas será que tantas homenagens compradas são suficientes para reconhecer o nosso papel enquanto mulher na sociedade? Só um dia para nos “agradecer”? “Ah, vocês também são representadas no Dia das Mães! ” . Muito bem, vamos conversar!

por Kamila Dinucci enviado para o Portal Geledés

São inúmeras homenagens à nós. Somos elogiadas por sermos capazes de gerar vida, por chefiarmos uma família e por sermos o braço direito da sociedade. A gente cuida do marido, das crianças, de mãe, de pai, avós… A gente tenta cuidar do mundo e às vezes não sobra tempo para cuidarmos de nós mesmas. Mas queremos que saibam que mulheres fazem bem mais do que isso.
Será que administramos somente o lar? E se contarmos a vocês que também administramos empresas, restaurantes e grandes obras? E também somos heroínas! Lecionamos diariamente para centenas de crianças e jovens, dando o melhor de nós em nome de uma educação de qualidade. Somos muito inteligentes!

E não pilotamos só o fogão! A gente também pilota moto, barco e você pode ser o nosso próximo passageiro por um avião pilotado por nós. “Ah, mas vocês são péssimas na baliza! “. Ora, todos nós, homens e mulheres, somos seres em construção. Afinal, ninguém nasce sabendo de nada: a gente se aperfeiçoa com o tempo.

Também somos mulheres solteiras. Boa parte de nós temos apenas animais, plantas e uma horta no quintal para dar atenção. Cozinhamos e cuidamos da casa porque amamos a nossa independência. Trabalhamos, estudamos e construímos o nosso futuro porque acreditamos que somos capazes de alcançar o inalcançável. E com essa rotina tão cansativa, a gente senta num bar ou assiste apenas um filme porque também amamos a nossa companhia.

Somos a resistência! Somos negras, indígenas, quilombolas, latinas, imigrantes e uma diversidade étnica que ainda não é totalmente ouvida pela sociedade. Mas isso não nos enfraquece. A desigualdade, o racismo e a falta de representatividade nos ferem todos os dias. Vamos botar a boca no trambone quantas vezes forem necessárias!

Agradecemos as rosas e os textos nas redes sociais. Mas queremos mais do que isso! Repararam que a sociedade nos cobra tanto para sermos belas, contanto que tenhamos um corpo magro, sem celulite e sem estrias? E as nossas roupas? Por que a sociedade ainda compara nível de inteligência com o tamanho da nossa saia? E se somos perseguidas, assediadas e violentadas a culpa não é de quem nos atacou, e sim, do tamanho da roupa, horário local… Chega!

Tiveram muitas mulheres que lutaram e morreram pela liberdade que temos. E hoje, somos mulheres que damos continuidade nessa luta. Mas ainda não somos totalmente ouvidas. Ainda não ocupamos todos os cargos no mercado de trabalho e não somos bem pagas pelo nosso esforço. E por mais que gritemos e queremos que o mundo ouças a nossa voz, muitos ainda abafam os ouvidos. Enquanto muitas de nós são discriminadas e violentadas, muitos vendam os olhos.

E por mais que demore longos anos para que sejamos reconhecidas, continuaremos em frente. Terá mulher na casa, na cozinha, na escola, na política, na arte e pilotando uma espaçonave. Somos atletas, faxineiras, enfermeiras, engenheiras, costureiras… A gente é uma lista enorme de certezas.
Porque não somos o braço direito da sociedade. Somos parte do mundo. Somos sujeitos ativos e só vocês não querem ver. Porque todo dia é o nosso dia. Todo dia nos orgulhamos de sermos mulheres.


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

“Todo mundo que é legal é feminista”

Fórum conversou com Jout Jout, o mais novo fenômeno...

PDF: Pensar o Brasil para o Enfrentamento do Racismo, do Sexismo e da Lesbofobia

Relatório Final do Grupo de Trabalho para Fortalecimento das Ações...

Duas visões: o horror do estupro coletivo

A antropóloga Alba Zaluar e a professora Barbara Nascimento,...

Obrigada, querida, Perolina Lyra, pelo presente que se transformou em um grande quilombo de ideias.

Recebi de presente um livro preto:  As Mulheres Abayomis ,...

para lembrar

Machismo e sexismo seguem dentro da publicidade no Brasil

Para desenvolver o estudo foram ouvidas 1,81 mil pesssoas,...

Travesti eleita Princesa Gay do Carnaval de 2013 é espancada e jogada sobre linha de trem no Rio

Apesar da preocupação da Polícia Civil com um plano...

Movimentos denunciam revista íntima vexatória em mulheres

Em protesto pelo Passe Livre, em 25 de outubro,...

Dia Internacional da Mulher: Lançamento da Programação Março Mulher

Dia Internacional da Mulher: Lançamento da Programação Março Mulher
spot_imgspot_img

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...
-+=