Suecos se unem contra racismo em classificação para as oitavas

Suécia comemorou muito a vitória por 3 a 0 e a consequente classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. Além da torcida pela vitória, grande parte da população se uniu para defender Jimmy Durmaz e mostrar que não é um país racista.

Do ESPN

Foto: Jimmy Durmaz e Sebastian Larsson – AFP

Durmaz cometeu uma falta diante da Alemanha nos acréscimos do jogo válido pela segunda rodada, e na cobrança Toni Kroos mandou no ângulo, garantindo a vitória alemã. O jogador acabou culpado pela derrota e recebeu xingamentos por conta do seu sobrenome, de origem turca.

Nesta quarta-feira, a ministra dos Esportes da Suécia, Annika Strandhall, postou uma foto com a camisa da seleção e o nome de Durmaz as costas, gesto repetido por outros torcedores.

Além disso, milhares postaram a hashtag #wearesweden (nós somos Suécia), rejeitando qualquer tipo de racismo no país.

Durmaz, após a partida, disse que ficaria focado apenas no futebol, não falando sobre questões externas. Antes, o jogador revelou toda sua tristeza com as ameaças.

“Eu sou um jogador de futebol de alto nível, ser criticado é algo que temos que viver com isso, mas ser chamado de ‘imigrante de merda’ e ‘homem-bomba’, e receber ameaças de morte contra mim e meus filhos é completamente inaceitável. Eu sou sueco, com orgulho de vestir nossa camisa ou nossa bandeira. Eu gostaria de agradecer às pessoas boas, maravilhosas, que espalham alegria. Isso nos abraça. Nós ficaremos unidos, somos todos suecos”, disse o jogador.

O racismo na Suécia já havia sido levantado por Ibrahimovic, que disse que parte do país o persegue por seu sobrenome não ser originalmente sueco.

+ sobre o tema

Barbie humana dá entrevista polêmica e é acusada de racismo

Valeria Lukyanova não está mesmo em uma fase boa....

Inteligência ficou cega de tanta informação?

Em 1543, Nicolau Copérnico publicou seu livro "De Revolutionibus...

para lembrar

Ação afirmativa: o debate como vitória

Por: Abdias Nascimento DA TRIBUNA DA Câmara costumava dizer que...

Comunicado do Colégio Anhembi Morumbi sobre o caso de racismo e a ‘boa aparência’

do Colégio Internacional Anhembi Morumbi para o Portal Geledés  ...

Isto são os EUA

Os Estados Unidos da América creem tanto em sua...

Camila Pitanga: ‘É alarmante o número de jovens negros assassinados’

Abre as asas sobre nós Intolerância racial é o assunto...
spot_imgspot_img

Número de pessoas mortas pela PM paulista cresceu 138% no 1º trimestre

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública de São Paulo mostram que o número de pessoas mortas por policiais militares em serviço no...

Livro continua a ser o melhor investimento de uma pessoa

Em janeiro de 2017, o mundo já era bastante confuso e acelerado. Mal sabíamos o que o futuro nos reservava. Parece até que estou falando...

Seu antirracismo é de fachada?

"Eu não tive a intenção, agora entendo que minhas atitudes são consequências do racismo estrutural." Não foram exatamente essas as palavras que uma cantora branca de sucesso...
-+=