UFRGS e Unipampa lançam curso EaD sobre o poeta gaúcho Oliveira Silveira

Vida, obra e consciência negra serão temas dos módulos

Por Sátira Machado, enviado para o Portal Geledés 

Divulgação/Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira

Em alusão ao 10 anos de morte de Oliveira Silveira, no dia 12 de novembro será lançado o curso “Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira”, a partir das 18 horas, na Sala II do Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. 

O curso será ofertado na modalidade de educação a distância (EaD) na plataforma Lúmina (https://lumina.ufrgs.br/), com acesso gratuito a qualquer público, sem pré-requisitos e sem limite de vaga, bastando inscrever-se. Depois do lançamento do curso, estarão disponíveis as videoaulas, os materiais de apoio e as atividades para alunos e alunas logados/as, que poderão estudar de forma auto instrutiva conforme sua disponibilidade, já que o curso não tem restrições para o término. Quem concluir o curso, realizando todas as atividades, receberá um certificado padrão da UFRGS, de 30 horas. 

Em três módulos online, de forma introdutória, estudantes irão saber mais sobre a vida, a obra e a consciência negra desse escritor afro-gaúcho. Nos extras, amigos e amigas de Oliveira deram depoimentos. O curso foi desenvolvido pelas professoras universitárias Sátira Machado, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Maria da Graça Gomes Paiva, professora aposentada pela UFRGS, com a Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da UFRGS e com o Polo Jaguarão da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) da Unipampa.

Sobre Oliveira Silveira

Egresso da UFRGS, Oliveira Silveira (1941-2009) graduou-se professor de Português-Francês e suas respectivas literaturas, em 1965. Foi um dos idealizadores do primeiro ato evocativo ao 20 de novembro, em homenagem a Zumbi, na celebração realizada pelo “Grupo Palmares” em 1971, em Porto Alegre. Sua obra vem ganhando destaque nas literaturas gaúcha, sul-rio-grandense e brasileira, principalmente pelo resgate das culturas negras nas artes literárias. A professora Zila Bernd, autora do livro “Negritude e Literatura na América Latina, destaca que “a cultura afro vai fazendo um trançado com a cultura gaúcha” na obra de Oliveira, ao valorizar “aspectos pouco conhecidos da história do negro no Rio Grande do Sul”.

Saiba mais no site oficial: www.oliveirasilveria.com.br

 

Sobre o Curso EaD

O curso “Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira” tem como base a plataforma Moodle e o formato MOOC (Massive Open Online Course) por ser aberto, oferecido em larga escala, e ter a possibilidade de auto-organização dos estudos por parte de estudantes, podendo até ser acessado através de smartphones.

É uma promoção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com execução do NAPEAD – Produção Multimídia para a Educação da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da UFRGS e do Polo Jaguarão da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) da Unipampa. 

Foi realizado em parceria com os cursos de Produção e Política Cultural e Licenciatura em Letras-Português EaD da Unipampa; o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS; e a Associação Negra de Cultura – AndC, uma entidade criada por Oliveira Silveira. 

Tem o apoio da Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF) e do Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) da Unipampa e da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, por meio do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (Deds), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (Neab) e do Salão de Atos, bem como, da Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas (CAF) da UFRGS. 

 

Sobre o Lançamento do Curso

O lançamento será realizado no dia 12/11 (terça),  a partir das 18 horas, na Sala II do Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre/RS/Brasil. 

No saguão do Salão de Atos da UFRGS, além da filha única de Oliveira Silveira – Naiara – declamar poemas do pai; apoiadores/as como a Biblioteca Pública do RS; Estilo Afro; Pimenta Mimosa; Chocolah; Artelier-by Ieda Ferreira; Maraia’s- Boneca de Pano; Afrodite; Kynutryzzy, entre outros/as estarão realizando exposições para divulgar as culturas negras. 

Será transmitido pela Rede Multivideos no site da UFRGS (https://aovivo.ufrgs.br/redemultivideos/), com acompanhamento de estudantes da Universidade Pedagógica de Moçambique e da Universidade do Texas dos Estados Unidos. 

 

SERVIÇO – LANÇAMENTO

O Quê: Lançamento do curso “Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira”

Onde: Sala II do Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre/RS/Brasil

Quando: Dia 12 de novembro, terça-feira, a partir das 18 horas

Quanto: Entrada franca

Informações: [email protected]

 

SERVIÇO – CURSO

Nome: Curso básico EaD “Oliveira Silveira: o poeta da consciência negra brasileira”

Módulos 

Módulo 1 – Oliveira Silveira: de Rosário do Sul à Porto Alegre – 10 horas

Módulo 2 – Oliveira Silveira: de comunicador a poeta – 10 horas

Módulo 3 – Oliveira Silveira: do 13 de maio ao 20 de novembro – 10 horas

Local: Plataforma Lúmina da UFRGS (https://lumina.ufrgs.br/)

Período: Disponível após o lançamento em 12/11/2019, por tempo indeterminado

Carga Horária: 30 horas

Área: Ciências Humanas e Artes/Literatura

Inscrições: a qualquer tempo, na Plataforma Lúmina

Quanto: Gratuito 

Pré-requisitos: qualquer público com acesso à Internet

Vagas: ilimitadas

Certificação: sim

 

*Sátira Machado, jornalista


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

Quem é Regé-Jean Page, a estrela da série “Bridgerton”?

Se você for como nós, sua obsessão de férias...

Documentário sobre revolução na Tunísia é destaque da mostra África Hoje

"Rouge Parole" abre segunda edição do evento, que...

para lembrar

Viriato da Cruz

Porto Amboim, Angola, 1928 - Pequim, China, 1973....

Usain Bolt vence, mas não quebra próprio recorde

  Grande atração do Desafio Mano a Mano, Usain Bolt...
spot_imgspot_img

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

As populações quilombolas possuem perfil mais jovem do que o observado na população total do Brasil. Além disso, nos territórios quilombolas, a presença dos...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...

Festival Feira Preta tem shows de Luedji Luna, Tasha & Tracie e Marcelo D2 a partir de sexta no Parque Ibirapuera, em SP

Mais uma edição do Festival Feira Preta, um dos maiores eventos de cultura negra da América Latina, vai ser realizado a partir desta sexta-feira...
-+=