Ogunhê

Enviado por / FonteDo Alaketú Odé

Ogún – O grande guerreiro

DIA: Terça-Feira

CORES: Verde ou Azul-escuro, Vermelho (algumas qualidades)

SÍMBOLOS: Bigorna, Faca, Pá, Enxada e outras ferramentas

ELEMENTOS: Terra (florestas e estradas) e Fogo

DOMÍNIOS: Guerra, Progresso, Conquista e Metalurgia

SAUDAÇÃO: Ògún Iyè! (Salve Ogún)

Ilustração: André Mantoano

Ogun (Ògún) é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protetor do ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com o ferro ou metais afins.

Orixá conquistador, Ogun fez-se respeitar em toda a África negra pelo seu carácter devastador. Foram muitos os reinos que se curvaram diante do poder militar de Ogun.

Entre os muitos Estados conquistados por Ogun estava a cidade de Iré, da qual se tornou senhor após libertar a cidade da tirania do rei e substituí-lo pelo seu, próprio filho, regressando glorioso com o título de Oníìré, ou seja, Rei de Iré.

Não é por acaso, portanto, que nas orações dedicadas a Ogun o medo fica tão evidente e a piedade é um pedido constante, pois como diz uma das suas cantigas:

Ògún pá lélé pá
Ògún pá ojaré
Ògún pá, lélé pá
Ògún pá ojaré.
Ogum mata/extingui com violência
Ogum mata/extingui com razão
Ogum mata/extingui e destrói completamente.
Ogun é o filho mais velho de Odudua, o herói civilizador que fundou a cidade de Ifé. Quando Odudua esteve temporariamente cego, Ogun tornou-se seu regente em Ifé.

Ogum é um orixá importantíssimo em África e no Brasil. A sua origem, de acordo com a história, data de eras remotas. Ogun é o último imolé.

Os Igba Imolé eram os duzentos deuses da direita que foram destruídos por Olodumaré após terem agido mal. A Ogun, o único Igba Imolé que restou, coube conduzir os Irun Imole, os outros quatrocentos deuses da esquerda.

Foi Ogum quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza.

Em todos os cantos da África negra Ogun é conhecido, pois soube conquistar cada espaço daquele continente com a sua bravura. Matou muita gente, mas matou a fome de muita gente, por isso antes de ser temido Ogum é amado.

Ogún é também o filho de Iyemonjá com Oxalá, irmão mais velho de Exú, Oxóssi e Oxoguian. Também se envolveu com Iyansã e depois com Oxún, mantém parceirismo com Ossaíyn pois sua casa é a floresta onde também mora seu irmão Oxóssi. Ogún disputou terras contra Xángô, e tem certo contra-axé com Obá e também com Nanã devido ao aço. Tem também ligações com Obáluwaiyê devido ter estreita aproximação à terra e também com Logún-Edé. O orixá que Ogún mais tem carinho é seu irmão mais novo Oxóssi, aquele que carinhosamente ele chama de Oxolikere (Òsólíkèré – Mago da mata). Tão é, que Ogún criou Oxóssi desde pequeno e o ensinou a arte da caça e da luta. Outros falam que Ogún ensinou à Oxóssi a luta, e em troca Oxóssi lhe ensinou a caçar. Essa união de Ogún e Oxóssi é tão forte, que onde está um, está o outro, há até um dito sobre isso que ocorre com eles, se diz: “Wá Ògún niyè èsé, bá Òsóòsí! ” que significa ” Onde Ogun tira o pé, Oxóssi coloca! ” significando que Oxóssi sempre segue seu irmão Ogún onde quer que vá, por isso quando se faz um Oxóssi é por dever acentar um Ogún e vice-versa, pois, os dois não aceitam ficar separados, porque Ogún é a complementação de Oxóssi e vice-versa também, então sempre onde estiver Ogún estará Oxóssi, e onde estiver Oxóssi estará Ogún.

Espada! Eis o braço de Ogun.
Características dos filhos de Ogun
Fisicamente, os filhos de Ogun são geralmente magros, mas com músculos e formas bem definidas. Compartilham com Exu o gosto pelas festas e conversas que não acabam e gostam de brigas. Se não fizerem a sua própria briga, compram a dos seus camaradas.

Sexualmente os filhos de Ogum são muito potentes; trocam constantemente de parceiros, pois possuem dificuldade de se fixar a uma pessoa ou lugar.
São do tipo que dispensa um confortável colchão de molas para dormir no chão; gostam de pisar a terra com os pés descalços. São pessoas batalhadoras, que não medem esforços para atingir os seus objectivos, são pessoas que mesmo contrariando a lógica lutam insistentemente e vencem.

Não se prendem à riqueza, ganham hoje, gastam amanhã. Gostam mesmo é do poder, gostam de comandar, são líderes natos. Essa necessidade de estar sempre à frente pode torná-los pessoas egoístas e desagradáveis, mas nem sempre.

Geralmente, os filhos de Ogum são pessoas alegres, que falam e riem alto para que todos se divirtam com suas histórias e que adoram compartilhar a sua felicidade.

Oração de São Jorge para vencer obstáculos e abrir caminhos

Por Franco Guizzetti, do Terra

Foto: Agência O Globo

Hoje, 23 de abril, é o dia do santo guerreiro, o santo mais amado do Brasil. Hoje é o dia de São Jorge. O santo que abre caminhos, que vence as demandas, enfrenta os inimigos, que vence o dragão e alcança suas vitórias. E com esta força guerreira e vencedora que seus devotos fazem as Festas de São Jorge pelo Brasil todo.

Se você tiver fé no Santo Guerreiro e pedir com devoção, alcançará sua graça e seus caminhos na vida abrirão. Ele é frequentemente descrito vestido com uma armadura de metal, que representa a força da fé em vencer os inimigos e uma lança ou espada que representa as armas interiores para combater os problemas.

O cavalo branco representa a pureza indomada da fé em Deus e em si próprio, enquanto a capa vermelha é a força e a autoconfiança para vencer na vida e os obstáculos. O dragão, por sua vez, simboliza todos e qualquer inimigo e problemas a serem enfrentados.

É claro que está simbologia do Santo Guerreiro é a minha visão, de quem aprendeu a admirar o protetor dos soldados, dos cavaleiros e escoteiros. Ele também é patrono da Inglaterra, Portugal e Grécia.

Horóscopo do Dia: Invista mais em você, aprenda Inglês!
Tire um tempo pra você, comece a aprender um novo idioma hoje mesmo. Com Inglês você poderá melhorar seu emprego, conhecer novos lugares e novas pessoas. Não perca tempo. Conheça!

É claro que escrevo sobre São Jorge, que nos protege de todos os males, de medos extremos, nos defende da tentação do demônio e também contra os criminosos.

Dia 23 de abril é o dia deste Santo Guerreiro. Em todas as igrejas e casas espíritas serão realizadas muitas festas e comemorações para o santo que sempre protege nossas casas e empresas.

Para todos aqueles que têm fé em São Jorge, seguem várias orações para fazer no dia dele ou nos momentos de necessidade. E lembre-se que a crença e a fé em um santo são um direito de qualquer pessoa.

Oração Poderosa de São Jorge para Quebrar Demandas e Vencer na Vida
São Jorge, guerreiro vencedor do dragão, Rogai por nós.

Ó São Jorge, meu guerreiro, invencível na Fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança abra os meus caminhos. Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer algum mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, a Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.

Oh! Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel cavalo meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Ajudai-me a superar todo o desanimo e alcançar a graça que tanto preciso: (fazer aqui o seu pedido).

Dai-me coragem e esperança fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade. Com o poder de Deus, de Jesus Cristo e do Divino Espírito Santo. Amém!

Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria, uma Glória ao Pai. São Jorge rogai por nós!

Leia Também:

A Tristeza dos Orixás

+ sobre o tema

Carta aberta à população de Rondonópolis

Nós negros, não somos descendentes de escravizados no Brasil....

Pete Rock fala sobre racismo que sofreu na Europa

Peter Phillips (Bronx, 21 de junho de 1970), mais...

Netflix desfalca Disney e contrata Kenya Barride criador série negra por US$ 100 milhões

Na guerra por conteúdo para o streaming, a Netflix...

para lembrar

spot_imgspot_img

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...
-+=