Mulher negra: tu és uma raiz sagrada

Contáramos estórias de negação. Açoitaram verdades sobre nós. Encobriram nossos traços para não reconhecer a nossa beleza. Demonizaram nossos rostos para não exaltar nosso sagrado. Legados históricos do que eu não sou.

Desnudar essa pele não é uma tarefa fácil. Há quem nos ensine sete passos de como recuperar o amor próprio. Mas não consideram que até o amor nos foi retirado. Toda uma subjetivação expropriada, mercantilizada, para esvaziar-nos do que é característico nosso. Nossa ontologia nunca foi (re)conhecida. Pelo contrário, aprisionaram-na em navios de aniquilamento existencial.

Impuseram-nos um jeito de não sentir. De resistir a dor. De sobreviver e não viver. De aceitar e não espernear. De ceder e não ser. De fincar e não atravessar. No entanto, esqueceram eles, que nenhum cativeiro, nenhuma senzala, nenhum mocambo, nenhuma periferia – e até mesmo nenhuma prisão – podem deter o esparramar das nossas raízes ancestrais.

E é essa raiz em nós que germinará a recomposição dos nossos afetos, do nosso próprio amor. O sopro intuitivo de olhar para si. De silenciar em meio aos ruídos polifônicos de uma sociedade que grita hipocrisia racial.

Podem verborragir receitas insossas de como se amar. Podem quebrar nossos corações com amores líquidos.

Podemos até nos tirar todos os espelhos concretos ao nosso alcance, para não nos enxergar.

Mas, jamais, conseguirão tirar a nossa capacidade de auto reflexo ancestral. De se olhar nas águas doces e se ver Oxum – a Deusa da Beleza e Amor – pois esse espelho nunca se quebra. E é com mel que ela cola os cacos do nosso coração partido e nos ensina que a delicadeza é uma espada.

Estou a(r)mada!

 


** Este artigo é de autoria de colaboradores ou articulistas do PORTAL GELEDÉS e não representa ideias ou opiniões do veículo. Portal Geledés oferece espaço para vozes diversas da esfera pública, garantindo assim a pluralidade do debate na sociedade.

+ sobre o tema

132 anos de abolição: A luta pela nossa liberdade continua…

13 de maio de 2020, hoje faz 132 anos...

Cuidado, somos perigosos!

"Os tempos são difíceis. Mas a todos aqueles que...

Juiz da Flórida, EUA, ordena nova prisão de réu em caso de racismo

Homem matou um adolescente negro e diz ter agido...

Abdias Nascimento: Eu tenho um sonho…

por: MAURÍCIO PESTANA FOTOS JANUÁRIO GARCIA ... ainda quero ver...

para lembrar

Um perigo público: Cotas ou Abolição

Fonte: Elio Gaspari, Folha de São Paulo, 21-03-2004  ...

Jovem negro denuncia ter sofrido racismo dentro de ônibus no Rio

Um relato postado nas redes sociais denunciando mais um...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=