Kamala Harris: a primeira mulher a ocupar a vice-presidência dos EUA: “Temos muito trabalho pela frente”

Enviado por / FonteDa Vogue

Com pai jamaicano e mãe indiana, Kamala Harris, 56, tem como causa pessoal a reivindicação por direitos de imigrantes e de comunidades marginalizadas. Formada em Direito pela Hastings College of Law, da Universidade da Califórnia, Kamala foi a primeira afro-americana e primeira mulher a ocupar o cargo de Procuradora Geral do Estado da Califórnia antes de se eleger senadora em 2016 (segunda mulher de descendência negra a conseguir o feito). Hoje, ela quebrou outro paradigma: se tornou a primeira mulher a ocupar a vice-presidência dos EUA.

Ao anunciar a vitória em seu Instagram, ela disse ter muito trabalho a fazer. “Esta eleição envolve muito mais do que @JoeBiden ou eu. É sobre a alma da América e nossa disposição de lutar por ela. Temos muito trabalho pela frente. Vamos começar!”.

A jurista de Oakland chegou a anunciou sua candidatura ao mais alto cargo do governo americano, mas desistiu para apoiar Joe Biden, que saiu vencedor nas eleições.

“O que sempre me inspirou sobre Dr. King é que ele era aspiracional”, disse durante o programa Good Morning America, onde fez o anúncio de sua candidatura. “Ele era aspiracional como nosso país é aspiracional. Nós sabemos que ainda não atingimos aqueles ideais. Mas nossa força é que nós lutamos para alcançá-los. Então hoje, data em que celebramos Dr. King, é um dia muito especial para nós americanos. Sinto-me honrada ao poder fazer meu anúncio hoje”, disse na época.

Kamala ganhou projeção nos EUA graças à turnê de seu segundo livro, o autobiográfico The Truths We Hold: An American Journey. Entre as pautas que defende, estão um sistema público de saúde (Medicare), o aumento do salário mínimo, a reforma do sistema carcerário (ela criou o Back on Track, programa que oferece orientação profissional a réus primários em casos de drogas) e melhores condições financeiras para que estudantes consigam chegar ao nível superior sem se endividar por causa de mensalidades abusivas.

“Minha mãe entendia muito bem que estava criando duas filhas negras”, escreveu Harris em sua autobiografia. “Ela estava determinada a garantir que nos tornaríamos mulheres negras confiantes e orgulhosas.”

Kamala foi escolhida para o cargo em uma lista com cerca de 13 nomes fortes de mulheres, como a senadora e ex-pré-candidata Elizabeth Warren. Biden havia prometido ter uma mulher para a vice-presidência e estava sob pressão para que escolhesse uma negra. A senadora cumpriu os dois pré-requisitos.

“Tenho a grande honra de anunciar que escolhi Kamala Harris – uma destemida lutadora em favor das pessoas comuns e uma das melhores servidoras públicas do país – como minha companheira de chapa”, anunciou Biden pelo Twitter na época.

Fonte: Vogue 

+ sobre o tema

Feminicídio: Uma proposta de tipologia

Os crimes de morte contra mulheres continuam acontecendo no...

Anielle Franco: ‘Os desafios atuais são muitos, a começar por nos mantermos vivas’

Uma noite marcada pelo protagonismo das mulheres negras. Assim...

Plataforma mapeia casos de violência contra a mulher na América Latina

Plataforma mapeia casos de violência contra a mulher:  plataforma...

para lembrar

A esterilização forçada de mulheres indígenas canadenses: um assunto muito recente

Essa prática acabou oficialmente em 1973, mas investigações e...

Juíza pode se tornar a primeira desembargadora negra do estado RJ

Anúncio será feito nesta hoje, e, na lista de...

I shot myself – autorretratos de garotas comuns

O projeto I shot myself é um fórum público...
spot_imgspot_img

Órfãos do feminicídio terão atendimento prioritário na emissão do RG

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SMDF) assinaram uma portaria conjunta que estabelece...

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...
-+=