Fragmentos de bala são encontrados no corpo de uma das primas mortas no RJ

Enviado por / FonteUol, por Marcela Lemos

A Polícia Civil encontrou fragmentos de bala no corpo de uma das meninas mortas na porta de casa, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O material vai ser encaminhado para perícia e, com ele, espera-se definir o tipo de projetil que atingiu a criança. As armas dos PMs, cinco fuzis e cinco pistolas, já haviam sido apreendidas para exame de confronto balístico.

As primas Emily e Rebeca, de 4 e 7 anos respectivamente, foram mortas na sexta-feira (4), na calçada de casa, na comunidade do Barro Vermelho, em Gramacho.

De acordo com o advogado da família, Rodrigo Mondego, membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB /RJ, testemunhas e a posição dos policiais no momento que as duas meninas foram atingidas podem ajudar a esclarecer o caso.

“Com esse fragmento dá para saber qual tipo de arma usada. Pelo impacto na criança, há suspeita de que seja um tiro de fuzil. A posição dos policiais é uma pista importante para confirmar o caminho do tiro. Um problema é que não houve perícia de local. A polícia poderia ter encontrado outros fragmentos de bala, já que testemunhas ouviram de 4 a 6 tiros na região”, disse o advogado na manhã de hoje ao UOL.

De acordo com a Polícia Civil, os agentes que estavam no local já prestaram depoimento sobre o caso. Já a PM informou que a guarnição negou ter efetuado disparos.

A avó de Rebeca e tia de Emily, Lídia da Silva Moreira Santos, voltou a negar a versão da PM e afirmou que viu os policiais atirarem da viatura em direção à rua. Segundo ela, não houve confronto com criminosos na região.

“É revoltante ver a PM [Polícia Militar] falar que eles não atiraram. Se fosse bandido, eu afirmaria o que houve. A polícia parou e atirou. Quem tinha que proteger, matou. Eu sei o que eu vi. Geralmente na minha rua, que é principal, não acontece essas coisas. Se tivesse tiro, não deixariam elas na rua. Estamos ansiosos por Justiça”, reafirmou Lídia na manhã de hoje.

Caso será encaminhado à ONU

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), Renata Souza, afirmou que irá levar o caso das mortes para a ONU (Organização das Nações Unidas).

Parentes das crianças já se encontraram com a deputada e também com o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro, que ouviu cobranças dos familiares.

De acordo com dados da ONG Rio de Paz, somente neste ano de 2020, 12 crianças morreram vítimas de balas perdidas. Desde 2007, são 79 crianças assassinadas no estado.

 

+ sobre o tema

O plágio e o apagamento da intelectualidade negra

Nos últimos dias, tenho refletido muito sobre o porquê...

Adolescente vai visitar o pai e sofre agressões racistas por parte de sua madrasta

Adolescente vai visitar o pai e sofre agressões racistas...

Perda de direitos trabalhistas coloca em risco a dignidade humana

O século 20 foi marcado por muitas guerras, mas...

Juventude negra, ciência e educação

Mesmo com os avanços já promovidos pela lei 12.711/2012, que nacionalizou...

para lembrar

Ato Vidas Pretas Importam – Cidade Tiradentes/ZL

No Brasil, um jovem preto é assassinado a cada...

A história do ódio no Brasil

por Fred Di Giacomo “Achamos que somos um bando de gente...

A política do livro e leitura como um direito humano

Trago comigo um retratoque me carrega com ele bem...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=