II Festival Frente Feminina Celebra as Mulheres Negras com o tema Afrofuturismo

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

Com patrocínio do Programa Pontes e prêmio Aldir Blanc, a segunda edição virtual e gratuita contempla quatro mostras que celebram artistas negras do Brasil e do mundo.

Até o dia 28 de março o II FFF – Festival Frente Feminina celebra as mulheres negras e apresenta uma programação gratuita e totalmente virtual, através de seu canal no YouTube (https://www.youtube.com/festivalfrentefeminina), sempre aos sábados e domingos do mês de celebração da luta pelos direitos das mulheres.

A segunda edição assume o Afrofuturismo como conceito temático e celebra a produção artística de mulheres negras do Brasil e do mundo. O II FFF recebeu patrocínio do Programa Pontes, uma iniciativa do Oi Futuro e o British Council, e foi selecionado pelo Prêmio Gran Circular Aldir Blanc 2020 do GDF.

Mostras

A programação se divide em quatro mostras concebidas para valorizar a potência criativa e a pluralidade da mulher negra nas artes, suas linguagens, visões de mundo, biografias. “Esta edição virtual nos permitiu experimentar o hibridismo de linguagens misturando as artes vivas com audiovisual. E cada um dos trabalhos foi roteirizado, dirigido ou protagonizado por mulheres negras”, comemora Larissa Mauro, uma das coordenadoras do festival criado em Brasília em 2019 por Larissa, Anna Marques e Catarina Accioly, três artistas e produtoras culturais do DF.

Veja como foi o I FFF (https://www.festivalfrentefeminina.com.br/ifff)

Programação do II Festival Frente Feminina

O II FFF acontece nos sábados e domingos de março, sempre às 20h, pelo canal do festival no YouTube (https://www.youtube.com/festivalfrentefeminina).

Os sábados serão dedicados à produção artística do Distrito Federal com duas mostras por dia. A programação terá tradução em Libras.

Mostra Cenas Curtas

A Mostra Cenas Curtas volta no II FFF abrindo espaço para a performance de artistas negras do Distrito Federal. Com o prêmio Gran Circular Aldir Blanc 2020, o FFF selecionou quatro cenas para fazer parte da programação deste ano.

Mostra ImperAtrizes

Nesta edição, o festival vai homenagear quatro artistas do DF que são referência na cena cultural brasileira: Ana Luiza Bellacosta, Cristiane Sobral, Gleide Firmino e Renata Jambeiro. As artistas aceitaram contar suas histórias para o FFF e o resultado são quatro mini documentários sobre a trajetória de cada uma.

Aos domingos, o festival ganha contornos nacionais com mais duas mostras.

Mostra EnCena Preta

A mostra lança os trabalhos criados durante a Residência Artística EnCena Preta: afetividades, ancestralidades e brasilidades em narrativas performáticas. A residência foi realizada virtualmente, de 08 a 22 de fevereiro, com patrocínio do Programa Pontes 2020/2021, iniciativa do Oi Futuro e o British Council, que promove conexões e trocas com artistas do Reino Unido. A mentoria dos trabalhos foi da roteirista, dramaturga e diretora britânica Marissa Lestrade. Ao todo 20 vídeos serão exibidos na programação, cinco por domingo.

A troca artística foi registrada e gerou também o documentário inédito “Diário de Bordo – Residência EnCena Preta” produzido pela equipe do FFF para mostrar como foi desenvolvido o processo virtual que reuniu artistas da Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Cine FFF

A mostra de cinema do II FFF reúne oito filmes dirigidos por mulheres negras, com uma produção cubana. A programação conta com dois filmes por domingo.

Sobre o Programa Pontes

O Programa Pontes é fruto da parceria entre Oi Futuro e British Council, com o objetivo de oferecer novas alternativas de fomento aos festivais brasileiros e de promover a produção artística do Reino Unido no Brasil. Partindo de um modelo inovador, baseado na colaboração institucional, o programa une a expertise do Oi Futuro na gestão de editais de seleção de projetos culturais e a experiência do British Council na formação de redes internacionais de artistas e especialistas. O programa é realizado com financiamento direto das duas instituições, de forma que os projetos não precisam estar inscritos em leis de incentivo à cultura, podendo inclusive beneficiar projetos de estados que não são contemplados por essas leis. Os festivais foram escolhidos para o benefício por serem importantes veículos de acesso à cultura e de estímulo à economia criativa local.

Nas duas primeiras edições do programa, em 2018 e 2019, 20 festivais de diversas regiões do Brasil, foram contemplados e receberam aporte financeiro para incluir residências de criadores britânicos em suas programações e promover o intercâmbio cultural, contribuindo para a formação de redes internacionais nas artes e troca de experiências.

Larissa Mauro (Foto: Enviado ao Portal Geledés)

Confira a programação detalhada:

13 de março (sábado)

Mostra Cenas Curtas

A(Fé)tas – Lidi Leão (DF)

Mostra ImperAtrizes

Cristiane Sobral

14 de março (domingo)

Mostra EnCena Preta

Quanto mais o tempo passa, mais vejo minha mãe em mim – Isabella Baroz (DF)

Meu lugar é doutro lado do continente – Nataly Sousa (PE)

Você é flecha – Nanda Pimenta (DF)

Meu corpo negro feminino – Kênia Bárbara (MG/RJ)

Abojuto nipasẹ Afẹfẹ – Cuidada pelo vento – Andrea Mendes (BA/SP)

Cine FFF

Ángela – Idalmis Garcia (Cuba)

Memórias de um Povo – Maria Abade e Mariane Silva (Quilombo Engenho da Ponte/BA)

O que é ser Mulher Negra no Brasil? Com Carolina Guimarães (Comunicadora baiana)

20 de março (sábado)

Mostra Cenas Curtas

Joana – Fernanda Jacob e Tuanny Araujo (DF)

Mostra ImperAtrizes

Gleide Firmino

21 de março (domingo)

Mostra EnCena Preta

Minha voz – Gabriela Correa (DF)

Carne – Aysha Luiza (DF)

Novembro – Naiara Lira (DF)

Dentro de si há uma história, imerge nela! – Paula Marinho (BA)

Nasci pra ser livre – Nãnan Matos (DF)

Cena especial para o II FFF

Meu corpo é frevo o ano inteiro – Inaê Silva (PE)

Cine FFF

PE 460 – Uma Luta Ancestral – Jocicleide Valdeci de Oliveira e Jocilene Valdeci de Oliveira (PE)

Black Out – Crioulas Video e Tankalé

O que é ser mulher negra no Brasil? Com Givânia Silva (Coordenação Nacional Quilombola) (PE/DF)

27 de março (sábado)

Mostra Cenas Curtas

Tão escutando? – Luana Lebazi (DF)

Mostra ImperAtrizes

Renata Jambeiro

28 de março (domingo)

Mostra EnCena Preta

Beleza Plena – Jamila Terra (DF)

Breve crônica sobre dor crônica – Balbina de Sá (RS)

Quatro Ôri – Mariana Maia (RJ)

Raízes – Jessica Madona (RJ/SP)

Rastros de Fé – Cyda Baú (MG/SP)

Cine FFF

Calibre 180 – Shirley Cruz (RJ)

O Dia de Jerusa – Viviane Ferreira (BA/SP)

A programação fecha com o lançamento do documentário Diário de Bordo – Residência EnCena Preta, realizado pela equipe do II FFF.

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Entrevista do mês – Jurema Werneck

Violência no país está relacionada a racismo e falta...

Rosa Parks

O marco inicial deste movimento se deu no sul...

As mulheres negras em imagens e narrativas afro-atlânticas, com Jordana Braz

“A mulher anônima pode ser qualquer mulher que você...

para lembrar

Internet como ferramenta revolucionária

“I woke up like this! We flawless, ladies, tell...

Cidade de Deus está em lista de melhores filmes estrangeiros

Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, foi eleito o...

Oshun em busca de ancestralidade

As nova-iorquinas do duo de hip-hop Oshun querem entender...

Racebending, nerds e racismo

Mais uma escalação e mais uma revolta no meio...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Oprah Winfrey completa 70 anos com um império de R$ 17 bilhões

A apresentadora, empresária e atriz Oprah Winfrey completa 70 anos, nesta segunda-feira, e vive um momento chave na carreira como produtora da nova versão...
-+=