Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Enviado por / FonteNo Sympla

Celebrado no dia 25 de julho, o dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha surgiu para dar visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo. Foi instituído em 1992 durante o 1º encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas e, no Brasil, a data homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência do povo preto.

Esse ano, o Núcleo Ayé organiza a primeira edição do evento em comemoração ao dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e, para a sua realização, nossa mesa redonda conta com a presença de:

Hannah Batista, amazonense, 27 anos, graduada em Fotografia pela Faculdades Metropolitanas Unidas. Diretora do videoclipe “Boto Fé” da artista Bia Ferreira. Vencedora de um Leão de Bronze na categoria Entertainment Lion, com o clipe “Qual Teu Sonho” da artista Yzalú em uma ação do dia das mulheres, no Cannes Lions Festival of Creativity, sendo sua primeira participação no evento, o mais importante da indústria da propaganda. 

Jonelle Willis, jamaicana, 25 anos, graduanda em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo. Integrante da ODEC – Observatório da Democracia no Mundo (Projeto de extensão do curso de RI-USP que analisa eleições ao redor do mundo pela ótica das RIs), possui interesse em estudos raciais, de gênero, relações internacionais e política externa. 

Jackeline Romio, doutora e mestre em demografia pelo Instituto de Filosofia e Ciência Humanas da UNICAMP. Atualmente conduz pesquisa de pós doutorado em Psicologia Social na USP. Desenvolve pesquisas interdisciplinares sobre os feminicídios, a violência e a relação entre as opressões raciais, de gênero, sexo e de classe social e epistemologias feministas decoloniais. 

Para se inscrever clique aqui

+ sobre o tema

Encontro de quarta a sábado divulga a cultura afro-uruguaia em Porto Alegre

A 2ª Llamada Porto Alegre terá oficinas de candombe,...

Países africanos devem preparar-se para o impacto da Gripe A H1N1

Fonte: Agola Press - Luanda - O director regional...

Pharrell Williams receberá prêmio de “Ícone Fashion” em evento de moda

Pharrell Williams já recebeu muitos prêmios por sua música...

para lembrar

Naomi Campbell completa 43 anos com uma carreira marcada por sucesso e polêmicas

Naomi Campbell completa 43 anos com uma carreira marcada...

Espetáculo aborda negritude e universo feminino em obra coletiva

O espetáculo cênico-musical "NEGR.A" traz o resultado do trabalho...

Recordista de jogos pela seleção, Formiga é primeira mulher a receber a Bola de Prata

Ela é um símbolo para o futebol feminino brasileiro,...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Iza faz primeiro show grávida e se emociona: “Eu estou muito feliz”

Iza se apresentou pela primeira vez grávida na noite do sábado (27), em um show realizado no Sesc + Pop, em Brasília, no Distrito Federal. Destacando...
-+=