Jarid Arraes procura a poesia entre o cordel e a emancipação da mulher

Reedição de volume lançado inicialmente em 2018, “Um Buraco com Meu Nome” é tido como a estreia de Jarid Arraes na poesia. A fórmula não está equivocada, mas pode talvez eclipsar a influência discreta, apesar de decisiva, do gênero em versos a partir do qual a autora se notabilizou, o cordel.

Ainda que os poemas do livro sejam aparentemente distantes do ritmo que marca os versos da tradição popular, alguns de seus recursos são recorrentes, gerando boas surpresas para o leitor.

Um dos poemas mais marcantes do livro é “Caldeirão”, que tira sua força de recursos afins aos da literatura de folhetos, a começar pela variação a partir do mote, retomado de diferentes maneiras ao longo do poema.

Seu tom provocativo, além disso, decorre da relação ambígua que estabelece com a visão tradicional da divisão sexual do trabalho, que reproduz para criticamente se distanciar. “As mulheres catam grãos/ nos dedos/ e enfiam os dedos/ trocam os dedos/ pelas mãos.” A referência ao clichê (“trocar os pés pelas mãos”), ao o subverter, ventila a perspectiva feminista que marca a coletânea.

As imagens relacionadas ao trabalho feminino costuram a busca pela emancipação da mulher, e a herança dá lugar, pelas mãos da poeta, a novas possibilidades. “Escrevo cada letra como feijões catados na bacia/ reproduzindo os dedos ágeis/ que minha avó possuía.”

Se a opressão e o sofrimento infligido às mulheres, sobretudo as negras, constituem a experiência que origina os poemas, leitor e sujeito poético se unem pelas dores compartilhadas. “Você abre agora/ os braços/ também sentindo/ minha chama.”

O enfrentamento da “vida simbólica/ escorada na autoridade/ dada pelos homens” a autora traz de livros anteriores. Seu percurso no cordel, aliás, passa por despir a técnica —aprendida com o pai e o avô— do machismo que caracteriza os temas tradicionais.

Na sequência de dezenas de folhetos comercializados por Arraes pela internet, “Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis”, lançado em 2017, resgata a história de mulheres como Dandara, Carolina Maria de Jesus e Tereza de Benguela.

Ainda que a visão política emancipadora não seja garantia de bons poemas, composições em torno de outros temas com frequência carecem de vigor.

É o caso, por exemplo, de “Pílula”, que talvez não merecesse ser incluído no conjunto, e “Meio do Céu”, que fala mais diretamente a um nicho, pois mobiliza referências astrológicas e superstição, e não parece tirar partido da estrutura em versos, apostando com pouco sucesso na seleção lexical —“somos ingratos com o acaso/ brincamos com a envergadura da nossa força/ inutilizada pela ânsia”.

Além das quatro seções originais —“Selvageria”, “Fera”, “Corpo Aberto” e “Caverna”—, há uma de poemas inéditos.

As novas composições, mais concisas, revelam a aproximação com a poesia como jogo de palavras. “Declaro a quem possa/ digerir/ que certos princípios/ perderam/ seus fins”, afirma a estrofe inicial do primeiro deles, “Chaotic Neutral”, de algum modo trazendo a lembrança de certos poemas de Ana Cristina Cesar, referência improvável para a primeira edição.

A ideia da poesia como refúgio, que decorre do título, não reflete a proposta viva do livro, que cresce quando investiga a realidade e cria conflito. Como estreia, o volume anuncia a força potencial de um sujeito que vê, nas pessoas ocupando a cidade, “um monte de caco de/ história”. Aí está, provavelmente, o mais interessante dos caminhos vislumbrados.

  • Preço R$ 39,90 (176 págs.); R$ 27,90 (ebook)
  • Autor Jarid Arraes
  • Editora Alfaguara

Luisa Destri

Pesquisadora, é doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo

+ sobre o tema

Aos 95 anos, bisavô assume para a família que é gay: ‘Quero que o mundo saiba’

Roman Blank contou que descobriu ser homossexual aos 5...

Conheça as 21 empreendedoras Negras da Lista da Forbes

Há aproximadamente um ano decidi empreender e comecei minha...

Rafinha Bastos e suas piadas de apologia ao estupro denunciados no MPF

Grupos minoritários quando se trata de poder (mulheres, negros,...

Ministra Maria do Rosário diz que motivação de crime contra ativista homossexual foi homofobia

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República...

para lembrar

“O grande desafio é ampliar a presença de mulheres negras nas empresas”

Diretora do Centro de Estudo das Relações de Trabalho...

Thereza Santos entre armas e kizombas

Pegar em armas de fogo, no Continente Africano, durante...

Revelação do pop, Mahmundi produz o próprio disco e quer ser hit nas rádios

Marcela Vale ainda trabalhava em uma loja da rede...

7 anos de Lei Maria da Penha. O que mudou?

Quero abrir o tópico explicando o que é violência...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=