Enfermeiro sofre racismo durante vacinação contra Covid no PI: ‘me senti constrangido, mas sei quem eu sou’, diz vítima

Enviado por / FontePor Laura Moura, do G1

A vítima registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Direitos Humanos. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que comunicará o caso ao Ministério Público.

Um enfermeiro de 27 anos foi vítima de racismo pela mãe de uma paciente durante a vacinação contra a Covid-19 na Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. O caso ocorreu na manhã desta sexta-feira (13).

A mãe da paciente havia agendado a vacinação da filha no local para hoje. A paciente possuía a segunda dose da vacina marcada para a próxima segunda-feira (16). Entretanto, nessa semana, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está aplicando o imunizante naquelas pessoas que possuem a segunda dose marcada até domingo (15).

Os profissionais de saúde explicaram para a mãe da paciente que ela não poderia receber o imunizante. A mulher, então, apresentou uma declaração comprovando que a filha era dependente química. Por este motivo, a equipe autorizou a aplicação da segunda dose.

No momento da vacinação, a mãe da paciente perguntou quem seria o responsável pela aplicação. O enfermeiro respondeu que seria ele e mais duas profissionais de saúde. Em seguida, ela questionou quem era o superior da sala de imunização. A vítima era o profissional responsável pela vacinação contra a Covid-19 na UFPI nesta sexta (13).

“Ela perguntou se eu era o superior e eu disse que sim. Depois, ela questionou com tom de deboche ‘Você?’. Eu perguntei se era pelo fato de eu ser negro e ela respondeu ‘Sim. E você é médico?’. A mulher chegou a proferir diversas palavras de baixo calão contra a equipe“, disse a vítima ao G1.

O profissional comentou sobre o que sentiu no momento em que sofreu discriminação. “Em pleno século 21, as pessoas pensarem dessa forma é triste. Me senti constrangido no momento, em choque, mas sei quem eu sou e o quanto eu batalhei para conseguir o que tenho hoje”, disse.

Profissionais de saúde fizeram cartazes em apoio ao enfermeiro (Foto: Imagem retirada do site G1)

O enfermeiro registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Direitos Humanos. O caso será investigado pela Polícia Civil do Piauí.

Protesto e FMS se pronuncia

Colegas de trabalho do enfermeiro gravaram um vídeo protestando contra o que aconteceu com ele. “Não aceitamos discriminação de forma alguma. Racismo não. Estamos aqui e queremos respeito em nosso trabalho. Nós já aguentamos muita coisa e agora racismo? Chega, né”, afirmaram os profissionais.

A FMS informou, através de nota, que comunicará o caso ao Ministério Público para as providências legais cabíveis e que o servidor está recebendo todo o suporte jurídico necessário. Veja a nota ao fim da reportagem.

Confira a nota da FMS:

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que repudia totalmente qualquer tipo de discriminação. Na manhã de hoje (13), um servidor da FMS foi vítima de conduta discriminatória em serviço. O enfermeiro de 27 anos estava na equipe de vacinação contra a covid quando foi agredido verbalmente por um paciente que agendou o recebimento do imunizante para a Universidade Federal do Piauí, que afirmou que não tomaria a vacina aplicada por um negro, o que configura crime de racismo. A procuradoria jurídica da FMS orientou o envio de notícia-crime à Delegacia de Direitos Humanos. O servidor terá todo suporte jurídico por parte da instituição, que dará ciência ao Ministério Público para as providências legais cabíveis na área criminal.

A FMS ressalta que racismo é crime inafiançável tipificado na Lei 7.716 de janeiro/1989 e que punível por reclusão.

O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, ressalta que a instituição fornecerá todo suporte que o servidor necessitar. Gilberto Albuquerque. Gilberto agradece o empenho e dedicação de toda a equipe da FMS que tem trabalhado incansavelmente para que a população de Teresina seja imunizada e receba todo o suporte de saúde quando for necessário.

+ sobre o tema

Racismo nas abordagens é marca da PM, diz major negro

S. Paulo - Na contramão do comandante...

A FIFA fracassa em sua luta contra o racismo

A FIFA e o Governo do Brasil prometeram durante...

MPF/ES processa professor da Ufes por racismo

Enquanto ministrava aula, docente teve conduta penalmente classificada como...

Os dalits, os negros e os pobres

Fonte: Jornal da ManhãPor Julio C.O. Bernardo ...

para lembrar

Mulher é chamada de macaca em estacionamento

por TATIANE PATRON Quando Meire Aparecida Barbosa saiu de...

Jogadora da Seleção Feminina Ludmila denuncia racismo em supermercado

"Sempre que eu entro no mercado tem um segurança...

Número 2 da Igualdade Racial: 30% de negros no governo seria só o começo

O terceiro andar do bloco C é diferente de...

Manifesto de negras e negros evangélicos

“Ai dos que promulgam leis iníquas, os que elaboram...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=