Professora e ativista paraense, Zélia Amador é homenageada em premiação de ONG internacional

Enviado por / FonteDo G1

Zélia Amador é uma das principais referências na luta pela visibilidade negra no país. Prêmio de Direitos Humanos da BrazilFoundation ocorre nesta quinta-feira, 28.

A professora e ativista paraense Zélia Amador de Deus é uma das homenageadas do Prêmio de Direitos Humanos da BrazilFoundation, ONG internacional voltada a captar recursos e apoiar iniciativas que atuam no combate à desigualdade social no Brasil. O evento ocorre nesta quinta-feira (28), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Zélia irá participar de forma virtual.

Zélia Amador é uma das principais referências na luta pela visibilidade negra no país. Professora emérita da Universidade Federal do Pará, ela é uma das fundadoras do Centro de Estudo e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa) e do Grupo de Estudos Afro-Amazônicos (GEAM-UFPA). Zélia coordena a Assessoria de Diversidade e Inclusão Social, foi presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e participou da criação do sistema de cotas negras nas universidades.

Zélia Amador de Deus é um dos mais relevantes nomes da resistência negra do Brasil (Foto: Reprodução/BrazilFoundation)

A edição deste ano da BrazilFoundation homenageia Edu Lyra, fundador da Gerando Falcões, organização que atende milhares de famílias em favelas de todo o Brasil por meio de educação, cultura, qualificação profissional e geração de renda. Durante a pandemia, a GF arrecadou mais de R$ 60 milhões, beneficiando cerca de 1 milhão de pessoas com a campanha “Corona no Paredão, Fome Não”.

O evento homenageia ainda a modelo Gisele Bündchen, que é também reconhecida por sua filantropia, criou, em 2020, o Fundo Luz Alliance na BrazilFoundation para ajudar a combater a situação de fome gerada devido à pandemia de Covid-19. Até agora foram mais de R$ 7,7 milhões de reais arrecadados para levar alimentos e suprimentos de emergência a milhares de famílias vulneráveis em todo o Brasil.

Outro homenageado é o Embaixador Thomas A. Shannon Jr. foi Subsecretário de Estado para Assuntos Políticos, a terceira posição mais alta do Departamento de Estado nos EUA. Durante sua gestão como Embaixador dos Estados Unidos no Brasil (2010-2013), a cooperação entre os países se expandiu muito em ciência e tecnologia, e 6.000 alunos estudaram nos EUA por meio do programa “Ciência sem Fronteiras”.

Trajetória de Zélia

Zélia nasceu em uma fazenda na ilha do Marajó e, desde o primeiro ano de idade, foi criada em Belém pelos avós. “Minha mãe engravidou aos 15 e era mãe solteira, foi empregada doméstica a vida toda, o que é mais uma história que se repete entre as mulheres negras brasileiras. Mas eu tive sorte porque meus avós me incentivaram a estudar. Na verdade eu me safei pela educação. Lembro muito bem da minha avó me dizendo ‘tu és preta, mas não baixa tua cabeça (sic)’”, conta.

Para Zélia Amador, o racismo no Brasil foi levado às últimas consequências, pois foi o país que mais importou negros no continente americano e o último a abolir a escravatura por lei. Isso, segundo ela, deixou marcas até os dias atuais. “A população negra acumula desde então desigualdades em todas as esferas: saúde, educação, perspectiva de vida, absolutamente todas. O que ocorre é que as elites não se conformam com o combate à desigualdade. A segurança das elites é a desigualdade“.

No caso das mulheres, a pesquisadora afirmou que “as negras sempre foram força de trabalho. Elas não lutaram para poder trabalhar, elas não querem é mais trabalhar de graça, elas querem ser pagas”, afirma. A professora defende que “mesmo que a mulher negra supere a questão da classe social, ela continua sendo mulher e continua sendo negra. Ela permanece sendo discriminada seja pela sua etnia, raça, classe, credos, nacionalidade”, explica.

O ingresso na universidade pública foi um marco. Embora já estivesse envolvida com movimentos sociais durante o ensino médio, foi na universidade que a política fez ainda mais parte da trajetória de Zélia Amador, que é doutora em Antropologia. “Em 1968, por exemplo, eu estive em manifestações políticas, passeatas, ocupações, era uma época que, nos Estados Unidos, os negros estavam lutando pelos direitos civis, crescia o movimento Black Power”.

Quando começa a dar aulas na UFPA, ainda no período final da ditadura militar, os movimentos sociais que estavam “sufocados” começaram a ganhar força. Em 1978 surge o Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial (MNUCDR). E no ano seguinte, 1980, Zélia é co-fundadora do Centro de Estudo e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa). “A partir desse contexto do início dos anos 80 que o movimento começa a não somente denunciar o racismo, mas pensar políticas públicas de ação afirmativa, a fim de tentar diminuir as desigualdades”, explica.

Em 2001, a professora integrou a comissão brasileira na 3ª Conferência contra o racismo da Organização das Nações Unidas (ONU), em Durban, na África do Sul. “Éramos um grupo forte, articulado, que retorna ao Brasil para cobrar diversas políticas, entre elas o sistema de cotas nas universidades públicas”, relembra.

A educação, defende a pesquisadora, é um dos pontos principais para combater a desigualdade. “A sociedade ainda mata mulheres, comporta a misoginia, perpetua a cultura do estupro. Já o negro quando morre é visto como uma ameaça a menos. Falta empatia. Se colocar no lugar do outro. Conhecer verdadeiramente a história do país. Entender nossa identidade. E isso vem através da educação, com o que trabalho pela vida inteira”, disse.

Samba-enredo e documentário

Documentário “Amador, Zélia” conta a trajetória da pesquisadora e ativista (Foto: Divulgação)

A trajetória de Zélia Amador virou documentário. Lançado este ano, “Amador, Zélia” mistura depoimentos, animação e dramatização para contar a história da ativista. Idealizado por Glauco Melo, o filme tem roteiro do jornalista paraense Ismael Machado.

Zélia também é tema do carnaval 2022 da Escola de Samba Os Colibris, de Belém. “Eu não esperava por isso, mas que bom que aconteceu, porque esse enredo trata da ancestralidade e da diáspora africana no mundo. Significa que não podemos deixar de passar tudo aquilo que pode representar resistência. Tudo aquilo que pode representar vida. Tudo aquilo que pode representar continuidade”, diz a homenageada.

+ sobre o tema

Entrevista do mês – Jurema Werneck

Violência no país está relacionada a racismo e falta...

Rosa Parks

O marco inicial deste movimento se deu no sul...

As mulheres negras em imagens e narrativas afro-atlânticas, com Jordana Braz

“A mulher anônima pode ser qualquer mulher que você...

para lembrar

spot_imgspot_img

Don Cheadle explica por que ele não gosta tanto do Oscar

Don Cheadle foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 2005 por “Hotel Ruanda”, mas ele não está muito interessado em comparecer à cerimônia. “Você...

Dentista pós-graduada pela USP é eleita a “Melhor Dentista do Mundo” por ONG de SP

O final do ano de 2023 foi marcado por uma bela conquista para a dentista Paula Regina Ávila, residente em Uberaba, Minas Gerais. Com...

‘Era a única negra em congressos’, diz dentista ao ganhar prêmio por voluntariado

Há um ano, a dentista Paula Regina Ávila, 48, entrou para uma equipe de voluntários que atende gratuitamente crianças e adolescentes com graves problemas bucais em...
-+=