Unicamp lança o primeiro Arquivo Brasileiro da Cultura Hip-hop

Enviado por / FonteNa Unicamp

A Unicamp, primeira universidade estadual de São Paulo a adotar ações afirmativas, dá mais um passo na valorização da diversidade e dos múltiplos saberes que fazem parte da sociedade brasileira. No dia 12/11 (sexta-feira), Dia Mundial da Cultura Hip-hop, a universidade inaugura o “I Arquivo Brasileiro de Hip-hop”, iniciativa que integra o Projeto de Memória Negra do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) da Unicamp. Trata-se de uma ação conjunta com Afro-Cebrap (Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial), com a participação do Centro de Estudos em Migrações Internacionais (CEMI-Unicamp).

O evento será transmitido pelos canais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), a partir das 19 horas e faz parte das atividades do Unicamp Afro 2021. Contará com  presença do historiador King Nino Brown (doador do acervo inaugural) e da rapper Sharylaine.

Essa iniciativa tem início com a vinda do acervo de King Nino Brown, historiador autodidata e militante do movimento Hip-hop. Dele fazem parte materiais que vão desde a memória dos Bailes Black nos anos 1970, a chegada do Hip-hop, a ocupação dos espaços públicos, até a formação de espaços institucionais, como as Casas de Hip-hop.

Em vários lugares do mundo há arquivos, centros de estudos e acervos sobre Hip-hop Eles estão conectados a demandas da sociedade, especialmente de juventudes periféricas e não-brancas. Por exemplo, o “Hiphop Archive & Research Institute”, na Universidade de Harvard; a “Hip Hop Collection”, na Universidade de Cornell; a “Hiphop Literacies Conference”, na Universidade de Ohio; a “Tupac Shakur Collection”, na Biblioteca da Universidade de Atlanta; o “CIPHER: Hip Hop Interpellation”, na Universidade de Cork, La Place, o “ Centre Culturel hip-hop”, em Paris, entre outros.

No Brasil, muitos dos que se engajaram na cultura do Hip-hop preservam acervos pessoais sobre o desenvolvimento e a consolidação do movimento no país. Eles apresentam interfaces com clubes sociais negros, articulação política das juventudes das periferias, movimento negro e movimentos sociais, com materiais que podem integrar o primeiro arquivo público sobre o tema.

Esses materiais contribuem para a compreensão das experiências periféricas e negras no Brasil e elucidam contextos e acontecimentos históricos importantes. Ainda não houve um esforço de organização e sistematização dessas coleções e, em alguns casos, elas estão sendo desgastadas, descartadas ou esquecidas. Considerando a importância desses acervos para a memória negra do país e, também, para o chamado pensamento social brasileiro, dá-se início assim ao “I Arquivo Brasileiro de Hip-hop”.

(Foto: Divulgação/ King Nino Brown)

+ sobre o tema

Lia para manter minha sanidade mental, diz ex-Pantera Negra preso 45 anos numa solitária

O ex-Pantera Negra Albert Woodfox afirmou nesta segunda-feira (22/02)...

Candinho, único filho vivo de João Cândido, luta por reparação

Em novembro de 1910, cerca de dois mil marinheiros...

Projeto Identidade clica artistas negros em papéis de ícones pop

Quando se fala que representatividade importa, é porque importa...

Marte Um é o grande vencedor do 22o. Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Foram anunciados nesta quarta-feira, 23 de agosto, os vencedores...

para lembrar

A política por trás do ritmo calipso

Fora do Caribe, a música calipso é vista como...

‘Makers’, africanos que apostam na inovação

O movimento maker expande-se em todo o mundo, responde...

La causa de los indignados. Indignados con causa por Juan José López Burneo

Hannah Arendt anticipo por decadas el advenimiento del...

África na Guerra Fria: excelente mercado para a venda de armas

África na Guerra Fria: excelente mercado para a venda...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=