Número de mulheres pré-candidatas a governos estaduais cai para 14% em 2022

Enviado por / FonteMarie Claire

De acordo com um levantamento realizado pela Folha de São Paulo, as mulheres são apenas 1 em cada 7 pré-candidatos a governos estaduais e número é menor do que o apresentado em 2018, quando atingiu 15% com 30 candidaturas

Em 2021, o Observatório Nacional da Mulher na Política, da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, já havia colocado em pauta a baixa representatividade da mulher na política, que ainda apresenta um percentual pequeno – cerca de 15% – no Parlamento brasileiro. E esse número não tende a crescer.

De acordo com um levantamento da Folha de São Paulo, as mulheres são apenas 1 em cada 7 pré-candidatos a governos estaduais, número menor do que o registrado nas eleições de 2018. Até o momento, 22 mulheres se lançaram pré-candidatas a governos estaduais entre 161 nomes, o que equivale a 14%.

Já em 2018, esse número era de 15%, com 30 candidaturas femininas. No mesmo ano, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) definiu que 30% do fundo público deveria ser destinado para candidaturas femininas, incluindo também chapas encabeçadas por homens, mas que possuem mulheres como vice.

Ainda segundo a pesquisa da Folha, “apenas 14 das 27 unidades da federação terão mulheres como candidatas a governadoras”, mas poucas serão prioridade dos respectivos partidos. Entre os partidos que devem lançar candidatas mulheres a governadoras, estão: PSOL, PDT, PT, MDB, PSDB, PSB, União Brasil, Solidariedade, PMB e PCB, sendo o PSOL o recordista em pré-candidaturas femininas.

No Brasil, só seis estados elegeram mulheres governadoras: Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima.

Em 2021, uma pesquisa feita pelo Instituto Justiça de Saia sobre o tema determinou que as mulheres brasileiras gostam e estão dispostas a participar de forma mais ativa na política, mas a falta de apoio partidário e de informações foram apontadas como empecilhos a este movimento.

O estudo mostra que 89% das mulheres não se sentem representadas por homens na política e, para 95,4%, a participação feminina na tomada de decisões públicas não é suficiente.

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

País dos vendilhões

A ONU aponta que, aproximadamente, R$ 200 bilhões por...

Obama lá, e aqui?!

E no Brasil, quando vamos ter um(a) presidente(a) da...

Ativista negra pelo direito ao voto está por trás da onda Biden na Geórgia

Apesar das denúncias, sem provas, de fraude na apuração...

Democracia brasileira está fragilizada

A incrível história de um país que, diante de...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=