sábado, novembro 26, 2022
InícioEm Pauta20 cidades do Brasil terão projetação em edifícios contra a violência sexual...

20 cidades do Brasil terão projetação em edifícios contra a violência sexual de crianças e adolescentes

O Instituto Liberta, em parceria com artistas e ativistas, exibe em paredes e empenas de cidades pelo Brasil a mobilização pela Primeira Passeata Virtual do Mundo de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes

Esta quarta-feira (18/05) é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, e como uma das ações do Instituto Liberta, 20 cidades do país terão projeções em importantes prédios no dia de hoje (17). A intenção é chamar atenção da população e de governantes sobre o silenciamento e invisibilidade do crime de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Desde fevereiro deste ano, o Instituto Liberta tem convidado a população maior de dezoito anos a participar do levante #AGORAVCSABE, primeira passeata digital do mundo que será publicada ao meio-dia desta quarta-feira, na plataforma de mesmo nome, com objetivo de pressionar por políticas públicas eficazes. Diversas pessoas já enviaram seus vídeos com as frases padrão do levante: “Violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade. Eu fui vítima. E agora você sabe”. As projeções pretendem impactar quem ainda não teve coragem de quebrar o silêncio sobre a violência vivida na infância ou adolescência.

A projeção que acontece nesta terça-feira (17), simultaneamente, a partir das 20h, é uma parceria do Instituto Liberta com uma rede de artistas e coletivos, espalhados por todo o Brasil, como o Coletivo Projetação, o Projetemos e o Coletivo Multimanas. A ação conta com a participação majoritária de mulheres, comprometidas com a pauta dos direitos humanos.  

A passeata virtual #AGORAVCSABE será o instrumento utilizado pelo Instituto para uma campanha de advocacy com os candidatos e candidatas a presidente, para a construção de planos concretos de enfrentamento desta violência.

“Acreditamos que a política mais eficiente é falar sobre violência, sexualidade e relações saudáveis nas escolas públicas e privadas. O caminho tem que ser o da prevenção, mas sabemos que uma construção efetiva só será possível quando o problema sair da invisibilidade”, afirma Luciana Temer, Diretora Presidente do Instituto Liberta.

#AGORAVOCESABE – como funciona?

Ao entrar no site (agoravocesabe.com.br), você terá três opções: entender se já foi vítima, gravar o seu vídeo ou somente compartilhar o levante. Ao apertar gravar, você deverá aceitar os termos de uso da imagem e declarar ser maior de dezoito anos. Em seguida uma mensagem vai solicitar que posicione o seu rosto no círculo que aparece na tela e, depois, você deve ler a mensagem que aparece na tela do computador ou celular: “Violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade. Eu fui vítima. E agora você sabe”. O vídeo gravado poderá ser assistido por você e regravado quantas vezes quiser, pois só será enviado quando clicar na tecla enviar. A plataforma manterá os vídeos salvos com segurança e no dia 18 de maio sua voz e imagem sairão na passeata juntamente com muitas outras, em tamanho reduzido, sem qualquer identificação. Você nunca estará sozinha (o) na tela. 

Cidades que farão parte da ação:

Manaus (AM): R. Guapiaçu esquina com Avenida Jurunas – Cidade Nova

Salvador (BA): Rua João Ponde, 385 – Barra Salvador

Alcobaca (BA): Praça Central

Fortaleza (CE): Rua Waldery Uchoa 600. Benfica

Goiânia (GO): Palacio da Musica (NIemeyer)

Chapada dos Veadeiros (GO): Centro de São Jorge

São Luís (MA): Rua do Giz, n 34, Centro Histórico

Cuiabá (MT): Centro Histórico

Belo Horizonte (MG): 

João Pessoa (PB): Rua Armando Vasconcelos, 588 Miramar João Pessoa

Belém (PA): Av. Serzedelo Corrêa, 15 – Nazaré

Castanhal (PA): Av. Barão do Rio Branco, 618 – Cristo Redentor

Londrina (PR): Av. Paraná, 222. Centro, Londrina

Recife (PE): 

Rio de Janeiro (RJ): Rua Maria Eugênia, 108

Porto Alegre (RS): Rua dos Andradas, 413 – Centro Histórico (projeção realizada ontem, dia 16)

Florianópolis (SC): Rua Victor Meirelles, 138. Centro 

São Paulo (SP): Roosevelt e Consolação

São Paulo (SP): Av. 23 de maio 159 – 153

Iguape (SP): Igreja do Rosário, centro 

Aracaju (SE): R. Urquiza Leal, 140 – Grageru

Sobre o Instituto Liberta:

O Instituto Liberta nasceu no final de 2016 do desejo de um filantropo, Elie Horn, que como membro do Giving Pledge assumiu o compromisso de doar parte do seu patrimônio pessoal para causas sociais e elegeu como grande missão combater a violência sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Essa é a missão do Liberta. 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench