Esta quarta-feira (18/05) é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, e como uma das ações do Instituto Liberta, 20 cidades do país terão projeções em importantes prédios no dia de hoje (17). A intenção é chamar atenção da população e de governantes sobre o silenciamento e invisibilidade do crime de exploração sexual de crianças e adolescentes.
Desde fevereiro deste ano, o Instituto Liberta tem convidado a população maior de dezoito anos a participar do levante #AGORAVCSABE, primeira passeata digital do mundo que será publicada ao meio-dia desta quarta-feira, na plataforma de mesmo nome, com objetivo de pressionar por políticas públicas eficazes. Diversas pessoas já enviaram seus vídeos com as frases padrão do levante: “Violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade. Eu fui vítima. E agora você sabe”. As projeções pretendem impactar quem ainda não teve coragem de quebrar o silêncio sobre a violência vivida na infância ou adolescência.
A projeção que acontece nesta terça-feira (17), simultaneamente, a partir das 20h, é uma parceria do Instituto Liberta com uma rede de artistas e coletivos, espalhados por todo o Brasil, como o Coletivo Projetação, o Projetemos e o Coletivo Multimanas. A ação conta com a participação majoritária de mulheres, comprometidas com a pauta dos direitos humanos.
A passeata virtual #AGORAVCSABE será o instrumento utilizado pelo Instituto para uma campanha de advocacy com os candidatos e candidatas a presidente, para a construção de planos concretos de enfrentamento desta violência.
“Acreditamos que a política mais eficiente é falar sobre violência, sexualidade e relações saudáveis nas escolas públicas e privadas. O caminho tem que ser o da prevenção, mas sabemos que uma construção efetiva só será possível quando o problema sair da invisibilidade”, afirma Luciana Temer, Diretora Presidente do Instituto Liberta.
#AGORAVOCESABE – como funciona?
Ao entrar no site (agoravocesabe.com.br), você terá três opções: entender se já foi vítima, gravar o seu vídeo ou somente compartilhar o levante. Ao apertar gravar, você deverá aceitar os termos de uso da imagem e declarar ser maior de dezoito anos. Em seguida uma mensagem vai solicitar que posicione o seu rosto no círculo que aparece na tela e, depois, você deve ler a mensagem que aparece na tela do computador ou celular: “Violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade. Eu fui vítima. E agora você sabe”. O vídeo gravado poderá ser assistido por você e regravado quantas vezes quiser, pois só será enviado quando clicar na tecla enviar. A plataforma manterá os vídeos salvos com segurança e no dia 18 de maio sua voz e imagem sairão na passeata juntamente com muitas outras, em tamanho reduzido, sem qualquer identificação. Você nunca estará sozinha (o) na tela.
Cidades que farão parte da ação:
Manaus (AM): R. Guapiaçu esquina com Avenida Jurunas – Cidade Nova
Salvador (BA): Rua João Ponde, 385 – Barra Salvador
Alcobaca (BA): Praça Central
Fortaleza (CE): Rua Waldery Uchoa 600. Benfica
Goiânia (GO): Palacio da Musica (NIemeyer)
Chapada dos Veadeiros (GO): Centro de São Jorge
São Luís (MA): Rua do Giz, n 34, Centro Histórico
Cuiabá (MT): Centro Histórico
Belo Horizonte (MG):
João Pessoa (PB): Rua Armando Vasconcelos, 588 Miramar João Pessoa
Belém (PA): Av. Serzedelo Corrêa, 15 – Nazaré
Castanhal (PA): Av. Barão do Rio Branco, 618 – Cristo Redentor
Londrina (PR): Av. Paraná, 222. Centro, Londrina
Recife (PE):
Rio de Janeiro (RJ): Rua Maria Eugênia, 108
Porto Alegre (RS): Rua dos Andradas, 413 – Centro Histórico (projeção realizada ontem, dia 16)
Florianópolis (SC): Rua Victor Meirelles, 138. Centro
São Paulo (SP): Roosevelt e Consolação
São Paulo (SP): Av. 23 de maio 159 – 153
Iguape (SP): Igreja do Rosário, centro
Aracaju (SE): R. Urquiza Leal, 140 – Grageru
Sobre o Instituto Liberta:
O Instituto Liberta nasceu no final de 2016 do desejo de um filantropo, Elie Horn, que como membro do Giving Pledge assumiu o compromisso de doar parte do seu patrimônio pessoal para causas sociais e elegeu como grande missão combater a violência sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Essa é a missão do Liberta.