Lei de Cotas completa 10 anos: cotistas explicam a importância da medida em suas vidas

Enviado por / FontePor Fantástico, no G1

O Fantástico conversou com beneficiados pela Lei de Cotas, entre eles, Gil do Vigor, que sempre deixou claro o orgulho de ter cursado Economia como cotista.

Lei de Cotas, aprovada pelo Congresso e sancionada em 2012, completa 10 anos no final de agosto. A lei determina que universidades e instituições de ensino federais reservem metade das vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas e consigam a nota necessária para ingressar na instituição escolhida.

As cotas raciais viraram uma subcota, dentro dessa reserva de vagas para alunos de escolas públicas. E a porcentagem para pretos, pardos e indígenas não é fixa – varia de acordo com a quantidade de habitantes desses grupos no estado onde se localiza a instituição de ensino.

As cotas para pessoas com deficiência, introduzidas em 2016, estão nesse mesmo recorte.

Para entender melhor a importância das cotas na vida dos brasileiros, o Fantástico conversou com vários cotistas e, entre eles, Gil do Vigor, que deixou sempre claro seu orgulho de ter cursado Economia por meio da Lei de Cotas.

“Eu não me sentia parte daquilo, eu não achava que eu conseguiria conviver com aquelas pessoas, mas, ao mesmo tempo, eu não permiti que esse sentimento tomasse conta de mim”, conta Gil.

Ele se formou em 2016, depois fez mestrado, participou do BBB 21 e, este mês, foi para os Estados Unidos fazer doutorado em Economia na Universidade da Califórnia, em Davis.

As estudantes Fabi e Aline também sabem da importância do lugar que ocupavam quando eram cotistas da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp.

“As nossas mais velhas lutaram e abriram caminhos para a gente chegar até aqui”, exalta Fabi.

Já Aline diz que, apesar do avanço, o Brasil ainda tem muito que caminhar para alcançar um ensino mais democrático.

“A lei de cotas era para ter acontecido há 150 anos. A gente já está com atraso”, afirma.

Veja o vídeo com as entrevistas aqui

+ sobre o tema

para lembrar

Iniciativa LIFT abre inscrições para nova turma

São 30 bolsas de estudos integral para curso de...

Racismo na Escola – Caminhos da Reportagem

O Caminhos da Reportagem apresenta demonstrações de racismo entre...

A Lei nº 10.639/03, em União dos Palmares

Por: Arísia Barros   Dia 23 de novembro, (amanhã) em União...

Preconceito nos livros

O preconceito é uma característica comum dentro na...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=