MPF investiga empresa Uber após denúncia de intolerância religiosa na Baixada Fluminense

Enviado por / FonteDo G1

Motorista teria se recusado a levar duas mulheres e duas crianças porque elas estavam vestidas com roupas do candomblé. Situação foi flagrada em vídeo, e a Polícia Civil também investiga o caso.

O Ministério Público Federal (MPF) abriu uma investigação nesta quarta-feira (3) para apurar a responsabilidade da empresa Uber em uma situação de racismo religioso denunciada nesta semana. Um motorista de aplicativo se recusou a levar uma família para um terreiro de candomblé em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A família usava trajes religiosos, e a situação foi flagrada por uma câmera de segurança.

O MPF investiga também se houve violação do dever de prevenção pela empresa e pede que a Uber envie, no prazo de 10 dias, “informações sobre a situação e as medidas preventivas que adota” para impedir que usuários e motoristas pratiquem racismo religioso.

Os procuradores regionais dos Direitos do Cidadão no RJ, Jaime Mitropoulos, Julio Araujo e Aline Caixeta, destacam que há a necessidade de acompanhar e de fiscalizar os serviços de transporte em relação a “possíveis tratamentos discriminatórios dispensados aos usuários dos aplicativos de transporte.”

Relembre o caso

A comerciante Taís Fraga, duas filhas e a sogra chamaram uma corrida de aplicativo que tinha como destino o centro religioso que frequentam em Duque de Caxias, no dia 23 de abril.

Uma câmera de segurança flagrou o momento em que o carro se aproxima, o motorista fala com elas e se distancia — o que causa a revolta das passageiras.

De acordo com Taís, elas foram impedidas de entrar por causa dos trajes religiosos que usavam.

“Naquele dia, estávamos indo pra uma festividade a Ogum, São Jorge na Igreja Católica. Se ele me pedisse desculpas, eu aceitaria. Ele pode ter errado, como errou. Mas, eu aceitaria as desculpas. Ele falou que não levaria a gente e não levou. Ele viu a minha sogra, mas quando nos viu se negou.”

“Ele não falou sobre a religião. Mas, estava explícito. Isso só me fortaleceu mais ainda. Eu sempre fui em vários locais. Nunca aconteceu. Mas, isso me fortaleceu e vai fortalecer a gente mais ainda. Quem está passando por algum problema, venha aqui e denuncie”, disse.

O caso foi registrado na 59ª DP (Duque de Caxias) e transferido para a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). A investigação está em andamento e a família pede justiça.

“Expus a minha família na televisão e espero que isso não seja em vão. A gente precisa sim, lutar pelos nossos direitos. Zero preconceito e intolerância. Peço que as pessoas tenham respeito. As minhas filhas estão bem abaladas e triste, assim como eu. Estou tentando, mas vamos conseguir”, diz Taís.

A Decradi pediu que a Uber envie os dados do motorista.

Em nota, a Uber informou que ” não tolera qualquer forma de discriminação. Em casos dessa natureza, a empresa encoraja a denúncia tanto pelo próprio aplicativo quanto às autoridades competentes e se coloca à disposição para colaborar com as investigações, na forma da lei”.

Ainda de acordo com a empresa, “a conta do motorista parceiro já foi temporariamente desativada”, enquanto o caso é investigado.

+ sobre o tema

Sobre Adelaide, Zorra Total e o racismo sem graça – Por Dennis de Oliveira

Os defensores do programa e do quadro apresentam a...

Cotas para negros independem de classe, diz CNJ

Órgão barra decisão de tribunal que alterou norma...

A afirmação negra no Ministério Público

Por Flavio Siqueira Júnior Advogado da Conectas Direitos Humanos Por Sheila...

Voltando para casa

Nas semanas iniciais do isolamento social, Sabrina Fidalgo, mulher...

para lembrar

Criança esperança é estar vivo

Não queria ter que escrever esta coluna: falar sobre...

Projeto que acaba com ‘autos de resistência’ recebe apoio em audiência

  A questão foi levantada na audiência pública promovida nesta...

Manifestantes são agredidos por torturador da Ditadura Militar

Comissão da Verdade faz investigação em Foz do Iguaçu...

Bombril tem campanha suspensa por ser considerada racista

  Anteriormente, o Conar havia negado a reclamação...
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=