Nós Negros: Filmes, séries e livros para refletir sobre consciência negra

Enviado por / FonteUOL

Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, Nós Negros traz uma seleção de filmes, séries e livros para refletir melhor sobre consciência negra.

Afinal, o que é ser negro? É a cor da pele, o tipo de cabelo, o fenótipo, a ascendência? Seja no Brasil ou no mundo, as relações raciais são complexas e têm camadas profundas que precisamos refletir cada vez mais.

Entre as dicas de livros está o Dispositivo de racialidade: A construção do outro como não ser como fundamento do ser, de Sueli Carneiro, em que ela analisa os mecanismos do racismo e como seu enfrentamento deve ser coletivo.

Já o Pacto da Branquitude, de Cida Bento, aborda como a população branca se beneficiou, e ainda se beneficia, das consequências do regime escravocrata no Brasil.

O que é Racismo Estrutural, de Silvio Almeida, atual ministro de Direitos Humanos, aborda o conceito que estabelece que o racismo está na estrutura das instituições e da cultura brasileira. Já O fascismo da cor: Uma radiografia do racismo nacional, de Muniz Sodré, entre outras coisas, rediscute este conceito.

Em Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, a autora aborda o período em que buscou estabelecer o seu pertencimento enquanto mulher negra durante sua experiência nos Estados Unidos. Narrando a sua descoberta de identidade negra, a jornalista Bianca Santana lançou Quando me descobri negra, republicado recentemente.

Entre os filmes nacionais, vale a pena assistir o recém-estreado Mussum: um filme do cacildis, além de Medida ProvisóriaMarighella, Doutor Gama e Barba, Cabelo & BigodeEntre os internacionais, fica a dica dos filmes Histórias Cruzadas, Corra!, Selma, Vingança & Castigo, Dois Estranhos e O Cavaleiro do Rei (Nigéria).

A série documental Origens – Um chef Brasileiro no Benin, com João Diamante (UOL Play) aborda como é possível se reconectar com a ancestralidade e as origens negras por meio da comida.

Entre as séries brasileiras, destacamos Irmandade, Sintonia e Escola de Quebrada. Entre as internacionais, vale ver Bel-Air, Colin em Preto e Branco e Harlem.

+ sobre o tema

Fotógrafo consegue captar a pureza da infância em série adorável

Ser criança é viver em um universo à parte,...

O Carnaval virou um grande comércio, diz Margareth Menezes

engajadas com o social e com a valorização da...

Revolução de 1932 teve presença maciça de negros

Passados 82 anos do movimento de resistência à ditadura...

para lembrar

Racionais MC´s comemora os 15 anos do ‘Balanço Rap’ com show

O programa “Balanço Rap”, atração das noites de domingo...

Conceição Evaristo na ABL: um passo para descolonizar o pensamento

A chegada da escritora à Academia seria um feito...

Roberto Carlos é um detalhe na falsificação da biografia de Tim Maia pela Globo

Tim Maia era um gênio complexo e contraditório. “Preto,...

Diáspora Conecta abre inscrição para o Dia.Lab 2022

O Diáspora Conecta abre nesta segunda-feira (19) as inscrições...
spot_imgspot_img

Podcast Pessoas: Temporada Vidas Negras é destaque do mês no Museu da Pessoa

Nele, cada episódio apresenta a edição de uma entrevista que compõe o acervo do Museu da Pessoa no formato storytelling. O Podcast, lançado em 2020,...

MinC vai lançar plataforma de streaming voltada ao audiovisual nacional

O Ministério da Cultura está se preparando para lançar, ainda no segundo semestre deste ano, uma plataforma de streaming dedicada à produção audiovisual brasileira. Idealizado pela Secretaria do Audiovisual...

Leci Brandão – Na Palma da Mão em curta temporada no Imperator

Com direção de Luiz Antonio Pilar e texto de Leonardo Bruno, musical que celebra vida e obra da artista se apresenta no Imperator Vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria "Direção" Nome incontornável da música brasileira, compositora e intérprete de...
-+=