Operações encontram haitianos e bolivianos em condições parecidas à escravidão

Trabalhadores dormiam no mesmo lugar em que trabalhavam

Duas operações de fiscais do trabalho, com acompanhamento da polícia, libertaram nesta sexta-feira (19) bolivianos e 12 haitianos que trabalhavam em condições análogas à escravidão em fábricas clandestinas de confecções em dois bairros de São Paulo.

A SRTE-SP (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo) comunicou a jornalistas que foi a primeira vez que esse tipo de operação recupera cidadãos de origem haitiana.

Os dois casos, um no bairro do Brás e o outro no de Mandaqui, foram denunciados pelo Sindicato das Costureiras e em ambas situações os estrangeiros viviam no próprio local de trabalho.

No primeiro, os imigrantes confeccionavam peças para a marca brasileira As Marias, que será multada, segundo os fiscais. A empresa, no entanto, emitiu um comunicado no qual culpa pela situação uma terceira empresa que prestava serviços para a marca.

De acordo com a SRTE-SP, os estrangeiros trabalhavam em turnos de 15 horas por dia e nos últimos dois meses cada um recebeu R$ 100 por todo o período. Alguns dos estrangeiros relataram que dormiam no chão da cozinha e dos banheiros, em condições higiênicas degradantes, e que os “patrões” passaram a negar-lhes a alimentação que reivindicavam pela falta de pagamento.

No Brás, foram resgatados os 12 haitianos e dois bolivianos, enquanto em Mandaqui foram libertados os outros 17 imigrantes procedentes da Bolívia, que confeccionavam roupas da marca Seiki, que recebeu 20 multas no valor de R$ 294 mil. Os responsáveis, de acordo com a legislação brasileira, podem receber penas que vão de dois a oito anos de prisão.

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

“Somos índios, resistimos há 500 anos. Fico preocupado é se os brancos vão resistir”

Há 30 anos, em plena Assembleia Constituinte, pintou o...

Tire suas dúvidas sobre a vacinação contra a gripe suína

Serão vacinados jovens de 20 a 29 anos, grávidas...

Brasil para por direitos

O dia de ontem (28) foi marcado por manifestações...

Mulheres são mais vulneráveis ao HIV e sofrem mais preconceito

A aids é mais recorrente entre homens do que...

para lembrar

Gil defende aprovação do Marco Civil da Internet

Em mensagem enviada por e-mail, ex-ministro da Cultura...

Jovem de 14 anos com doença grave decide optar pela eutanásia

A norte-americana Jerika Bolen, de 14 anos, foi diagnosticada...

Merkel: Cumplicidade do povo alemão levou ao nazismo

A Alemanha lembrou nesta quarta-feira os 80 anos da...
spot_imgspot_img

Confira a lista de selecionades para o curso Multimídia e Estética

Foram 101 inscrições de 16 estados diferentes do Brasil. Em uma escolha difícil, a comissão avaliadora selecionou todos os candidatos que estavam aptos, de...

‘Enem dos Concursos’ será aplicado no próximo domingo (5); confira cronograma completo

A prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), o chamado 'Enem dos concursos", será aplicada no próximo domingo (05), em 228 municípios. O concurso oferece 6.640 vagas...

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...
-+=