Alagoas: Escolas públicas vão participar do Dia da Consciência Negra

Está confirmada a participação de 16 escolas públicas estaduais nas comemorações do dia 20 de novembro, dedicado à Consciência Negra, na Serra da Barriga, em União dos Palmares. A previsão é que 700 crianças participem das comemorações. A articulação é da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos (Semcdh) que tem, todos os anos, sugerido a participação de estudantes como forma de divulgar Zumbí dos Palmares como um grande herói nacional, na luta pela liberdade.

De acordo com a secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Nadja Lessa, estes estudantes atuarão como multiplicadores da história em suas escolas.

As programações já foram fechadas com povos de matriz africana, quilombolas e capoeiristas, como informou o gerente do Núcleo Afro Quilombola, Jordinelson Bandeira de Santana, e estão previstas apresentações culturais dessas comunidades nas festividades, além de momento de reflexão nas oferendas aos orixás na árvore sagrada e o cortejo das mulheres do axé.

As comunidades remanescentes quilombolas de Alagoas, por determinação do governador Teotonio Vilela Filho, têm recebido atenção especial por meio da Secretaria da Mulher, conforme levantamento realizado pela Superintendência de Direitos Humanos em 66 comunidades existentes, com o objetivo de verificar as necessidades dos povos remanescentes dos quilombos em Alagoas.

Segundo a superintendência de Políticas de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos, Lilian Lamenha Lins, a Gerencia do Núcleo Afro Quilombola, através do projeto Mobilização e Acompanhamento junto às comunidades Quilombolas para o Programa Brasil Quilombola, realizou visitas de campo, em parceria com a Secretaria de Estado da Infra-Estrutura (Seinfra) para mediação de área para o Projeto Habitacional e Social Comunidade Tabacaria, em Palmeira dos Índios.

Foi elaborado também um documento intitulado “Água e Mulher”, indicando ações que diminuíssem o grande problema de água potável na maioria das comunidades junto com os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

“Um dos grandes problemas nas comunidades é o acesso à água de qualidade. Visitamos comunidades que a única fonte eram açudes com água de péssima qualidade, o que nos deixou bastante preocupadas com a questão da saúde. Como ação emergencial entregamos filtros em todas as comunidades e à todas as famílias, adquiridos com recursos do Fecoep e articulamos melhorias com a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e com a Funasa¨, disse Nadja Lessa.

 

 

 

Fonte: Aqui Acontece 

+ sobre o tema

L’Ecole des Sables: o “chão” da dança contemporânea africana

Pés descalços no chão de areia. O calor senegalês...

Tia Ciata

A imagem que temos hoje de Tia Ciata surgiu...

para lembrar

‘Quncy’: Netflix revela trailer do documentário sobre o produtor musical Quincy Jones

'Quincy' estreia na plataforma de streaming no próximo dia...

Desenho que valoriza cultura negra é exibido na TV aberta

A partir do dia 13, o desenho irá ao...

Professor explica processo que culminou com a abolição no Brasil

Paulo Chaves contou reflexos da abolição tardia nos dias...

Diretor de ‘Corra!’ anuncia novo filme

Lupita Nyong’o seria protagonista e elenco teria ainda Elisabeth...
spot_imgspot_img

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=