Eficiência e eficácia em políticas específicas

É uma ingenuidade defender que um determinado órgão conquiste o status ministerial sem conseguir cumprir suas próprias metas e executar seu orçamento

 

Por  LEOPOLDO VIEIRA no Brasil 247

No último dia 08 de dezembro, o Ministério do Planejamento e a Secretaria-Geral da Presidência realizaram a quinta edição do Fórum Interconselhos, canal de participação social no ciclo do planejamento governamental, oportunidade em que foram divulgados mais resultados das políticas para Igualdade Racial, Comunidades Quilombolas e Povos e Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas, Políticas para as Mulheres, Criança e Adolescente, Juventude, Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência, População em Situação de Rua, e População LGBT.

Além disso, uma experiência inédita de cooperação federativa baseada no Plano Plurianual federal, estabelecida entre o Ministério do Planejamento e a Coordenadoria de Políticas de Juventude da Prefeitura de São Paulo, foi apresentada aos movimentos sociais. Esta experiência serviu de base para a construção do Plano Juventude Viva-São Paulo, um exitoso “case” de gestão pública, pois é raro que, neste âmbito, se ouça falar em referências advindas de políticas para mulheres, promoção da igualdade racial, de políticas para a juventude etc.

No momento em que a presidenta Dilma convoca o país para avançar com responsabilidade fiscal, mas preservando os investimentos sociais e em infraestrutura, é importante refletir sobre estes tipos de política pública, ainda mais com pecha tão negativa sobre o assunto na velha mídia. Por exemplo, a revista especializada Exame, em edição de setembro deste ano, veiculou a reportagem “Ministérios ‘com papel político’ custam R$ 6,3 bilhões”, tacitamente afirmando que órgãos para a promoção da igualdade de gênero, raça/etnia e direitos geracionais e humanos não passariam de cabides de acomodações políticas de segunda categoria.

Todavia, os números divulgados pelo governo brasileiro no Fórum indicam outra coisa.
Sobre Igualdade Racial e Políticas para as Mulheres, ministras Luiza Bairros e Eleonora Menicucci, respectivamente, à frente, pode-se dizer que tal desempenho diferenciado da história recente e do padrão nacional deve ser creditado por trazerem a visão estratégica de que gestam políticas para parcelas majoritárias da população brasileira, para o que é necessária uma gestão com capacidade de englobar as diversas áreas da Administração, ao contrário de debitar a ação pública no reles aumento do orçamento específico das próprias SEPPIR e SPM.

Os números gerais da Igualdade Racial podem ser encontrados aqui, e Políticas para as Mulheres aqui.

As ministras citadas sabem que o caminho mais eficiente é identificar as iniquidades resistentes nas políticas estruturantes, nos grandes indicadores sociais e na estratégia de desenvolvimento nacional e, ao invés de estabelecerem um mini-governo das mulheres ou dos pretos, procuram encontrar a forma pela qual raça/etnia e gênero contribuem para o alcance dos objetivos da República, inscritos na Constituição brasileira de 1988. Em vez da maratona para ter um projeto “carro-chefe” e um edital para chamar de seu, delineiam uma estratégia pública, pelos meios de planificação e de ação estatal existentes, de enfrentamento às desigualdades de raça/etnia e de gênero na estrutura da sociedade brasileira.

Uma fórmula de sucesso que cala a boca de concepções como a da revista Exame e que deve iluminar quem ainda discute estas modalidades de política com a lógica do “um banquinho, um violão, um ingresso” (um órgão, um conselho, um orçamento), ou tem a ingenuidade de defender que um determinado órgão conquiste o status ministerial sem conseguir cumprir suas próprias metas e executar seu orçamento.

ppa

+ sobre o tema

Brasil aprova na ONU resolução contra racismo abandonada por Bolsonaro

O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprova, por...

Geledés participa do IX Foro Hemisférico de la Sociedad Civil y Actores Sociales

GELEDÉS participa do  IX Foro Hemisférico de la Sociedad...

Defender os que defendem os direitos humanos deve ser uma prioridade

Laisa Sampaio, defensora dos direitos humanos brasileira, recebe...

Sociedade está mais consciente sobre seus direitos e denuncia mais os abusos sofridos

  Com a inauguração em Brasília, nesta quinta-feira,...

para lembrar

Dossiê apresentado pela Campnha Reaja a ONU

Fonte: Folha Popular - Aqui estamos! Para além...

Lutar pelo direito ao aborto no Brasil é transitar a realidade e a utopia

A realidade e os impactos da criminalização do aborto...

É crime pagar por sexo com menores, diz STJ sobre absolvição

Fonte: Terra Notícias Foto Ian Waldie/Getty Images/ O Superior Tribunal de...

Mulher fica grávida do quarto filho após ligadura de trompas e pretende processar o hospital

Fernanda Silva de Araújo não tem conseguido dormir nos...
spot_imgspot_img

Comissão Arns apresenta à ONU relatório com recomendações para resgatar os direitos das mulheres em situação de rua

Na última quarta-feira (24/04), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos D. Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns, em parceria com o Movimento Nacional...

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...
-+=