Estudo. O ser humano perfeito é porto-riquenho

Segundo um estudo desenvolvido pelo biólogo Lior Pachter, da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, o ser humano perfeito seria por certo de nacionalidade porto-riquenha. A junção dos traços espanhóis, africanos e indígenas, segundo o cientista, resultaria na genética perfeita.

Do: I online 

No início do ano de 2004, o biólogo iniciou a sua descoberta. Ao partilhar um jantar com James Dewey Watson, biólogo molecular que ganhou o prémio Nobel de Medicina em 1962, este passou todo o serão com afirmações racistas.

O “humano perfeito” estaria relacionado com uma mistura racial generalizada, ou melhor, com um porto-riquenho, mestiço. Foi esta a conclusão a que chegou Dewey.

Por outro lado, Pachter garante que o “ser perfeito” teria a carga genética do código HG00737. E vai mais além: afirma que essa pessoa já existiu. Concretamente, uma mulher porto-riquenha.

O biólogo idealizou-a como a Taína Yuiza, que foi chefe política ameríndia da tribo da qual fazia parte Pachter, algo incomum. Esta mulher imaginada foi desenhada pelo artista local Samuel Lind e está presente no blogue do biólogo.

Watson confinou a sua vida profissional à pesquisa do melhoramento da imperfeição genética. E toda a pesquisa científica de Patcher simbolizou uma espécie de resposta a Watson durante o “tal” jantar.

A base de dados SNPedia, com informação relativa ao estudo dos genes do humano relativos a doenças, etc. foi utilizada para o desenvolvimento da pesquisa. A mistura de genéticas que existem na ilha caribenha entre africanos, indígenas e espanhóis fundamentam o seu estudo. Os genes saudáveis de todos os grupos raciais constituiriam o “ser perfeito”, uma mulher de Porto Rico, que na verdade, existiu no passado.

As conclusões apontam para que o “Homem perfeito” seja de facto, porto-riquenho. Faz sentido pelo facto de que um indivíduo dessa ilha, no qual se deu um processo de miscigenação, tenha reunido os genes “bons” dos diferentes grupos raciais, revela o cientista da Universidade de Berkeley. O porto-riquenho é resultado da mistura perfeita.

“Não quero dizer que o porto-riquenho actual seja um homem ou uma mulher perfeitos, porque nenhum grupo humano é”, explica o biólogo.

A ilha ganhou já cinco concursos Miss Universo.

Leia mais sobre outros assuntos   Em Pauta 

+ sobre o tema

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Presidente de Portugal diz que país tem que ‘pagar custos’ de escravidão e crimes coloniais

O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse na...

O futuro de Brasília: ministra Vera Lúcia luta por uma capital mais inclusiva

Segunda mulher negra a ser empossada como ministra na...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Ban Ki-moon encontrará a Presidente Dilma no primeiro dia de sua visita oficial a Brasília

Amanhã, quinta-feira, dia 16 de junho de 2011, está...

Por que amontoar pessoas como animais não é crime?

Investimento mais visível parece ser a ambulancioterapia Por Fátima Oliveira   As soleiras...

Kassab muda 18 metas. A maioria para baixo

  O prefeito Gilberto Kassab (DEM) mudou 18 metas que...

DE VENTO EM POPA

A finlandesa Wärtsilä, do mercado de motores de geração...

Foi a mobilização intensa da sociedade que manteve Brazão na prisão

Poucos episódios escancararam tanto a política fluminense quanto a votação na Câmara dos Deputados que selou a permanência na prisão de Chiquinho Brazão por suspeita do...

MG lidera novamente a ‘lista suja’ do trabalho análogo à escravidão

Minas Gerais lidera o ranking de empregadores inseridos na “Lista Suja” do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A relação, atualizada na última sexta-feira...

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...
-+=