Itaú é processado por impedir funcionária de deixar agência após sofrer aborto espontâneo

O Ministério Público do Trabalho em Palmas, no Tocantins, entrou com pedido de processo contra o banco Itaú S.A., acusado de praticar assédio moral. O Ministério Público pede uma multa de R$ 20 milhões por dano moral coletivo, após denúncias de excesso de serviços na empresa, que estaria ocasionando problemas físicos e psicológicos aos empregados.

 no 

Segundo denúncias do SINTEC-TO (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Estado do Tocantins), uma funcionária do banco teve aborto espontâneo durante o expediente e, mesmo ensanguentada, não pôde sair da agência até fechar a tesouraria, três horas depois do aborto. Ela ainda teve de guardar o feto em um saco plástico até ser liberada para ir ao hospital. Diversos funcionários disseram testemunhar o caso.

Depois de ir ao médico e ter direito a 30 dias de afastamento, ela só pôde descansar quatro dias.

Além desta situação, funcionários relataram pressão excessiva. Eles eram impedidos de almoçar e diversas vezes ficavam muito além do expediente, sem anotar as horas extras.

Depois de receber as denúncias, o MPT-TO está investigando o caso. “Os depoimentos colhidos são uníssonos e demonstram que a ré sobrecarrega seus funcionários com acúmulo de funções e carga excessiva de trabalho”, diz a procuradora Mayla Mey Friedriszik Octaviano Alberti, responsável pela investigação.

Segundo Mayla, os bancários são punidos até mesmo por ficarem doentes e que a “desastrosa gestão” do Itaú já ocasionou a perda da vida, “além de ameaçar outras que estão geradas em condições adversas decorrentes de pressão e estresse.”

Diante das acusações, o Ministério Público exige em ação civil o estabelecimento de metas compatíveis, pausa remunerada para descanso, o pagamento de horas extras com correção e a não perseguição de bancários ouvidos pelo inquérito.

A ação civil foi ajuizada na 1ª Vara do Trabalho de Palmas e a audiência marcada para 18 de junho. Procurado pelo Brasil Post, o Itaú não se posicionou sobre o tema até o fechamento da matéria.

+ sobre o tema

Cunha é denunciado à OEA por barrar aborto legal

A Associação Artemis de defesa dos direitos das mulheres...

Sobre a solidão da mulher negra

Pra falar da militância, eu gosto de utilizar o...

‘Ele me espancou, chutou, estrangulou. E depois, foi dormir’

‘Depois de chorar muito, acabei dormindo no sofá. Acordei...

Governo do RS compartilha texto de médica sobre beijo gay

Post foi escrito em função da polêmica da novela...

para lembrar

Mostra na Caixa Cultural Recife homenageia trajetória da atriz Zezé Motta no cinema

Programação tem início na terça (6) e segue até...

Mulheres criam página na internet para denunciar mortes em hospital do RJ

Perdas no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, no Acari, são...

‘O teste de câncer de próstata que salvou minha vida’

"Então, é câncer." Por Ben Stiller Do Brasil Post Sem deixar a peteca...

Mulheres Negras de São Paulo lançam Manifesto para o Dia Internacional da Mulher

Nesse 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, nós...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=