“Mulheres ricas e escolarizadas também apanham”, diz promotora

A promotora Maria Gabriela Prado Manssur usa o Instagram para incentivar denúncias e contesta a ideia que só as mais pobres são agredidas

Parte do trabalho da promotora Maria Gabriela Prado Manssur, coordenadora do Núcleo de Combate à Violência contra a Mulher do Ministério Público (MP), em Taboão da Serra, é mirar em um público que sofre violência, mas pouco denuncia: as mulheres  ricas ou com independência financeira. O último caso público envolvendo a elite paulistana foi o de uma advogada, ameaçada pelo ex. Amigas da advogada agredida é que acionaram a promotora. Questionada, a vítima concordou em ir adiante com a denúncia.

por Thais Lazzeri no Época

Para chegar a mais mulheres vítimas de violência, Gabriela tem uma conta no Instagram, com o nome Justiça de Saia, para falar sobre violência contra a mulherNas redes, Gabriela conta casos e sentenças sem expor a vítima. Este ano, conseguiu apoio público das badaladas empresárias de moda Costanza Pascolato e Cris Arcangeli para uma corrida de rua pelo fim da violência contra a mulher. Ambas publicaram a iniciativa na internet. O empenho nas redes fez Gabriela ser convidada por duas escolas particulares de São Paulo para falar com adolescentes sobre compartilhamento de fotos e vídeos. O reconhecimento pelo trabalho dentro e fora do Ministério público chegou. Este ano, Gabriela recebeu a Medalha Ruth Cardoso, que desde 2008 premia os que se destacam na luta pelos direitos femininos em São Paulo.

PLP 2.0 – Aplicativo para coibir a violência contra a mulher

ÉPOCA – Quais são os casos de violência contra a mulher que não chegam via promotoria?
Maria Gabriela Prado Manssur –
 Dentro da promotoria recebo, por dia, pilhas e pilhas de pedidos de medida preventiva, flagrante de violência, casos de abusos contra meninas e adolescentes, de decisões machistas em atendimento de delegacias. No meu dia a dia particular recebo as mesmas mensagens de pessoas que convivem com a Gabriela e que não querem, por medo ou vergonha, tornar o caso público. Mulheres ricas e escolarizadas também são vítimas e também têm medo de denunciar.

ÉPOCA – Para mulheres com menos recursos, o fator financeiro é um impeditivo para fazer a denúncia. Mas essa questão não existe para mulheres com dinheiro.
Gabriela – 
Não é medo, é vergonha de assumir que sofre violência e ser criticada. Têm mulheres que sentem pena do agressor, que via de regra são bons pais de família, cumprem a função de provedor. Existe ainda a dependência emocional. Muitas assumem que ainda gostam dessa pessoa e que não conseguem romper o vínculo de anos de relacionamento ou anos de namoro. Vejo isso com as meninas mais novas. Conheço uma mulher que sofreu violência a vida inteira, mas não se separou porque não queria baixar o padrão de vida. Ela não ia ficar pobre, mas não teria a vida de antes, com motorista, carros e privilégios para os filhos, como estudar fora do país.

ÉPOCA – Um dos raros casos que chegaram a público foi de um rapaz, indignado com o fim do namoro, que tentou agredir a namorada numa festa privada. Esse caso chegou para a senhora antes, não é?
Gabriela – 
Sim, foi um dos últimos casos que recebi via redes sociais. Uma advogada foi ameaçada pelo namorado de uma classe econômica alta. Não sei como, mas as amigas dela conseguiram até o número do meu celular. Atendi a garota pessoalmente antes do caso dela ir para o promotor competente do caso. Orientei-a e a encorajei a manter a denúncia. Ela não desistiu.

“A culpa é delas”. É o que pensam os brasileiros sobre a violência contra a mulher

ÉPOCA – A senhora usa o Instagram, com o nome Justiça de Saia, para falar dos casos que recebe no MP. Por que decidiu usar as redes?
Gabriela 
 – As pessoas conhecem o meu trabalho e o do Ministério Público no enfrentamento da violência contra a mulher. Antes de criar o Justiça de Saia, me marcavam na internet em casos em que poderíamos ajudar. Então criei a conta para falar de mulheres vencedoras, que denunciaram e foram acolhidas, os projetos dos núcleo, as conversas que tenho nas escolas – fui convidada por duas escolas particulares para falar sobre violência, exposição e constrangimento moral na internet. Conto o que aconteceu, mas não cito nomes nem ponho a foto. Dou informações de como e onde procurar ajuda. Em nenhum dos casos estamos falando de rico ou pobre. São pessoas instruídas, cientes de seus direitos e que usam as redes sociais para aprender a se proteger. Não é um crime de camada social. É uma violência contra todas as mulheres.  Sei que me exponho um pouco e posso sofrer preconceito em relação a isso, mas assim ajudo mais mulheres, e esse é o meu objetivo e o do MP.

ÉPOCA – Por que a senhora, em uma campanha pelo fim da violência doméstica, pediu apoio para as empresárias de moda Costanza Pascolato e Cris Arcangeli?
Gabriela – 
Sempre gostei de moda. Aos poucos fui percebendo como usar essa afinidade para levar oi trabalho do MP mais longe. Consegui o apoio das empresárias de moda Costanza Pascolato e Cris Arcangeli para a primeira corrida contra a violência que o MP organizou. Um site de moda abraçou a causa e divulgou para suas seguidoras. Quase vinte mil mulheres que não falariam sobre violência tiveram acesso a essas informações importantes, e 2500 pessoas correram.

ÉPOCA – No seu trabalho, a senhora já ouviu que “mulher gosta de apanhar”?
Gabriela –
 Com tristeza digo que ainda escuto isso, inclusive entre mulheres. Em todas as apresentações sobre conscientização da violência, começo com o caso da Rihanna (a cantora que apanhou do ex-namorado), por ser emblemático. Então pergunto: “Você acha que ela gosta de apanhar?” Não é raro ouvir que sim. Numa palestra para enfermeiras de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) – que funciona como porta de entrada de mulheres que sofreram violência ou estão debilitadas física e psicologicamente–, o primeiro retorno foi esse. Como representante do MP, mostrei que a vítima tem medo do agressor, é dependente financeiramente, teme pela vida dos filhos e etc. Nenhuma mulher gosta de apanhar mas, sozinha, não consegue romper o ciclo de violência. As enfermeiras saíram da UBS dizendo que iam multiplicar o que aprenderam.

ÉPOCA – Na última década, cerca de 4.500 brasileiras morreram por ano vítimas de violência. Quais são os passos para romper esse ciclo?
Gabriela 
– O primeiro caminho é denunciar. Se a mulher não rompe o silêncio, ninguém vai ajudá-la. Ela pode pedir ajuda pelo Disque 180 da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, diretamente ao Ministério Público, em centros de referências para a mulher ou delegacias especializadas, em UBSs e etc. Ela precisa encontrar essa porta para fazer a denúncia. O primeiro equipamento que aciona já encaminha o caso para a rede toda. Infelizmente, não existe um documento único para tudo isso, o que significa que a mulher tem que recontar várias vezes a mesma história triste. Defendo a criação de um documento único. Além de evitar desgaste da vítima, aceleraria o processo. Outra novidade é um aplicativo para smartphone que ajuda a vítima a denunciar, em tempo real, a violência. Foi criado pela organização Promotoras Legais Populares (PLP), uma entidade que nasceu em São Paulo, há vinte anos, com a ativista Maria Amélia de Almeida Teles, a Amelinha. Elas desenvolveram um aplicativo gratuitopara android, o PLP 2.0, que ganhou o prêmio Google. Depois de baixar o aplicativo, basta movimentar vigorosamente o celular para o programa acionar uma rede protetiva de atendimento, formada por líderes comunitárias capacitas pela organização. O aplicativo permite gravação de vídeo e envio de foto, provas importantes num processo.

ÉPOCA – Ouvi de líderes comunitárias que a lei Maria da Penha é ruim. Elas esperam que, denunciando, o agressor seja afastado na hora, o que não acontece. Na opinião da senhora, a lei é eficiente?
Gabriela 
– Entendo que a lei não tem falhas, o que acontece é que ela é extremamente moderna para a nossa realidade. Há necessidade de um investimento financeiro tanto em estrutura quanto em engajamento das pessoas que trabalham diretamente com violência contra a mulher. É preciso fazer capacitação e sensibilização de todos os envolvidos – do policial que atende a ocorrência até desembargador que vai gerar o recurso. É imprescindível ter afinidade com o tema. Se você acha que mulher gosta de apanhar, você não consegue fazer justiça.

+ sobre o tema

Fim do feminicídio está associado a mudança cultural, dizem participantes de audiência

Mudanças socioculturais são necessárias para acabar com a violência...

Vitória em Goiás, derrota em São Paulo: “resoluções” de casos de estupro

Universidade Federal de Goiás demite professor acusado de estupro,...

Violência de gênero é tema de debate gratuito no Campo Limpo, em São Paulo

No dia 11 de setembro, terça-feira, o Usina de Valores e...

Lugar mais perigoso para mulheres é a própria casa, diz ONU

Segundo o relatório, assassinatos cometidos por parceiros ou familiares...

para lembrar

Nudez e pedofilia: onde está o real problema?

Incentivamos uma relação com a sexualidade desigual e potencialmente...

Quem são as vítimas “invisíveis” dos estupros no Brasil?

Estimativa é que apenas 10% de quem sofre com...

Médica alerta para estupro de meninas silenciado por familiares

Especialista do Ministério da Saúde alerta que falta integração...

Mutilação genital afeta 200 milhões de mulheres no mundo, diz ONU

Prática é considerada violação flagrante aos direitos humanos Do O...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=