Mulheres do campo participam de oficinas contra violência doméstica

Aproximadamente 90 mulheres das comunidades rurais Baús, Chapada Vacaria e Aldeia, localizadas no município de Acorizal (67 km ao norte de Cuiabá), participaram de oficinas temáticas sobre violência contra mulheres, cidadania e direitos, agricultura familiar, autonomia econômica e outros. Durante as oficinas, elas receberam a visita do Ônibus Lilás, unidade móvel de combate e enfrentamento à violência contra a mulher no campo.

Do Olhar Direto

O evento, realizado nas comunidades entre os dias 06 e 08 de julho, é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Prefeitura Municipal de Acorizal e Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri). No encontro, foi realizada uma roda de conversa com as mulheres das comunidades e pesquisa sobre o perfil da mulher Mato-grossense. O ônibus disponibilizou psicóloga, assistente e educador social.

Segundo a colaboradora do Conselho da Mulher, Glória Grandez Muñoz, os índices de agressões e mortes ainda são alarmantes, principalmente quando se trata de zona rural, pois as vítimas estão muito distantes de qualquer órgão de denúncia. Por isso, conforme a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Acorizal, Elis Regina Prates, as palestras têm o enfoque de trazer a paz e criar mecanismos de defesa contra a violência doméstica.

A superintendente Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres de Mato Grosso, Isabel Cristina da Silveira, explicou que o Ônibus Lilás é um meio de informação para as mulheres do campo sobre os tipos de violência e a rede existente no Estado para atender essas mulheres. De acordo com Isabel, a unidade móvel e as oficinas temáticas vão percorrer mais 20 municípios até o final de 2015.

A produtora rural e membro da Associação da Mulher da Aldeia (AMA), Lenir Maria da Silva, destacou a importância de informar as mulheres sobre a violência no campo e auxiliar no combate. O distrito da Aldeia possui uma população de aproximadamente 600 pessoas, entre produtores rurais, ribeirinhos e aposentados. Segundo a produtora, a comunidade ainda é bem tranquila e não há muitos casos de violência.

Durante as oficinas, o técnico agrícola da Empaer, Liduíno João de Lima, também falou de crédito rural e apresentou alternativas para que a mulher do campo consiga financiar a produção por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar –Pronaf/Mulher.

+ sobre o tema

‘Eu gostaria de ter conhecido o feminismo quando eu era mulher’

Ele se descobriu transexual aos 20 anos. E junto...

Caminhada contra preconceito racial percorre praias do Leme e de Copacabana

"A realização da pré-marcha faz parte da mobilização do...

Héteros fazendo papel de gays são mais frequentes que gays interpretando héteros

De Daniel Day Lewis a Oscar Magrini, muitos atores...

11 coisas bem simples que os homens podem fazer pelo feminismo

Por Beatriz Serrano Do Buzz Feed OK, você leu alguns posts...

para lembrar

A miscigenação racial no Brasil

A miscigenação racial presente em nossa sociedade vem se...

Como ajudar uma amiga que está em um relacionamento abusivo?

Fui registrar ocorrência contra ele. À agente, expliquei, constrangida:...

Rosana Paulino: a mulher negra na arte

Longe de negar sua realidade e condicionar sua produção...

Eventos celebram o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha no Rio

No próximo dia 25 de julho é celebrado o Dia...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=