Black Chronicles II mostra de fotografias de negros em Londres do seculo 19

Em 2 de Setembro, sera lançado em Londres Black Chronicles II, uma exibição nunca antes apresentada de retratos do século 19 e começo do século 20 de cidadãos negros britanicos.

do OkayAfrica

A exposição contará com retratos de ambos os cidadãos comuns, e personagens historicamente significativas com histórias extraordinárias. Um comunicado de imprensa detalha alguns dos retratos retirados do arquivo:

“Sarah Forbes Bonetta, que nasceu em Serra Leoa e foi” adotada “pela Rainha Vitória; Príncipe Alemayehu da Etiópia, que foi levado para a Grã-Bretanha como um jovem rapaz depois que seu pai cometeu suicídio depois da derrota pelos britânicos; internacional campeão de boxe Peter Jackson aka ‘The Black Prince’ da ilha de St. Croix; e Kalulu, o “menino servo ‘Africano e companheiro de explorador britânico Henry Morton Stanley, com quem teve uma relação complexa. A sua presença é testemunha direta a história colonial e imperial da Grã-Bretanha, ea expansão do Império Britânico “.

A premissa da exposição, diz curador do autography ABP e Chefe do Arquivo Renée Mussai em um comunicado de imprensa, é “abrir uma investigação crítica sobre o arquivo e continuar nossa missão de escrever a história fotográfica dos negros.” A mostra  é dedicada ao influente  teórico Stuart Hall, que de acordo com o The Guardian, escreveu: “não há compreensão na historia inglesa sem compreender suas dimensões imperiais e coloniais.” Estas fotos, que retratam o que parecia ser britânico e preto durante a era vitoriana, são importantes para este complexo de compreensão.

Black-Chronicles
James Pinson Labulo Davies com sua mulher Sarah Forbes Bonetta. London, 1862. Photographer/Studio: Camille Silvy. Courtesy of Hulton Archive/Getty Images.

 

+ sobre o tema

“Bandido bom é bandido morto”: a ala da Mangueira que fez história

Num dos pontos mais impactantes de seu desfile, a...

Emicida recebe Flora Matos em São Paulo

O rapper Emicida, um dos nomes mais efervescentes...

Noivos entram em choque ao descobrir que são irmãos de pais separados em 1983

Eles estavam apaixonados e, depois de cinco anos de...

Musashi e Spider

Mais uma luta do Spider, o campeão volta ao...

para lembrar

Paris: ‘Um Fogo Negro num País de Brancos’

O primeiro negro numa aldeia belga nos anos 90 Paris:...

Museu Afro Brasil lança aplicativo para dispositivos móveis

Tudo sobre o Museu Afro Brasil na palma de...

10 civilizações africanas mais surpreendentes que a egípcia

A África é o berço da humanidade. Foi lá...

A mezzo soprano Josy Santos, é uma das artistas do 4º festival Música em Trancoso

A mezzo soprano Josy Santos, uma das grandes artistas do...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=