Assembleia realiza sarau de lançamento da Frente Parlamentar pelos Direitos da Juventude

A Frente com 46 adesões, entre membros e apoiadores, foi proposta pela deputada Leci Brandão e será coordenada em conjunto com o deputado Caio França (PSB)

Enviado para o Portal Geledés

Na próxima quarta-feira, 21/10, às 16h, a deputada Leci Brandão (PCdoB) e o deputado Caio França (PSB) vão realizar um sarau de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Juventude, no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa. A Frente conta com o apoio de 46 parlamentares e, principalmente, com a mobilização e apoio de movimentos sociais e de juventude como estudantes, artistas, coletivos da periferia e de mídia como o Fora do Eixo. “É muito gratificante para nós porque estamos aqui para dar voz às pessoas e não para falar em nome delas o tempo todo. A juventude precisa participar e ser ouvida na hora de falarmos sobre políticas públicas. Afinal, os jovens são o futuro desse país e os maiores interessados no tema”, defendeu a deputada.

Em reunião realizada em 30/9, na ALESP, e organizada pelos movimentos para formular as demandas a serem debatidas por esta Frente, cerca de 20 entidades marcaram presença, sendo a União da Juventude Socialista (UJS), Liga do Funk, Nação Hip Hop Brasil, Centro Comunitário Irmã Giovana, UEE, UPES, UNE, Pró Jovem Urbano, União da Juventude Brasileira, Juventude do PT, Unegro, a ONG Opção Brasil, UBM, Juventude do PSDB, Geledés-Instituto da Mulher Negra, Movimento Nacional da População de Rua e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

O sarau será conduzido pelo poeta, escritor e cineasta Alessandro Buzo, que está à frente do projeto Sarau Suburbano e da Livraria Suburbano convicto, a única especializada em literatura marginal no estado de São Paulo. Durante o ato de abertura, haverá apresentações de artistas circenses, poetas e rappers da periferia, entre outras intervenções artísticas. As Coordenadorias Municipal, Estadual e Nacional de Juventude também contribuíram para a construção desta Frente e estarão presentes no evento.

Manifesto da Frente

Confira o manifesto da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Juventude:

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Juventude é um colegiado suprapartidário constituído entre membros do Poder Legislativo Estadual e de um Conselho Consultivo formado por membros da sociedade civil. A frente é destinada a promover o aprimoramento da legislação Estadual em defesa dos direitos da juventude, em permanente debate e engajamento social.

Uma sociedade só se faz verdadeiramente democrática se é capaz de oferecer para cada segmento geracional o respeito às especificidades e o aporte, em direitos, para a vivência plena de suas condições individuais e coletivas.

A temática juventude ganhou visibilidade no Brasil desde a década de 90. Além da produção acadêmica em torno do assunto e de uma maior repercussão dos “problemas juvenis” na imprensa, se consolidou um movimento por Políticas Públicas de Juventude levado à frente, principalmente, por organizações da sociedade civil, hoje, com forte atuação e maturidade.

Em evento público, no palácio do planalto, dia 01 de fevereiro de 2005, o Presidente da República lançou a Política Nacional de Juventude. Na ocasião, decretou a criação da Secretaria Nacional de Juventude, do Conselho Nacional de Juventude e do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Pró-Jovem). Era o coroamento de um processo, fruto de um conjunto de diálogos travados no país, com destaque para a Conferência da Juventude, promovida pela Comissão Especial de Políticas Públicas para a Juventude (CEJUVENT) da Câmara dos Deputados Federal, ocorrida de 16 a 18 de junho de 2004, que contou com a participação de mais de dois mil jovens de todas as regiões do país.

O acúmulo de debates, inclusive de duas grandes Conferências Nacionais da Juventude promovidas pelo Governo Federal, em parceria com os governos estaduais, municipais e a sociedade civil, proporcionou mais um importante passo, em 2013, na implantação de Políticas Públicas voltadas ao público de 15 a 29 anos com a aprovação do Estatuto da Juventude. Com efeito, a Presidente da República sancionou em evento público a LEI No 12.852, DE 5 DE AGOSTO DE 2013, que instituiu o Estatuto da Juventude e dispôs sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE. Esse instrumento requer permanente diálogo da sociedade para a sua progressiva e inteligente aplicação, processo no qual nos somamos neste momento.

A Frente Parlamentar em defesa dos direitos da Juventude nasce e renova-se na luta pela garantia de possibilidades para a população jovem e na construção de suas trajetórias de emancipação com qualidade de vida nos vários aspectos, como educação, empregabilidade decente, acesso ao esporte e Cultura, direito à sociabilidade, enquanto elementos-chave para o desenvolvimento humano. Inspira-nos a riqueza das diversas experiências nesse sentido que têm sido possibilitadas nas cinco regiões do país e entendemos, mais do que nunca, que se faz necessário participarmos. Identificamos a Assembleia Legislativa do Estado De São Paulo como um espaço privilegiado para dar voz aos métodos e iniciativas que apresentam eficiência.

É por essa trajetória e nesse sentido que nós, deputados participantes da Frente, nos agrupamos e buscamos um permanente diálogo com a sociedade civil, com estudiosos e ativistas do tema, com os parlamentos e governos das três esferas, no intuito de reforçar a importância da implantação e implementação das Políticas Públicas de/para/com a Juventude para a melhoria das condições de vida no Brasil. Essa é a nossa agenda. Esse é nosso objeto de luta permanente.

Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Juventude Outubro de 2015 

Sarau de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Juventude

Quando: 21/10/15, quarta-feira, às 16h00.

Onde: Auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Av. Pedro Álvares Cabral, 201,

andar monumental, Ibirapuera-SP

Informações imprensa: (11) 3886-6790

*O estacionamento da ALESP não é aberto ao público participante

+ sobre o tema

Após reivindicação do movimento negro, sítio arqueológico no centro do Rio será preservado

Diferente das ossadas humanas descobertas durante escavações próximas à...

Historiadora analisa livro #Paremdenosmatar!, de Cidinha da Silva

Cidinha da Silva participa do que podemos chamar de...

Halle Berry: “Não é porque virei mãe que só vou fazer filmes da Disney”

Ao contrário de sua primeira experiência como mãe, em...

para lembrar

Morre aos 78 anos Pai Euclides, fundador da Casa Fanti Ashanti

Euclides Menezes Ferreira ou Pai Euclides Talabyan, como é...
spot_imgspot_img

Podcast brasileiro apresenta rap da capital da Guiné Equatorial, local que enfrenta 45 anos de ditadura

Imagina fazer rap de crítica social em uma ditadura, em que o mesmo presidente governa há 45 anos? Esse mesmo presidente censura e repreende...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde mundial feminino da maratona ao vencer a prova em Londres com o tempo de 2h16m16s....

Juçara Marçal e Rei Lacoste lançam o Amapiano “Sem contrato”

A dupla Juçara Marçal (Rio de Janeiro) e Rei Lacoste (Bahia) lançam nesta sexta-feira (26) o single “Sem Contrato” nas principais plataformas digitais e...
-+=