Mãe perde o bebê e carrega filho morto no ventre há 13 dias

Grávida de gêmeos, a auxiliar de cozinha Angélica Chaves, 29 anos, teme por sua vida e do outro filho.

por Raul Pujol, do A Razão

Com oito meses de gestação de gêmeos (36 semanas), uma mãe vive o drama de ter perdido um dos bebês e ainda ter que carregar o filho morto em seu ventre desde o dia 6 de janeiro, data em que fez o ultrassom no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e foi diagnosticada a morte do neném. Na ocasião, a auxiliar de cozinha Angélica de Oliveira Chaves, 29 anos, disse que foi orientada por profissionais do hospital a retornar para casa, no Bairro Passo das Tropas, em Santa Maria, e que não havia leitos disponíveis para internação na instituição.

“Uma residente que me atendeu naquele dia falou que precisaria fazer uma cesariana. Já o médico responsável me mandou embora e disse que não havia leitos”, conta a gestante, que já é mãe de uma menina de 7 anos.

Segundo Angélica, que realizou todo o acompanhamento da gestação no HUSM, até o dia 30 de dezembro, os exames apontavam que os gêmeos estavam bem, com um desenvolvimento normal.

No dia 10 de janeiro, Angélica retornou ao hospital com fortes dores e ficou internada por dois dias. Na sexta-feira, dia 15, novamente a auxiliar de cozinha teve que voltar para o HUSM.

“Estava com dores por todo o corpo. Realizaram a coleta da minha urina e me deram dipirona e antibiótico para infecção urinária. No sábado, dia 16, retornei novamente e falaram para voltar somente se eu tivesse contrações fortes, febre ou perdesse muito líquido”, explica inconformada.

Há 13 dias carregando o feto morto, que se chamaria Luane, a gestante teme pela saúde do outro filho, que terá o nome de Luiz Felipe, e da sua própria vida. “Meu sentimento é de medo, eu não tenho paz”, ressaltou, enquanto chorava, ainda se recuperando da dor do luto.

Com a criança morta há vários dias, um dos riscos é de a mãe contrair uma infecção em razão da decomposição do cadáver. Ontem, Angélica se deslocou até o HUSM para fazer o pré-natal e realizar exames para saber está com infecção.

Juiz quer

esclarecimentos

 Diante dos fatos, o advogado da gestante, Claudenir Clemente Migliorin, ingressou na justiça para tentar conseguir a cesariana na segunda-feira. O juiz da 2ª Vara Federal de Santa Maria, Jorge Luiz Ledur Brito, notificou ontem à tarde o HUSM para que preste esclarecimento dentro de 24 horas sobre o caso de Angélica de Oliveira Chaves. Confira um trecho de decisão:

“Notifique-se o(a) Sr(a) Chefe do Setor de Ginecologia e Obstetrícia do HUSM, para que, no prazo de 1 (um) dia, sem prejuízo da oportunidade de defesa técnica da UFSM, preste informações preliminares a respeito do quadro clínico apresentado pela gestante ANGÉLICA DE OLIVEIRA CHAVES, especialmente a respeito da indicação e dos riscos de ser levada a gravidez a termo e/ou da imediata realização de cirurgia cesariana no caso de morte de um dos fetos em se tratando de gravidez de gêmeos”.

De acordo a assessoria de imprensa do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), o prontuário da paciente está sendo avaliado.

+ sobre o tema

Transexual sofre agressão após usar banheiro feminino em bar, em Araraquara; veja relatos em vídeo

Amigo pediu esclarecimento e levou três socos; polícia se...

Atacante condenado por estupro faz campeã rejeitar homenagem

O polêmico caso de Ched Evans, jogador condenado a...

Surdo de convença’ por Mãe Stella

Surdo por conveniência Em uma determinada repartição pública de Salvador...

para lembrar

Delegado exonerado por insultar mulheres é alvo de nova acusação

Poucos dias após Pedro Paulo Pontes Pinho ter criticado...

Assédio sexual impede o progresso feminino no mundo científico

Levantamentos feitos com cientistas e jornalistas que cobrem ciência...

Justiça italiana obriga casal a se separar após marido mudar de sexo

A Justiça italiana obrigou um casal da cidade de...

Margareth Rago: “O feminismo está na moda. Virou pop”

A historiadora da Unicamp diz que a luta feminina...
spot_imgspot_img

Universidade é condenada por não alterar nome de aluna trans

A utilização do nome antigo de uma mulher trans fere diretamente seus direitos de personalidade, já que nega a maneira como ela se identifica,...

O vídeo premiado na Mostra Audiovisual Entre(vivências) Negras, que conta a história da sambista Vó Maria, é destaque do mês no Museu da Pessoa

Vó Maria, cantora e compositora, conta em vídeo um pouco sobre o início de sua vida no samba, onde foi muito feliz. A Mostra conta...

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização...
-+=